Início SÉRIE Artigo Netflix: 8 séries sobre organização e decoração

Netflix: 8 séries sobre organização e decoração

Ao passarem mais tempo em suas casas desde o início da pandemia, os moradores fizeram questão de deixar seus ambientes mais confortáveis para encararem os dias difíceis da nova rotina. As residências passaram a ser percebidas com um novo olhar: prioridades do dia a dia e aqueles pequenos reparos que sempre eram protelados. A pandemia mudou totalmente a relação entre lar e usuário!

De acordo com a pesquisa da Folha de São Paulo em 2020, o faturamento do setor de materiais de construção subiu 33,3% e houve um aumento de 23,61% nas vendas online de móveis e itens de decoração. 

E por que estou dizendo isso? Porque o aumento de interesses por séries, documentários e realities show sobre arquitetura, organização e decoração também foi incrível e a Netflix soube muito bem envolver seus telespectadores.

Embora a plataforma já tivesse em seu catálogo alguns títulos sobre os temas citados, ainda eram pouco conhecidos. Com a pandemia e o isolamento social as pessoas precisavam de algo em que pudessem se inspirar. E assim outras novas séries e documentários originais foram disponibilizados na grade da gigante do streaming. 

Sendo assim, mais uma vez querendo levar a palavra do “Culto da Decoração e Organização”, separei uma lista de séries que você encontra no catálogo da Netflix, para você relaxar e passar um fim de semana imerso nesse mundo, se inspirando para quem sabe, explorar as possibilidades que sua própria casa pode oferecer!

E na verdade, não precisa ser arquiteto para gostar de Arquitetura e Design de Interiores, não é mesmo? Vamos a lista!

Grand Designs (1999)

Apresentada por Kevin McCloud, a série conta a história de pessoas que desenvolveram as próprias casas onde vivem. O projeto acompanha cada passo da construção de cada projeto.

A série conta como 16 episódios, divididos em 2 temporadas.

Espaço é o que não falta em Grand Designs. Essa é uma das séries na Netflix que não poupa no tamanho dos projetos e nem em tempo. Cada capítulo tem duração média de uma hora e foca em um projeto específico de casa, do começo ao fim.

Reforme na Baixa, Fature na Alta (2018)

Netflix: 8 séries sobre organização e decoraçãoCom 8 episódios em sua 1ª temporada, a série Reforme na Baixa, Fature na Alta é apresentado pela Designer de Interiores e empresária Genevieve Gorder e pelo especialista em mercado imobiliário e vlogger Peter Lorimer.

Ao longo dos episódios, os apresentadores viajam pelos Estados Unidos a fim de educar o mercado de aluguel por temporada a partir de exemplos práticos.

Os dois promovem verdadeiros remakes em casas que já eram alugadas para turistas, mas que não apresentavam bons resultados até então e transformam-nas em máquinas de fazer dinheiro.

Magos da Decoração (2019)

Netflix: 8 séries sobre organização e decoraçãoPara tentar abocanhar um contrato importante com um dos principais hotéis de Londres, dez aspirantes a Designers de Interiores transformam espaços sem graça em ambientes incríveis!

Com 8 episódios da 1ª temporada, dá pra você se inspirar e se divertir!

Movimento Tiny House (2019)

Netflix: 8 séries sobre organização e decoraçãoA série acompanha os especialistas em reforma John Weisbarth e Zack Griffin em diferentes cidades dos EUA em sua jornada para ajudar os protagonistas de cada episódio a construírem suas casas de menos de 50 metros quadrados.

Embora produzidos para o público em geral, os episódios oferecem uma visão interessante sobre a construção de pequenas casas com estrutura de madeira, da concepção à finalização, incorporando soluções inteligentes de armazenamento.

Ordem na Casa com Marie Kondo (2019)

Arrumar a casa pode ser divertido e até terapêutico. Marie Kondo prova isso ao levar sua mágica da arrumação definitiva para o streaming.

Autora de dois livros sobre seu sistema de arrumação único, a japonesa de 33 anos já vendeu mais de 5 milhões de cópias dos guias pelo mundo.

Na série, as dicas compartilhadas em “A Mágica da Arrumação” e ilustradas em “Isso Me Traz Alegria” são colocadas em prática em casas de famílias da Califórnia, nos Estados Unidos, que recebem a disputada consultoria de Marie Kondo

A principal regra do método KonMari – como foi batizada a técnica de arrumação da japonesa – é descartar todos os objetos que não te trazem alegria. E o maior desafio da consultora é justamente explicar aos seus clientes como identificar aquilo que desperta essa sensação.

Marie Kondo estimula os bagunceiros a tocar seus itens um a um, gerando uma conexão sentimental que vai além de outros métodos mais tradicionais.

Da Decoração ao Makeover (2020)

O programa é apresentado por Shea e Sid McGee, um casal que fez sucesso no Instagram com fotos sobre a decoração da sua casa há 7 anos. Hoje eles possuem um famoso escritório de Design de Interiores, chamado Studio McGee, e uma loja de decoração, chamada McGee & Co.

A série está na sua primeira temporada e conta com seis episódios. Em cada um deles, conhecemos novos clientes que desejam reformar um ou mais cômodos da sua casa.

Além disso, ao longo do programa também podemos ver um pouco da vida pessoal no casal McGee e a criação do projeto da sua casa própria.

Desse modo, podemos ver a perspectiva de Shea e Sid como designers e clientes que sonham em ter um ambiente perfeito para morar.

The Home Edit: A arte de Organizar (2020)

Joanna Teplin e Clea Shearer são donas da The Home Edit, uma empresa de organização profissional que agora é franqueada em todo o país.

Seu método de organização e decoração é codificado por cores, com etiquetas divertidas e muito espaço de armazenamento.

Elas têm admiradores celebridades como Reese Witherspoon, Mindy Kaling e Gwyneth Paltrow, mas elas se divertem reorganizando cômodos das pessoas comuns, quanto das celebridades.

Prepare-se para mudar sua vida após essa série!

Minimalismo Já (2021)

Liderado por profissionais que vivem o minimalismo no dia a dia, Minimalismo Já é um documentário coeso que funciona para todos os públicosDepois de tantas séries de decoração e organização, o documentário Minimalismo Já entra com propósito de mostrar que a famosa frase “Menos é mais” faz todo sentido.

Você pode gostar de decoração e ainda assim ter somente o necessário para organizar sua casa e não deixar aquele aspecto de acumulação ou excessos.

Os amigos de longa data Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus contam como nossas vidas podem ser melhores com menos ao construir um movimento a partir do minimalismo.

Independente se você gosta de organização e decoração, seja ela extravagante ou minimalista, vale a pena curtir os seriados que estão disponíveis na Netflix e aprender muito com eles; principalmente as que você coloca as dicas em prática imediatamente!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.