Noites Sombrias #64 | 7 filmes para se preparar para a invasão alienígena

    Desde que a humanidade descobriu o espaço, perguntas sobre se estamos sozinhos ou não circulam pelas nossas imaginações. A exploração espacial em busca de vizinhos sempre foi uma opção, mas e se esses seres já estiverem habitando a Terra sem sabermos ou pior, e se eles estão se preparando para uma invasão alienígena hostil? 

    O fato é que não tem como ter certeza, mas eles certamente existem e estão onde menos se imagina. Em 1938, os Estados Unidos contou com uma pequena amostra de como seria uma invasão alienígena com a dramatização do livro Guerra dos Mundos, de H.G. Wells. Nas rádios americanas uma versão da obra por Orson Welles levou os americanos a acharem que o país estava realmente sendo invadido por aliens. Mesmo a rádio avisando no início do programa que se tratava de uma ficção, muitos americanos saíram de casa, ligaram para as autoridades e até mesmo se armaram para a tal invasão.  

    O caso ficou mundialmente famoso e o cinema que já conhecia a temática seguiu na onda. As histórias sobre invasão alienígena se tornaram um subgênero do terror e suspense ganhando fãs aficionados pelos visitantes de outros planetas. Desde seres humanoides, passando por selvagens monstros e até mesmo invasores silenciosos, o cinema criou uma imensa gama de aliens memoráveis que desafiam nossa percepção do mundo como conhecemos.

    Mas, se você acabou de chegar do espaço e não tem ideia do que estamos falando, não tem problema porque aqui está uma lista de sete filmes sobre invasão extraterrestre que vão lhe dar arrepios e perguntar “e se?”:

    INVASORES DE CORPOS (1978)

    Invasores de Corpos de 1978 é a segunda de quatro adaptações cinematográficas adaptação do livro de mesmo nome lançado em 1954 por Jack Finney. No longa, seres extraterrestres tomam os lugares dos seres humanos, o que gera uma crise em São Francisco. O clima de paranoia e conspiração domina o filme de Philip Kaufman, criando uma obra cheia de suspense e horror. A produção não utilizam naves espaciais ou criaturas medonhas, apenas o pânico e a desconfiança são o suficiente para tornar esse filme agoniante. 

    Sinopse

    São Francisco. Um inspetor do serviço de saúde, Matthew Bennell (Donald Sutherland) e uma colega de trabalho, Elizabeth Driscoll (Brooke Adams), começam a reparar que as pessoas à sua volta estão se comportando de forma bem estranha. Gradativamente descobrem que alienígenas com exatamente a mesma aparência estão tomando os lugares dos humanos, quando estes dormem.

    ELES VIVEM (1988)

    Outro filme sobre seres disfarçados entre os humanos, Eles Vivem de John Carpenter é baseado no conto Eight O’Clock in the Morning, de Ray Nelson. Na história, um homem acorda de um transe e descobre que o planeta é controlado por alienígenas. Como uma crítica ao capitalismo desenfreado e ao corrompimento da humanidade, o longa mostra os alienígenas usando os seres humanos como escravos para tomar a Terra.

    O filme está disponível na Apple TV+

    Sinopse

    John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho em uma obra. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão, ele encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar a verdade horrenda por trás de um mundo consumista.

    INDEPENDENCE DAY (1996)

    Por mais duvidoso que seja, Independence Day é um clássico quando se trata de invasões alienígenas. O filme de Roland Emmerich criou todo um imaginário de como seria se os alienígenas ameaçassem os Estados Unidos mandando pelos ares a Casa Branca. A história é bem simples, os americanos precisam se defender dos ataques, mas o que se ressalta neste filme é o uso de CGI e efeitos visuais convincentes que tornam o longa mais interessante e divertido.

    O filme está disponível no Star+

    Sinopse

    Os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Após frustradas tentativas de se comunicar com os extra-terrestres, um técnico em comunicação descobre que os seres do espaço estão usando os satélites terrestres para se comunicarem e iniciarem em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta. 

    SINAIS (2002)

    É impossível encaixar Sinais como apenas mais um filme de ficção científica, o filme escrito e dirigido por M. Night Shyamalan é uma obra prima que toca em assuntos complexos como religião e família. No longa, a chegada de discos voadores gigantes dão lugar a uma silenciosa invasão com desenhos estranhos sendo deixados em plantações. Além disso, a lenta introdução das criaturas extraterrestres no filme criam um imensa tensão e um ótimo suspense.

    O filme está disponível no Star+. 

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #26 | As 5 obras mais perturbadoras de M. Night Shyamalan

    Sinopse

    No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin). Também mora com eles Merrill (Joaquin Phoenix), o irmão de Graham. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

    GUERRA DOS MUNDOS (2005)

    Baseado na obra de H.G. Wells, Guerra dos Mundos de Steven Spielberg trata de um pai com seus dois filhos tentando sobreviver a uma invasão alienígena. O longa é certamente um blockbuster, mas sua narrativa dramática e caótica criam uma atmosfera intensa. Além de lidar com os aliens, os protagonistas também precisam lidar com a hostilidade das pessoas frente a essa grande ameaça. Nesse filme, os extraterrestres se apresentam como seres gigantes muito parecidos com máquinas, sendo uma ótima interpretação. 

    O filme está disponível na Netflix

    Sinopse

    Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: ataque alienígena à Terra. 

    DISTRITO 9 (2009)

    TBT #166 | Distrito 9 (2009, Neill Blomkamp)

    Em Distrito 9 os papéis são invertidos, em vez da humanidade sofrer com uma invasão alienígena, os aliens que pairam com sua espaçonave sobre a cidade de Joanesburgo, na África do Sul, acabam sendo subjugados pelos humanos. O diretor e roteirista Neill Blomkamp cria uma obra intrínseca que funciona como uma espécie de denúncia social sobre a intolerância e genocídio. No longa, os aliens são criaturas altas que possuem grande inteligência, mas são tratados como lixos pela humanidade. 

    O filme está disponível na Netflix

    Sinopse

    Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. 

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #166 | Distrito 9 (2009, Neill Blomkamp)

    UM LUGAR SILENCIOSO (2018)

    CRÍTICA - Um Lugar Silencioso (2018, John Krasinski)

    Um dos mais recentes filmes sobre invasão alienígena que se tornou um grande sucesso. Um Lugar Silencioso parte da premissa que a Terra já foi devastada por alienígenas que são sensíveis ao som, são seres mortais que respondem a qualquer barulho, logo se tornando os predadores do planeta. A partir da família Abbott que tenta sobreviver à situação se comunicando apenas com libras, o longa cria uma grande tensão e explora os limites da solidão e os laços familiares. Os seres são pouco vistos, a não ser em conflitos, mas suas características com longos braços e dentes amostra são aterrorizantes.

    O filme está disponível na Netflix

    Sinopse: 

    Em uma realidade pós-apocalíptica, a população da Terra foi dizimada por uma entidade assustadora que ataca quando escuta um menor sinal de barulho. Em uma fazenda dos Estados Unidos, acompanhamos Lee (John Krasinski) e Evelyn Abbott (Emily Blunt) com seus dois filhos tentarem se manter em total silêncio para sobreviver à ameaça que ronda a sua casa.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    CRÍTICA – Um Lugar Silencioso (2018, John Krasinski)

    Noites Sombrias #24 | Um Lugar Silencioso – Parte 2 (2021, John Krasinski)

    Menção honrosa:

    O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)

    Kurt Russell como R.J. MacReady.

    Um clássico dos anos 80, O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter é a menção honrosa dessa lista que não poderia faltar. Diferentes na maioria dos filmes dessa lista que se passam em grandes cidades ou em contato com o mundo exterior, esse longa foca em uma história de confinamento onde é impossível fugir do invasor. Além disso, os efeitos especiais práticos são incríveis dando um tom gore essencial ao longa. A tensão e o horror crescem mais a cada cena fazendo deste título outro filme ideal sobre invasões alienígenas. 

    Sinopse

    Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), após um acidente envolvendo uma base vizinha, eles percebem que estão diante de um invasão alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Instinto Assassino (2022, David Hackl)

    Instinto Assassino é um filme original da Netflix e conta com a direção de David Hackl, além de Mel Gibson e Famke Janssen no elenco.

    CRÍTICA – Tico e Teco: Defensores da Lei (2022, Akiva Schiffer)

    Mais de três décadas após o cancelamento da série animada, Tico e Teco: Defensores da Lei agora tem um novo filme disponível no Disney+.

    CRÍTICA – Top Gun: Maverick (2022, Joseph Kosinski)

    Mais de três décadas se passaram do clássico Top Gun: Ases Indomáveis (1986) e agora Tom Cruise está de volta com Top Gun: Maverick!

    Noites Sombrias #67 | Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira 13 (1993, Adam Marcus)

    Jason Vai Para o Inferno é o sexto filme da franquia de um dos ícones da cultura pop e que trouxe um misto de sentimentos na crítica.