Novo estudo conclui que jogos violentos podem tornar jovens mais agressivos

0
1550
estudo sobre games violentos

Uma nova análise afirma que os videogames violentos têm um nexo causal direto com a agressão física. O estudo que foi publicado no Proceedings of National Academy of Sciences, estudou mais de 17.000 adolescentes dos nove aos 19 anos, entre os anos de 2010 e 2017. E concluiu que jogar jogos violentos leva ao aumento da agressividade ao longo do tempo.

O USA Today relata que a metanálise revisou 24 estudos de vários países, incluindo EUA, Canadá, Alemanha e Japão. Sugerindo que os jovens que jogavam jogos violentos tinham um risco de aumento de comportamento violento. Jay Hull, o principal autor do estudo, disse que o impacto foi “relativamente pequeno, mas estatisticamente confiável”. Seu próprio estudo anterior descobriu que jogar jogos violentos praticamente dobra o risco de ser enviado para o escritório do diretor, e foi incluído na metanálise.

Hull comentou:

“Muitas pessoas perguntam: esses jogos realmente fazem essas crianças se comportarem de forma agressiva? Eu diria que é uma possibilidade. A outra possibilidade é que é um sinal muito ruim. Se seus filhos estão jogando esses jogos, esses jogos estão tendo um efeito de distorção no certo e errado ou eles já possuem um senso distorcido de certo ou errado e é por isso que eles são atraídos por esses jogos. De qualquer forma, você deve se preocupar com isso.”

Em um comunicado, a Entertainment Software Association – o grupo de lobby da indústria que organiza a E3 – rejeitou os resultados, veja:

“A Suprema Corte dos EUA, liderando profissionais e médicos que trabalharam em estudos após estudos já concluíram definitivamente que não há vínculo entre videogames e violência. A verdade é que os crimes violentos diminuíram drasticamente desde o início dos anos 90, enquanto os videogames aumentaram constantemente em popularidade e uso. Também é altamente questionável a interposição de características étnicas nesta pesquisa. Os mesmos jogos de videogame nos EUA são apreciados por jogadores em todo o mundo e não há nenhuma tendência internacional semelhante de crimes violentos como os autores afirmam.”

Os critérios utilizados podem explicar algumas das disputas entre o estudo e a ESA. Uma força-tarefa da Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association) descobriu em 2015 que videogames violentos aumentavam a agressão, mas não tinham evidências suficientes para concluir que isso causa um aumento na violência criminal. O estudo sugere que o aumento do comportamento violento pode ser relegado a brigas no pátio da escola, sem necessariamente causar um aumento nos comportamentos criminosos.

Qual sua opinião a respeito de crianças e adolescentes jogarem jogos violentos? Concordam com o estudo ou não? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar essa notícia com seus amigos nas principais redes sociais!