Início GAMES Crítica CRÍTICA – Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 (2021, Activision, Nintendo...

CRÍTICA – Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 (2021, Activision, Nintendo Switch)

Lançado em 25/06/2021 para Nintendo Switch, Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 está disponível para o Brasil somente como compra digital na eShop

A versão revisitada dos dois primeiros jogos da franquia Tony Hawk’s Pro Skater (THPS) acaba de chegar para Nintendo Switch. Lançado em 25 de junho de 2021, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 traz a inesquecível jogabilidade dos títulos iniciais da saga para os recursos tecnológicos do atual console da Big N.

Em 2020, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 já havia sido lançado para PlayStation 4Xbox One e PC. Agora em 2021, o jogo também foi lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Você pode conferir nossa crítica do game para PS4 clicando aqui.

Além de ser um remake de Tony Hawk’s Pro Skater (1999) e Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000), o jogo da Activision traz novos recursos de customização, skatistas inéditos e músicas extras com a mesma pegada Hardcore e Ska-Punk da épica trilha que embalou as manobras dos jogadores no passado.

SINOPSE

A versão do Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 para Nintendo Switch está disponível exclusivamente por meio de Download Digital na eShop da Nintendo no Brasil.

Jogue Tony Hawk’s Pro Skater e Tony Hawk’s Pro Skater 2 numa coleção nervosa, recriada do zero em alta definição. Todos os skatistas profissionais, todas as fases e todas as manobras estão de volta, tudo totalmente remasterizado, além de muito mais!

ANÁLISE DE TONY HAWK’S PRO SKATER 1 + 2

A nostalgia remasterizada finalmente chegou para quem possui um Nintendo Switch. O público nintendista não poderia ficar de fora dessa adrenalina. Como eu e muitos amigos meus costumamos dizer: a franquia Tony Hawk’s Pro Skater ofereceu momentos inesquecíveis, apresentou bandas incríveis e moldou caráter.

Com o peso da responsabilidade criada pela saga, é seguro dizer que Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 para Nintendo Switch honra o legado e remasteriza a jogabilidade que fez de THPS um dos jogos inesquecíveis que precisam ser jogados.

O novo jogo traz todos os 13 skatistas que fizeram parte de THPS 2, sendo que 10 também estavam no primeiro game da franquia. Além desses, há novos personagens baseados em profissionais reais.

O famoso skatista Tony Hawk em screenshot de THPS 1 + 2 para Nintendo Switch
O famoso skatista Tony Hawk em screenshot de THPS 1 + 2 para Nintendo Switch

Veja a lista de skatistas a seguir:

  • Tony Hawk
  • Bob Burnquist (brasileiro)
  • Steve Caballero
  • Kareem Campbell
  • Rune Glifberg
  • Eric Koston
  • Bucky Lasek
  • Rodney Mullen
  • Chad Muska
  • Andrew Reynolds
  • Geoff Rowley
  • Elissa Steamer
  • Jamie Thomas
  • Lizzie Armanto*
  • Leo Baker*
  • Leticia Bufoni* (brasileira)
  • Riley Hawk* (filho de Tony Hawk)
  • Nyjah Huston*
  • Tyshawn Jones*
  • Aori Nishimura*
  • Shane O’Neill*
  • Officer Dick / Jack Black* (desbloqueável)
  • Roswell Alien*
  • The Ripper* (exclusivo da versão Deluxe)

*Novos skatistas.

Modos de jogo em THPS 1 + 2

Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 oferece o clássico modo carreira dividido em duas categorias de jogo separadas: uma para curtir as fases de THPS, outra para jogar pelos mapas de THPS 2.

Individualmente também há a possibilidade de jogar o Ranked & Free Skate, com três modos de jogo: Estilo Livre, Sessão Individual e Speedrun.

Desses, destaco o Speedrun, em que você deve completar todos os desafios das fases o mais rápido possível. Após ranquear, é possível ver o tempo recorde de outros players do Nintendo Switch, se você for assinante do Nintendo Switch Online.

A brasileira Leticia Bufoni é uma importante adição à franquia THPS
A brasileira Leticia Bufoni é uma importante adição à franquia THPS

O modo multijogador permite jogar de maneira local ou online (também necessita assinar o Nintendo Switch Online). O multiplayer é dividido em Rolês e Competitivo, oferecendo desafios como:

  • Quem faz a maior pontuação
  • Quem bate a maior pontuação estabelecida pelo jogo
  • Quem faz a maior pontuação em um único combo
  • Grafite

Na minha opinião, o multijogador é a única falha do jogo, pois o sistema é confuso e sem atrativos. A diferença entre Rolês e Competitivo é que os desafios do segundo são mais difíceis, porém a dinâmica é exatamente a mesma entre as modalidades.

Outro ponto fraco do multiplayer é que você entra numa partida a esmo. Não é possível escolher nada.

Seria interessante poder escolher servidores com limite de jogadores por fase, modo de jogo único ou sequência de desafios (que é o padrão do multijogador), ou simplesmente ter a existência de um ranking que estimule a competição no modo Competitivo.

Há também a modalidade Crie-sua-pista em que você pode… criar sua pista. Além de estimular sua criatividade, esse modo também conta com pistas criadas pelas equipes de desenvolvimento e que não fazem parte do modo carreira.

Customização e desafios

O modo carreira de THPS ou THPS 2 por si é relativamente curto. No entanto, quando você une ambos jogos e um só, agregando também 820 desafios e muitas possibilidades de customização do seu skatista e acessórios… Bem, aí temos muitas e muitas horas de jogo.

Isso sem falar na possibilidade de fazer carreira com mais um(a) skatista, ou criar seu próprio avatar. Sem dúvida são acertos da Activision e demais empresas envolvidas no game.

Trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2

Falar da franquia Tony Hawk’s Pro Skater e não falar da trilha sonora é o mesmo que não falar que o jogo é sobre skate. Junto com os skatistas, as músicas sempre foram e continuam sendo a alma do jogo.

A trilha sonora de THPS 1 + 2 é ainda mais especial para o público brasileiro. Goste você ou não de Charlie Brown Jr., é inegável que o esforço feito pelos fãs do falecido cantor Chorão (e também skatista) foi uma das situações mais bonitas desse retorno dos títulos remasterizados.

Apesar do intuito inicial da mobilização dos fãs ter sido para tornar Chorão um personagem jogável, o resultado foi a inclusão da faixa Confisco em THPS 1 + 2, com direito ao uso no trailer de divulgação.

Sim, as trilhas sonoras originais de THPS e THPS 2 estão de volta, e são ainda mais épicas com a inclusão de outras músicas incríveis, como Bomb Drop (Less Than Jake), além de Confisco, é claro.

Jogabilidade e qualidade gráfica

Não há nenhum mistério na jogabilidade para quem já conhece pelo menos um jogo da franquia Tony Hawk’s Pro Skater. A diferença é o controle que você tem em mãos, basicamente.

Entretanto, vale destacar o acerto em trazer um tutorial logo no início para rapidamente ensinar as manobras básicas e especiais. Os movimentos básicos você aprende num piscar de olhos. Após concluída essa etapa, se decidir seguir até o fim, aprenderá habilidades de fácil execução e que vão lhe ajudar a pontuar mais e cada combo.

No que diz respeito aos grinds, fica o alerta de que, eventualmente, ao pular de algumas estruturas, o combo é cortado. Isso tem acontecido comigo principalmente em School II, o que acaba sendo frustrante, pois corta a pontuação de combos promissores.

A remasterização dos cenários é outro ponto forte de THPS 1 + 2. Apesar disso, a qualidade gráfica dos rostos de skatistas nas telas inicial e de multijogador deixam a desejar. Jamie Thomas, por exemplo, é um dos que realmente ficam estranhos quando em tela grande.

Acredito que poderia ter havido um cuidado maior na caracterização física dos skatistas.

VEREDITO

Dizem que em time que está ganhando não se mexe. Bem, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 comprova que é possível inovar em jogos clássicos sem estragá-los. THPS 1 + 2 potencializa a jogabilidade clássica e sem dúvida merece ser jogado, tanto no portátil, como no dock.

Prepare-se para muitas horas de jogo e aprimoramento de skatistas para superar todas as fases de THPS e THPS 2, além de tentar quebrar recordes insanos no modo Speedrun.

Nossa nota

4,5 / 5,0

Assista ao trailer de Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 para Nintendo Switch:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorThe Sims 4: Conheça os Kits, as minicoleções disponíveis no jogo
Próximo artigoPokémon GO: Melhores Pokémon para a Copa Elemental (Element Cup)
Jornalista pós-graduado em Jornalismo Digital, fã de Mr. Robot, Pokémon e com uma menção honrosa a 24 Horas, o seriado que me fez entrar no mundo de séries e filmes.