Início GAMES Street Fighter: Os 20 personagens mais fortes da franquia

Street Fighter: Os 20 personagens mais fortes da franquia

8656
0
street fighter

Enquanto Street Fighter foi um sucesso de arcade no final dos anos 80, Street Fighter II fez da franquia da Capcom um sucesso mundial e aperfeiçoou o gênero jogo de luta. Depois dos incontáveis ​​remakes de turbo, atualizações e sequências do jogo de 1991 que dominaram os anos 90, a franquia passou por alguns anos difíceis nos anos 2000. Em 2008, a franquia voltou com tudo com um reformulado Street Fighter IV introduziu toda uma nova geração de personagens para os gamers ao redor do mundo. 

Apesar de um filme mal esquecível, o mundo de Street Fighter floresceu fora dos jogos através de programas de TV, webséries, quadrinhos e uma montanha de outras mercadorias. Desde os arcades dos anos 90 aos atuais torneios de eSports, os jogadores da franquia se transformaram em uma legião.



Com a Game XP se aproximando resolvemos relembrar de um grande clássico que marcou a vida de muitos gamers, independente da geração e que esse ano completa 30 anos de existência.

Confira abaixo os 20 personagens mais fortes e um pouco de suas histórias:

20GUILE

Desde que Guile estreou em Street Fighter II, o lutador patriótico tem sido um dos heróis mais reconhecidos da franquia. Mesmo que ele só queira “ir para casa e ser um homem de família”, Guile dedicou-se a derrubar M. Bison e a Shadaloo, e vingar e/ou resgatar seu amigo Charlie Nash.

Em combate, Guile confia em movimentos táticos, baseados na agilidade, como seu famoso Sonic Boom (mas conhecido pela molecada como “Alequifú!”) e o poderoso Flash Kick. Mesmo que ele seja um lutador mais defensivo, o personagem pode se tornar um verdadeiro “apelão” em mãos habilidosas.

Ah, se essa lista fosse classificada por quem tem a melhor música-tema, sem dúvidas, Guile ganharia.

19CHUN-LI

Tudo sobre Chun-Li é icônico. Como Street Fighter II fez dela uma das primeiras grandes heroínas do mundo dos games, a autodescrita “Mulher Mais Forte do Mundo” tem sido uma das mais ferozes concorrentes da franquia. Impulsionada por sua busca para vingar seu pai, os infindáveis ​​esforços de Chun-Li para derrubar M. Bison são uma das histórias mais interessantes de Street Fighter. Com seu icônico qipao azul – que virou uma marca registrada -, a chinesa certamente tornou-se uma das estrelas de Street Fighter.

O estilo de luta de Chun-Li é construído em torno de rajadas rápidas de chutes fortes. Entre sua imensa força e velocidade, ela é uma das lutadores mais equilibrados da franquia. Com seu ataque Kikoken, Chun-Li derrotou até mesmo lutadores sobre-humanos como Urien.

18GUY

Como vários veteranos de Street Fighter, Guy originalmente estreou em Final Fight, em 1989, o clássico jogo de briga de rua da Capcom. Depois de derrotar as ondas e ondas de criminosos em Metro City, este estoico mestre do ninjutsu entrou para a franquia Street Fighter em Street Fighter Alpha de 1995 .

Mesmo que ele não tenha nenhum poder extravagante, Guy derrotou o grande mestre Bushinryu Zeku e enfrentou o estranho e forte Cody. Ele poderia até ser forte o suficiente para derrotar M. Bison com nada além de seus punhos e experiência em combate.

17CHARLIE

Podemos dizer que Charlie Nash é o Soldado Invernal do universo Street Fighter. Antes de morrer lutando contra M. Bison, Charlie foi o mentor de Guile e seu melhor amigo nas forças armadas. Enquanto os detalhes de sua morte mudaram ao longo dos anos, M. Bison e suas forças foram responsáveis ​​pela destruição de Charlie em algum momento no passado. Depois de estrear como um personagem jogável no Street Fighter Alpha de 1995, Nash voltou como um lutador “Frankenstein” ressuscitado em Street Fighter V de 2016.

Como seu amigo Guile, Charlie pode usar o Sonic Boom e conta com movimentos ágeis como o chute Sonic Scythe. Mesmo que ele seja meio zumbi, Charlie pode derrotar Guile e Chun-Li sem muitas dificuldades. Em SFV, Charlie até desviou parte do Psycho Power de M. Bison em batalha.

16DHALSIM

O indiano Dhalsim é definitivamente o guerreiro mais flexível de Street Fighter. Desde que o mestre da ioga estreou em Street Fighter II, o estilo de luta super-elástico do personagem fez dele um lutador favorito dos fãs. No universo do Street Fighter, Dhalsim é geralmente retratado como um pacifista que só luta em benefício dos outros.

Na batalha, Dhalsim tem uma variedade de movimentos que outros Street Fighters não conseguem acompanhar. Além de seus membros super-elásticos, o personagem tem ataques de fogo como o Yoga Flame e o Yoga Inferno através do poder da divindade do fogo Agni. Como se isso não bastasse, ele pode se teletransportar a grandes distâncias quase instantaneamente. Em Street Fighter V, ele foi capaz de derrotar a antiga entidade de luta asteca Necalli.

Mas o melhor mesmo é lembrança de quando eu era só um pirralho que ao jogar Street Fighter II no fliperama, “repetia” quando o personagem falava seu golpe: “MACUMBA FIRE”! (kkkkk) #QuemNunca?

15URIEN

Embora ele possa não ser tão famoso quanto alguns dos outros nomes nesta lista, Urien tem um certo poder de luta. Quando ele foi introduzido em Street Fighter III: 2nd Impact, em 1997 , ele era o irmão mais novo de Gill. Como o segundo em comando da organização Illuminati de Street Fighter, Urien tentou dominar o mundo, entre outras coisas, revivendo Charlie Nash.

Com seu controle sobre eletricidade e metal, Urien pode misturar seus assustadores ataques físicos com fantásticos movimentos sobre-humanos. Seu ataque de bola de fogo Metallic Sphere não é nada se comparado ao devastador Aegis Reflector que pode prender seus oponentes e refletir seus ataques. Enquanto ele perdeu batalhas para Chun-Li, Urien derrubou Charlie sem muita dificuldade. Vai entender?

14KEN

Quando Ken Masters estreou em Street Fighter, em 1987, ele era essencialmente uma “troca de roupa” do protagonista do jogo, Ryu, em um quimono vermelho em vez de branco. Enquanto Ken e seu parceiro de treinamento ainda compartilham movimentos semelhantes, o impetuoso campeão de luta americano provavelmente é um dos personagens mais famosos da franquia. Ao longo de vários jogos, Ken amadureceu e se tornou um um homem de família que começou a treinar a próxima geração de lutadores.

Ken pode usar ataques icônicos de Street Fighter como a explosão de energia de Hadouken e o uppercut de fogo de Shoryuken. Como parceiro de treinamento de Ryu, Ken Masters pode acompanhar e ocasionalmente derrotar um dos melhores lutadores da franquia. Em sua forma mais violenta, obcecado pelo poder, o personagem pode até mesmo enfrentar o próprio M. Bison.

13SETH

Como o principal antagonista em Street Fighter IV, o monstruoso Seth é o melhor imitador do universo de Street Fighter. Embora ele tenha sido originalmente criado pelo Programa Incubadora para ser um clone de backup para M. Bison, o vilão geneticamente modificado entrou em cena quando desenvolveu o Tanden Engine. Como chefe da divisão de armas da Shadaloo, Seth fez um torneio para usar seu Tanden para duplicar as habilidades dos maiores lutadores do mundo.

Em combate, Seth confia em uma mistura de ataques únicos do Tanden Engine e movimentos clássicos de outros personagens, entre eles o Sonic Boom de Guile, o Pangriver de Zangief e Shoryuken de Ryu. O personagem chegou perto de derrotar Ryu, mas foi facilmente derrotado por M. Bison.

12SAGAT

Ele pode até não ser o lutador mais chamativo, mas Sagat foi o principal vilão no Street Fighter originalEste exímio lutador de Muay Thai lutou contra Ryu no primeiro torneio World Warrior, onde o jovem lutador deixou uma cicatriz no peito de Sagat. Impulsionado por sua animosidade em relação a Ryu, o personagem se juntou a Shadaloo onde ele trabalhou como guarda-costas de M. Bison até que ele percebeu o erro de seus caminhos. Agora, Sagat simplesmente luta para restaurar sua honra.

Ataques como o Tiger Knee e o Tiger Uppercut fazem o melhor uso da altura de Sagat, e o Tiger Shot faz dele o mais rápido lançador de bolas de fogo de Street Fighter.

E lógico, o Sagat também tinha um golpe que eu (e a maioria da molecada) falava errado: “TIGER ROBOCOP”! Sério, ele não fala Tiger Uppercut.

11NECALLI

Se o vilão Necalli cumprisse sua reputação, ele estaria no topo da lista. No entanto, o vilão de Street Fighter V tem estado dramaticamente abaixo do esperado. Esta antiga entidade asteca retorna à Terra para reivindicar os espíritos de seus maiores guerreiros uma vez por século. Em SFV, ele tentou capturar Ryu, Dhalsim e M. Bison, mas falhou em todos os aspectos.

Apesar disso, Necalli ainda é um adversário formidável. Enquanto seus dreadlocks flutuantes revelam seus níveis de poder, o vilão desumano tem ataques não refinados que quase parecem ferozes. Ele também pode mudar de forma e percorrer os planos metafísicos da existência, embora ele ainda não tenha usado essas táticas em combate. Ainda assim, ele chegou perto de derrotar Ryu, o que é mais do que a maioria dos personagens pode dizer.

10ROSE

Como um dos personagens mais místicos de Street Fighter, Rose está em forte contraste com os lutadores fisicamente imponentes que a cercam. Desde que ela foi introduzida no Street Fighter Alpha. A personagem usa o Psycho Power para esmagar seus oponentes, Rose usa o Soul Power para ajudar os outros heróis do Street Fighter.

Na batalha, Rose usa seu Soul Power para enviar enormes quantidades de energia através de seu cachecol. Apesar de ter conseguido derrotar M. Bison uma vez, ele venceu a revanche subsequente e assumiu seu corpo por um tempo. Enquanto Rose não ganhou sua batalha contra Akuma, ela conseguiu sobreviver ao confronto, que ainda é uma conquista impressionante.

9CODY

Dependendo de quem você pergunta, Cody Travers é um lutador perfeitamente normal ou um dos personagens mais poderosos do universo de Street Fighter. Cody era originalmente um dos heróis de Final Fight da Capcom. Depois de ser preso por lutar demais, Cody fez sua estréia em Street Fighter Alpha 3, em 1998. Uma vez que ele foi absolvido de seus crimes, Cody tornou-se um respeitado político de Metro City em Street Fighter V.

Mesmo com as correntes de prisão pesando e restringindo seus movimentos, Cody ainda espancava alguns dos melhores lutadores do mundo. Os socos do personagem são rápidos o suficiente para criar tornados, e ele pode dispersar ataques de energia atirando uma única rocha. Mesmo que ele seja apenas um brigão, o talento natural de Cody genuinamente impressiona até mesmo Akuma.

8GEN

Enquanto a maioria dos guerreiros mal consegue dominar uma única arte marcial, Gen é mestre em duas formas de kung-fu chinês. Desde que ele estreou no Street Fighter original, o personagem fez aparições irregulares na série. Depois de se aposentar de sua vida como mercenário e treinar Chun-Li, Gen competiu em vários torneios do World Warrior com o passar da idade.

Em combate, Gen mistura técnicas do estilo Crane e das artes marciais estilo Mantis para máxima eficiência. Mesmo depois que sua saúde começou a diminuir, o velho lutador conseguiu um absoluto empate contra Akuma.

7GILL

Mesmo que Gill tenha feito sua estréia em Street Fighter III: New Generation, ele ainda poderia ser o próximo grande vilão no universo de Street Fighter. Embora não seja tímido em exibir sua pele vermelha e azul, esse vilão geneticamente modificado é o líder dos Illuminati. Como um dos principais vilões da franquia, Gill encomendou um novo torneio World Warrior como parte de sua trama para destruir o mundo e assim começar uma era utópica.

Embora Gill ainda não tenha vivido plenamente seu potencial, o personagem tem um poder abrangente sobre fogo e gelo. Enquanto seu ataque Seraphic Wing desencadeia uma onda de energia psicodélica, ele também pode curar e ressuscitar a si mesmo em batalha.

6RYU

Provavelmente o personagem mais famoso do jogo de luta na história dos jogos, Ryu é estrelou todos as edições de Street Fighter; e podemos dizer que este profundamente honrado herói foi o rosto da série. Enquanto seu simples quimono branco não o faz parecer tão chamativo quanto os outros personagens da franquia, o guerreiro errante usa uma combinação de golpes físicos e bolas de energia em combate.

Enquanto a explosão Hadouken de Ryu pode ser o movimento mais famoso em Street Fighter, ele também é um lutador versátil com uma grande habilidade, incluindo o uppercut Shoryuken. Ele derrotou M. Bison inúmeras vezes e sempre dá a Akuma um desafio digno. Quando o poder maligno do Satsui no Hado o possui, nosso herói se transforma em Evil Ryu, que é mais formidável e muito mais perigoso.

5M. BISON

Desde que M. Bison surgiu em Street Fighter II, o personagem se consolidou como o vilão do universo de Street Fighter. Em sua interminável busca para dominar o mundo, Bison formou a organização criminosa Shadaloo e aprendeu a usar o poder psico, uma energia negativa imensamente poderosa. Mesmo que M. Bison tenha transferido sua consciência entre vários corpos clonados, ele quase sempre tem sua icônica roupa militar vermelha.

Enquanto seu estilo de luta está sempre evoluindo, o Psycho Power de M. Bison faz dele um dos personagens mais fortes de Street Fighter. Enquanto seus movimentos regulares causam dano, seu Psycho Crusher é um dos ataques mais notórios na história do jogo. Mesmo que ele tenha sido derrotado por Ryu e Akuma, Bison geralmente encontra um caminho de volta à vida.

4GOUKEN

Gouken é o melhor professor do mundo do Street Fighter. Antes que ele fosse aparentemente levado por seu irmão Akuma, Gouken treinou Ryu e Ken nas artes marciais Ansatsuken. Depois de ser considerado por anos como uma figura de pai de Ryu, o personagem fez sua estréia jogável em Street Fighter IV. Enquanto ele ajudou Ryu a derrotar a escuridão dentro de si mesmo, ele considera Ken e Ryu como guerreiros competentes que são mais como rivais do que como pupilos.

Apesar de sua idade avançada, Gouken ainda é um lutador fisicamente imponente, e forte o suficiente para enfrentar Akuma e sobreviver ao seu movimento brutal de finalização. Gouken pode fazer um Hadouken com uma mão e seu Shoryuken é mais forte do que qualquer coisa que ele ensinou a seus antigos alunos.

3INGRID

Apesar de seu imenso poder, Ingrid é apenas uma parte do universo de Street Fighter. Depois de estrear no jogo de crossover de 2004 Capcom Fighting Evolution, Ingrid retornou como um personagem jogável no Street Fighter Alpha 3 Max, que só foi lançado no Game Boy Advance. Embora não esteja claro como ela se encaixa na continuidade de Street Fighter, ela parece ser muito mais poderosa que M. Bison e tem uma conexão próxima com o poder Psico que ele detém.

Ingrid derrotou um Evil Ryu e M. Bison sem suar a camisa, e ela aparentemente também tem a habilidade de viajar no tempo. Mesmo que a presença desta misteriosa lutadora tenha sido geralmente minimizada, Ingrid foi a inspiração para um dos figurinos alternativos de Karin em Street Fighter V.

2ORO

Mesmo que ele tenha apenas alguns cabelos na cabeça, Oro parece ótimo para um lutador com mais de 140 anos. Desde que ele estreou em Street Fighter III, esta figura que parece mais um “Yoda das artes marciais” lutou com uma mão amarrada nas costas, a fim de dar aos seus adversários uma chance de lutar. Apesar de seu estilo de vida recluso, Oro ainda não é totalmente desconectada do resto do mundo.

Através da masterização de Senjutsu, Oro desvendou os segredos da imortalidade, super-força e telecinese. Enquanto as habilidades de Ryu impressionaram Oro, ele ainda era capaz de derrotar o campeão em combate. Quando ele e Akuma lutaram, ambos os lutadores cancelaram a luta quando perceberam que eles seriam igualados se Oro usasse ambas as mãos.

1AKUMA

Nos momentos finais do Super Street Fighter II Turbo de 1994, Akuma correu para a tela, derrotou M. Bison e tomou seu lugar como o maior vilão de Street Fighter. Impulsionado por sua busca pelo poder, Akuma abraçou “o lado negro da Força” do Satsui no Hado. Enquanto ele ainda cumpre um código de honra, Akuma usou ataques como o Raging Demon para derrotar inimigos como seu irmão Gouken, Gill e Ryu em combate.

Em 1996 Street Fighter Alpha 2, Akuma evoluiu para uma forma mais poderosa, Shin Akuma, e ele evoluiu para o ainda mais poderoso Oni em 2010, em Super Street Fighter IV. Como ele é capaz de dividir as montanhas nessa forma, essa versão do Akuma é – sem sombra de dúvida – a mais poderosa do universo de Street Fighter.

E você, quais seus personagens favoritos e quais os que considera mais fortes? Conte aí nos comentários!

Leia também:

Street Fighter: Livro oficial sobre os 30 anos da franquia será lançado no Brasil

Leia mais sobre Street Fighter.

Comentários