Início LIVROS Crítica CRÍTICA – 1984 (2009, George Orwell)

CRÍTICA – 1984 (2009, George Orwell)

3750
0

Em sua obra intitulada 1984, George Orwell sistematizou a sociedade e expôs ao fundo a mente humana e suas ciladas. O enredo retrata a civilização de Oceania, país regido a mãos de ferro, que mantém uma hierarquia constante e inquestionável, baseia a obediência de seu povo, no medo, insegurança e no caos, causados pelo frequente clima de guerra.

Neste cenário, conhecemos a trajetória de Winston Smith. Figura comum desta sociedade doente e vigilante. Smith é um homem rodeado pelo medo interior, medo de sentir, de agir, de pensar ou se expressar.

Ainda assim, Smith decide então, se libertar das amarras colocadas pela sociedade e viver como acha que deve ser, sem qualquer restrição. A partir daí, começa sua luta por liberdade e uma caçada desesperadora.

“O Grande Irmão está observando você.”

A estrutura social, política e psicológica dos cenários e personagens, é minuciosamente calculada pelo autor e facilmente absorvida por seus leitores. A  flexibilidade com que se vai do amor ao ódio é chocante, constante e muitas vezes confusa. A guerra interna acaba se tornando muito maior do que a externa.

Mentalmente, Winston não está preparado para o que está por vir e antes de qualquer conclusão, seus conflitos internos são expostos e suas certezas e ideologias colocadas a prova.

1984 é um livro de intensa reflexão, que nos causa em diversos momentos uma sensação de fragilidade e medo, a busca por respostas acaba sendo também do próprio leitor.

“Winston não conseguia se lembrar de jeito nenhum de uma época em que seu país não estivesse em guerra”

1984 e a sociedade

Nossa comunidade atual, aponta claras semelhanças com a de Oceania. Suas ações, seu poder de manipulação e controle, poder este, dado em mãos perigosas de pessoas que criam um sistema individualista. O povo pelo Partido e não o Partido pelo povo.

Orwell tem grande visão futurista. Observou o avanço da sociedade, suas adaptações e as consequências de tais mudanças. Percebeu que o medo e a insegurança, podem funcionar como armas para um sistema opressor e controlador.

A mente humana é adaptável e de fácil alteração, os sentimentos são mecanismos para um controle absoluto e inalterável. Oceania nada mais é do que a fantasia para um mundo que já existe, é o presságio de uma sucessão de manipulações e dissimulações. Retrato de um sistema que já se mostra vivo em nosso meio.

A obra publicada em 1949, poucos meses antes da morte de seu autor, teve grande sucesso de público e deixou impressões bem adversas. Hoje vemos que as possibilidades por ele levantadas e suas teorias defendidas, são o retrato de nossa realidade atual.

Por exemplo, a propaganda, muito evidenciada na narrativa, é uma grande aliada e uma arma muito eficaz na persuasão e alimento do intelecto humano. Ainda nos dias atuais, esta potente ferramenta tem grande influencia na sociedade, o que nos aproxima ainda mais da obra de Orwell.

1984 desperta em seus leitores um sentimento de incapacidade e impotência. Medo de se encontrar numa realidade paralela a essa. Medo principalmente de não conseguir distinguir futuramente, o bem do mal, o certo do errado e se adaptar a isso. Percebi que já me encontro no meio deste regime autoritário e manipulador. 

Sou uma cidadã de Oceania.

Escrito por: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 416

Avaliação: Ótimo

O livro e o filme

Curiosamente no ano de 1984, o livro ganhou uma adaptação do cinema britânico, produzida e dirigida por Michael Radford. E foi considerada a versão mais fiel da obra de George Orwell.

Estrelado por John Hurt, Richard Burton e Suzanna Hamilton. O filme foi muito bem recebido, ganhando prêmios e indicações de Melhor Filme, entre outros.

Confira mais críticas de livros aqui no Feededigno e lembre-se de deixar seu comentário e nos acompanhar nas redes sociais para mais novidades:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Confira críticas em meu blog Mania de Escrever e acompanhe também as redes sociais:

FacebookInstagram

Curte eBook? Aproveite a oportunidade da Amazon e experimente gratuitamente por 30 dias o novo Kindle Unlimited, clicando aqui! Nele você terá acesso ilimitado a milhares de eBooks para ler à vontade. Aproveite!