Início TECNOLOGIA Crítica REVIEW – GameSir T4 Mini (2021, GameSir)

REVIEW – GameSir T4 Mini (2021, GameSir)

GameSir T4 Mini é um controle multi-plataforma lançado pela GameSir em 2021 que pode ser usado para Nintendo Switch, celulares e PC.

GameSir T4 Mini é o mais recente gamepad lançado pela GameSir com foco principal na experiência em trânsito. A empresa chinesa lançou este modelo em 2021, após ter uma versão um pouco mais robusta – T4 Pro – que contempla as mesmas plataformas que a analisada neste review.

Mesmo com um foco relevante para o uso do controle em gadgets portáteis como celulares Android e iOS, além do híbrido Nintendo Switch, o GameSir T4 Mini também funciona para PC. Portanto, trata-se de um controle multi-plataforma.

Transparência: A GameSir mais uma vez nos enviou um produto para avaliação. Você pode conferir reviews de outros controles clicando aqui. Como de costume, essa análise é imparcial e sem qualquer vínculo comercial com a empresa, apenas como um parceiro de imprensa.

CARACTERÍSTICAS

Plataformas: Nintendo Switch (tradicional e Lite), Android 9.0 ou superior, iOS 13 ou superior, Windows 7/10 ou superior.

Conexão: Bluetooth 5.0 (Nintendo Switch, Android e iOS); via cabo (PC)

Giroscópio Six-Axis: Sim (somente para Nintendo Switch)

Motores para vibração: Sim (somente para Nintendo Switch e PC)

Modo Auto-sleep: Sim

Função para ativar o Nintendo Switch: Sim

Função Auto-Combo: Sim

Bateria: Lítio e recarregável de 600 mAh

Duração da bateria: 10 horas por carregamento completo

Tempo de carregamento: cerca de 3 horas

Peso: 156g

Dimensões: 8,3cm x 14,3cm (altura x largura)

ANÁLISE DO GAMESIR T4 MINI

O GameSir T4 Mini é um gamepad confortável, versátil e muito leve. Mesmo pesando apenas 156g, o controle se mostra bem feito e resistente. Não cheguei a deixá-lo cair (e espero continuar assim), mas o acabamento parece proteger bem o produto.

Os botões desse controle multi-plataforma da GameSir são: dois joysticks; direcional analógico; X, Y, B, A; gatilhos R e ZR (direita), L e ZL (esquerda); Select (-) e Menu (+); Home; Screenshot; Texto (T, para abrir caixa de diálogo em jogos com esse recurso); e Sync para sincronizar via Bluetooth. Também há a entrada tipo-C para jogar no PC e carregar o gamepad.

Os joysticks também são firmes e igualmente resistentes, o que indica que a vida útil sem drifts deverá ser longa. Essa segurança é importante, especialmente se você pretende usá-lo para jogar com seu Nintendo Switch. Em comparação aos Joy-Cons do console híbrido, os joysticks do GameSir T4 Mini são mais firmes e parecem ter uma vida útil maior.

A única ressalva que eu faço em relação aos joysticks é que não há uma proteção emborrachada no topo das alavancas. Não é algo que comprometa a qualidade nem a experiência, mas o uso seria levemente melhor se fossem emborrachados.

GameSir T4 Mini é um controle multi-plataforma lançado pela GameSir em 2021 que pode ser usado para Nintendo Switch, celulares e PC.

Eu joguei uma boa variedade de jogos para fazer esse review, cada um deles com diferentes níveis de exigência para o GameSir T4 Mini.

No Nintendo Switch, usei o gamepad para jogar Pokémon UNITE, Pokémon Shining Pearl, Rocket League, Super Mombo Quest, The Smurfs: Mission Vileaf, Animal Crossing e Super Mario Odissey. Por sua vez, no iPhone 7 joguei Moonlighter, enquanto no PC usei para me divertir com Scott Pilgrim vs. The World: The Game.

Como você pode perceber, meu principal uso foi para o Nintendo Switch. E desde já lhe asseguro: o GameSir T4 Mini é uma excelente alternativa aos Joy-Con e ao Pro Controller oficial da Nintendo. Não apenas por causa dos joysticks, mas também porque todos os recursos interativos nativos do console estão presentes no controle da GameSir.

Em jogos com recursos de movimento dos Joy-Con, como Super Mario Odissey, a experiência é muito satisfatória. A única diferença é que, ao usar Joy-Con, você tem a possibilidade de prendê-los nos pulsos para evitar um acidente. Com um controle, isso não é possível, mas em termos de experiência e mecânicas, tudo é igual.

Os feedbacks vibratórios também são ótimos, especialmente porque o GameSir T4 Mini conta com motores duplos assimétricos.

Outro ponto positivo é a duração da bateria. Embora a descrição oficial indique que dure 10 horas, minha experiência antes de recarregá-lo pela primeira vez foi de 15 horas de jogo, pelo menos. Por ser um controle leve, pequeno e com entrada USB tipo-C, é possível recarregá-lo usando um carregador portátil. Isso possibilita que a experiência em trânsito seja fluida.

Por falar em movimento, a jogabilidade no mobile também é muito satisfatória. Minha primeira experiência com um controle para celular foi com o GameSir T4 Mini, e não tive dificuldades para sincronizá-lo com meu iPhone (iOS 15.1), além de que agregou bastante à gameplay de Moonlighter.

A sincronia do GameSir T4 Mini com o Nintendo Switch também merece destaque. É simples de sincronizar o controle, e ele dificilmente perde a sincronia com o console.

Visual do GameSir T4 Mini

O GameSir T4 Mini está disponível nas cores preta e transparente. O controle que recebemos da GameSir é preto e o visual é tão bonito quanto nas fotos promocionais.

Para quem curte um setup gamer estiloso, as 9 opções de cores estáticas ou as 8 que contemplam as cores do arco-íris oferecem a possibilidade de dar um up no estilo. A iluminação LED por trás dos botões da superfície são bonitas e bem distribuídas, opção padrão e disponível caso você não utilize uma cor estática.

Os LEDs que indicam o nível de bateria estão localizados parte inferior do controle, bem ao centro das laterais onde você segura o gamepad. São discretos, mas eficientes.

VEREDITO

GameSir T4 Mini é um controle leve, com bom acabamento e que oferece uma ótima experiência para quem deseja jogar em movimento. O controle multi-plataforma funciona para Nintendo Switch, PC e celulares Android e iOS. Por ser multiuso, o GameSir T4 Mini é uma ótima alternativa para quem joga em mais de um dispositivo.

Também vale conhecer se você quer se divertir apenas no Nintendo Switch, pois o custo x benefício pode valer o investimento na maioria dos casos, especialmente quando comparado a controles exclusivos para o híbrido da Nintendo. Além disso, o controle da GameSir mantém todos os recursos essenciais dos Joy-Con.

Nossa nota

5,0 / 5,0

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorCRÍTICA – Ataque dos Cães (2021, Jane Campion)
Próximo artigoCRÍTICA | Dexter: New Blood – S1E5: Runaway
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.