Início GAMES Crítica CRÍTICA – Big Brain Academy: Brain vs. Brain (2021, Nintendo)

CRÍTICA – Big Brain Academy: Brain vs. Brain (2021, Nintendo)

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é um jogo de puzzle lançado em 3 de dezembro de 2021 para Nintendo Switch. Confira nossa análise!

Lançado em 03 de dezembro de 2021, Big Brain Academy: Brain vs. Brain foi o último jogo exclusivo da Nintendo desenvolvido para o Nintendo Switch no ano passado. O puzzle de desafios cognitivos foi criado para entreter pessoas de todas as idades, em partidas solo, online ou multiplayer local com até 4 jogadores.

SINOPSE DE BIG BRAIN ACADEMY: BRAIN VS. BRAIN

Desempenhe uma ampla variedade de atividades, como memorizar uma série de números, identificar um animal conforme ele entra lentamente em foco ou ajudar a guiar um trem até seu objetivo em atividades divertidas e rápidas.

Enfrente amigos e familiares em partidas de 4 jogadores para ver quem consegue a maior pontuação. Todos podem jogar juntos em dificuldades variadas, então uma criança pode enfrentar um adulto nesta batalha de cérebros!

Obtenha sua própria pontuação Big Brain Brawn com um teste divertido. Aumente sua habilidade e velocidade praticando certas atividades. Desbloqueie dezenas de opções de roupas para o seu avatar no jogo – de uma fantasia de gato a uma fantasia de milho!

ANÁLISE

Que grata surpresa foi conhecer Big Brain Academy: Brain vs. Brain! Confesso que o jogo não estava no meu radar no fim de 2021 por não ser um estilo que me chame atenção.

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é a tradução de uma das principais características da Nintendo: títulos divertidos quando jogados sozinho, melhores ainda se junto a família e amigos. Os desafios são prazerosos a ponto de fazer com que um game que exige atributos como atenção e reflexo dos usuários seja um entretenimento até, de certa forma, relaxante.

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é um jogo de puzzle lançado em 3 de dezembro de 2021 para Nintendo Switch. Confira nossa análise!

O jogo acerta já em suas configurações iniciais oferecendo recursos como remover fotos de animais que podem ser perturbadores para algumas pessoas (como aranhas, cobras e insetos) e ativar a opção Sprout Support, a fim de evitar que perguntas fiquem muito difíceis, sendo algo recomendado para crianças. Essas configurações podem ser alteradas a qualquer momento.

O novo puzzle da Nintendo possui quatro modos de jogo: Practice, Ghost Clash, Test, e Super Practice – esse último você só habilita após conseguir medalhas de ouro em todas as atividades do Practice. Big Brain Academy: Brain vs. Brain diverte e estimula o desenvolvimento cognitivo com games em 5 categorias: Identificação, Memorização, Análise, Cálculo e Visualização. Cada uma conta com quatro jogos.

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é um jogo de puzzle lançado em 3 de dezembro de 2021 para Nintendo Switch. Confira nossa análise!

Outro ponto positivo de Big Brain Academy: Brain vs. Brain é a possibilidade de nivelar individualmente a dificuldade no modo multiplayer. Ou seja, você pode realizar as atividades no nível normal, enquanto joga com uma criança que vai se sentir tão desafiada quanto você por estar se divertindo em um nível mais acessível para a idade dela.

Esse puzzle para o Nintendo Switch também oferece desafios para além das atividades. A cada partida no modo Practice você recebe moedas. Ao coletar 10, você recebe um item de avatar aleatório. Então o jogo mantém você entretido também no quesito customização, não apenas com roupas, como também com frases para serem usadas pelo seu avatar.

Conheça os melhores jogos de 2021 de acordo com o Feededigno

Por fim, vale destacar que o modo online (Ghost Clash) de Big Brain Academy: Brain vs. Brain é, na verdade, uma disputa fantasma contra dados de jogadores reais. Ou seja, não se trata de uma partida ao vivo contra outras pessoas. Embora não haja chat no jogo, esse formato também contribui para a segurança de crianças.

Jogabilidade no dock e no portátil

Big Brain Academy: Brain vs. Brain oferece uma boa experiência com o Nintendo Switch no dock em praticamente todos os jogos. Para mim, a única atividade difícil de realizar pelo Joy-Con ou joystick de um controle como GameSir T4 Mini é a do relógio (Tick-Tock Turn). Isso porque você precisa girar o joystick a fim de avançar ou retroceder o horário, e os ponteiros giram muito rapidamente, tornando difícil fazer uma boa pontuação.

Por outro lado, a experiência no portátil é sensacional, especialmente por causa do touchscreen. Jogar com o touch é mais prazeroso e possibilita conquistar pontuações maiores em praticamente todas as atividades, pois o tempo de resposta é mais rápido, e correr contra o relógio é essencial para pontuar bem. O game do relógio, assim como o de bater na imagem correta que sai de um buraco (Whack Match), são muito legais de jogar no portátil.

Partida de Ghost Clash contra o desempenho de uma jogadora real dos Estados Unidos

O touchscreen também pode ser usado em partidas multiplayer local no modo portátil, algo bem interessante. É quase como jogar uma partida de tabuleiro frente a frente com outra pessoa. No entanto, os próprios Joy-Con são eficientes para promover horas de diversão entre 2 até 4 pessoas, pois eles funcionam como dois controles individuais no modo horizontal.

É importante destacar que, por conta da disparidade nas experiências, jogar usando controle ou Joy-Con significa estar em desvantagem se seu adversário utilizar o touch.

VEREDITO

Big Brain Academy: Brain vs. Brain é o típico jogo família focado em divertir crianças e adolescentes, mas capaz de encantar até mesmo os adultos. O título é mais uma ótima produção da Nintendo, historicamente reconhecida por desenvolver games focados na interação entre jogadores, seja presencialmente ou a distância.

Infelizmente o jogo não está disponível em português, o que pode prejudicar a acessibilidade do público brasileiro, especialmente crianças e pré-adolescentes, justamente o público alvo da produção.

A versão demo de Big Brain Academy: Brain vs. Brain está disponível gratuitamente na Nintendo eShop.

Nossa nota

4,0 / 5,0

Assista ao trailer de Big Brain Academy: Brain vs. Brain

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Artigo anteriorCRÍTICA – Cobra Kai (4ª temporada, 2021, Netflix)
Próximo artigoCRÍTICA | Dexter: New Blood – S1E9 The Family Business
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.