CRÍTICA – Eu, Você e a Garota que vai Morrer (2015, Jesse Andrews)

0
1237
eu você e a garota que vai morrer

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer de Jesse Andrews, é um young adult publicado pela Editora Fábrica231 e também foi adaptado para os cinemas, no filme de mesmo título.

Confira a sinopse do livro:

“Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.”

O livro conta a história do Greg, um garoto que passa toda a sua vida escolar, principalmente o ensino médio, tentando não chamar tanta atenção e viver pacificamente lá na Escola Benson. Ele finge ser amigo de todo mundo, de todos os grupo (góticos, garotos do teatro, garotos do time, etc), para evitar aqueles conflitos, mas não se aproxima de mais para não ser considerado um deles.

Um dia a mãe do Greg chama ele para uma conversa, e diz que uma ex-namorada, que era mais amiga do que namorada, está com leucemia. A mãe do Greg obriga o garoto a falar e sair com Rachel para ela se sentir melhor. Você deve pensar “Aiiii eles vão se apaixonar novamente e viver felizes, igual A Culpa É Das Estrelas e blá, blá, blá”, mas NÃO! Greg não quer nada com a Rachel, e deixa isso bem claro toda hora, e ele também não se importa muito com ela, só está lá porque foi obrigado. Ele é um idiota? Sim, é, mas isso não é de certo modo tão ruim. Ele também tem um humor sarcástico e isso é uma das coisas que ajuda Rachel nessa fase da sua vida, porque ele a faz rir.

Outra pessoa que vem dar as caras no livro, é o Earl. Ele é o “melhor amigo” do Greg, mais precisamente colegas de trabalho. Eles só saem juntos para assistir filmes e fazer paródias de alguns desses filmes que eles assistem. E aos poucos a gente vai descobrindo mais sobre o Earl, e ele também aos poucos vai se aproximando da Rachel.

O livro tem uma narrativa bem descontraída, é cheio de piadinhas que rendem algumas boas risadas. Ele tem o ponto de vista de mundo do Greg, que às vezes pode ser pessimista. É um livro que foge dos clichês, com um protagonista esquisito, um caso que poderia ser amor e não foi. O filme também é muito bom, embora tenha alguns fatos um pouco diferentes, como sempre nas adaptações literárias), vale a pena assistir.

Confira abaixo a capa e os detalhes da obra de Jesse Andrews:

Clique na imagem para ampliar.

Título: Eu, Você e a Garota que vai Morrer
Autor: Jesse Andrews
Editora: Fábrica231
Ano de Publicação: 2015
Páginas: 288

Avaliação: Excelente

E aí, já leu Eu, Você e a Garota que vai Morrer? Ficou curioso? Nos conte a sua opinião aqui nos comentários! Se achou legal, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais:

FacebookTwitterInstagramPinterest

Para ler outras resenhas e conhecer outros livros, clique aqui.

Curte ebook? Aproveite a oportunidade da Amazon e experimente gratuitamente por 30 dias o novo Kindle Unlimited, clicando aqui! Nele você terá acesso ilimitado a milhares de ebooks para ler à vontade. Aproveite!