Início GERAL Orlando Drummond: Os 10 personagens mais marcantes do ator e dublador

Orlando Drummond: Os 10 personagens mais marcantes do ator e dublador

100
0
Orlando Drummond

Orlando Drummond, ator e dublador, completa cem anos nesta sexta-feira, 18. E quem pensa que a idade faria sua carreira parar está enganado: há alguns meses, ele dublou o clássico personagem Vingador, de A Caverna do Dragão, para um comercial de carros, e, em maio deste ano, retornou à Escolinha do Professor Raimundo como Seu Peru para gravar um episódio especial. Além de ter criado – com a ajuda de seu neto – um perfil no Instagram. Sigam o @orlandodrummond

Em entrevista ao jornal O Globo, o centenário ator e dublador, comentou:

“Eu era mais feliz quando me lembrava das histórias… Não estão na cabeça, mas guardo no coração. Sou um homem muito realizado por tudo o que vivi e construí. Não esperava chegar tão longe!”

Vale lembrar que Drummond tem uma vasta lista de personagens: Na TV foram diversos programas humorísticos, entre eles Chico Anysio Show (1982-1990), Escolinha do Professor Raimundo (1990-2001), Os Trapalhões (1993), Zorra Total (1999-2011), entre outros.

Seu Peru: Aos 99 anos, Orlando Drummond e retorna ao personagem

No cinema, participou de sete filmes, o mais recente foi De Perto Ela Não é Normal de 2019.

Na dublagem, talvez seja seu legado mais importante, Orlando Drummond tem uma lista gigantesca de personagens e pensando em uma forma de homenagear essa figura que marcou gerações, resolvemos fazer uma lista com os 10 personagens mais marcantes. 

10. Brooks Hatlen

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) é um filme norte-americano de drama lançado em 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King.

O longa é estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman. Para saber mais sobre esse clássico, leia:

TBT #10 | Um Sonho de Liberdade (1994, Frank Darabont)



9. Alf, o ETeimoso

Orlando Drummond: Os 10 personagens mais marcantes do ator e dublador

ALF, cujo nome real é Gordon Shumway, do planeta Melmac, segue um sinal de rádio amador para a Terra e acaba caindo na garagem da casa da família Tanner. Os Tanner são uma típica família de classe média em Riverside, Califórnia. A família consiste do assistente social Willie (Max Wright), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), o filho mais novo Brian (Benji Gregory), e o gato Lucky.

A série foi transmitida no Brasil pela Rede Globo em 1987, pela Rede Bandeirantes no fima da década de 90 e pelo SBT em 2004.



8. Popeye

Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, na tira de jornal Thimble Theatre, em 1933, foi adaptado em uma série de curta-metragens de animação pela Fleischer Studios e posteriormente pelo Famous Studios para Paramount Pictures que durou até 1957.

Nos anos 70 a King Features Syndicate (dona dos direitos dos quadrinhos da turma do Popeye) fez um contrato com a Hanna-Barbera Productions para produzir novas séries de desenhos animados do marinheiro.

As fases da Hanna-Barbera foram exibidas no Brasil pela Rede Globo na década de 1990, pela Record entre 2007 e 2009, e entre 2012 e 2014 pela Band.



7. Patolino e Frajola

Orlando Drummond: Os 10 personagens mais marcantes do ator e dublador

Patolino da série de TV animada Looney Tunes é o segundo personagem mais popular de ambas as séries, depois de Pernalonga. Já Frajola é mais conhecido por estrelar a série de desenhos chamada Piu-piu e Frajola.

No Brasil, a série foi presença constante na Rede Globo e no SBT.



6. Gargamel e Papai Smurf

Os Smurfs (Les Schtroumpfs) é uma franquia de mídia criada pelo belga Pierre Culliford, mais conhecido pelo seu nome artístico Peyo.

A ideia sobre a língua e o nome usados pela franquia começou durante um almoço em 1945, quando o autor acabou criando a palavra “Schtroumpf“, que se refere às pequenas criaturas azuis.

Os personagens apareceram pela primeira vez em 1958 na história em quadrinhos de Johan et Pirlouit como coadjuvantes. Os leitores gostaram das novas criaturas e, devido ao grande sucesso da nova criação e pedido de editores, uma série de história em quadrinhos dedicada a eles foi criada.

No ano de 1981, a Hanna-Barbera Productions, contando com a participação do criador da franquia, fez uma série de animação.

No Brasil, a série foi transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980.  Já no fim dos anos 90, o SBT e a RedeTV! tentaram a sorte com o desenho.



5. Dentes-de-Sabre

Dentes-de-Sabre, alter-ego de Victor Creed, é um personagem de história em quadrinhos do Universo Marvel, publicado pela editora Marvel Comics, aparecendo com mais frequência no universo dos X-Men. Arqui-inimigo de Wolverine, Dentes-de-Sabre foi criado por Chris Claremont e John Byrne.

Sua primeira aparição foi em Iron Fist #14, de 1977. Durante muitos anos, Dentes-de-Sabre foi um dos arqui-inimigos da dupla de heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-AranhaMiss Marvel e, finalmente, sendo fixado como inimigo de Wolverine.

No Brasil, X-Men A Série Animada foi transmitida pela Rede Globo em meados dos anos 90, voltando a ser exibida na edição de sábado da saudosa TV Globinho.



4. Darth Sidious

Darth Sidious, nascido Sheev Palpatine, (também conhecido como Senador PalpatineSupremo Chanceler PalpatineChanceler PalpatineImperador Palpatine, ou simplesmente O Imperador) é, juntamente com Darth Vader, o principal vilão da saga Star Wars. É interpretado pelo ator Ian McDiarmid.

Um personagem importante na franquia criada por George Lucas, Palpatine está marcado para aparecer fisicamente em Star Wars: A Ascensão Skywalker, embora seu papel na trama ainda seja desconhecido.



3. John Hammond

Dr. John Hammond, foi o CEO e criador do Jurassic Park. Ele fundou a empresa InGen e a Hammond Foundation. Ele tinha pelo menos uma filha, e dois netos (Tim e Lex Murphy) e um sobrinho, Peter Ludlow.

Suas aparições foram nos filmes Jurassic Park (1993) e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997), mas a importância do personagem segue até hoje na franquia cinematográfica milionária de Steven Spielberg baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton.



2. Vingador

Caverna do Dragão é uma série de animação coproduzida pela Marvel ProductionsTSR e Toei Animation, baseada no jogo de RPG Dungeons & Dragons. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS.

A série estreou no Brasil em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo.



1. Scooby-Doo

Scooby-Doo é uma franquia criada por Joe Ruby e Ken Spears, e produzido pela Hanna-Barbera Productions.

É o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, com 30 temporadas e mais de 580 episódios.

Já foi exibido no Brasil pela TV Tupi, a saudosa Rede Manchete, Rede Globo e atualmente está no SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network.



BÔNUS

Peter Saar Gwynleve

The Witcher 3: Wild Hunt é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado no dia 19 de maio de 2015 para as plataformas PC, PlayStation 4 e Xbox One, sendo o terceiro título da série de jogos The Witcher.

Ele sucede The Witcher (2007) e The Witcher 2: Assassins of Kings (2011), que foram baseados na série de livros de fantasia Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski.

Esse bônus é importante pois para os que jogaram The Witcher 3: Wild Hunt e cresceu com as dublagens de Orlando Drummond, certamente teve uma grata surpresa ao se deparar com Peter Saar Gwynleve em Pomar Branco.



Parabéns Orlando Drummond, desejamos muita saúde e muito obrigado pelos trabalhos incríveis que nos deixou como legado. A infância de muitos foi mais feliz com a sua voz em tantos personagens memoráveis.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários