Início SÉRIE Artigo Game of Thrones: Saiba o que é Vidro de Dragão

Game of Thrones: Saiba o que é Vidro de Dragão

316
0
Vidro de Dragão

Vidro de Dragão é o nome comum em Westeros, para um material conhecido como obsidiana. Junto do aço Valiriano, é um dos dois materiais capazes de matar Caminhantes Brancos. É também capaz de matar as pessoas – corpos – que eles transformam em “zumbis”. Na Velha Valíria, era conhecida como zīrtys perzys, que pode ser traduzido como “fogo congelado”.

Vidro de Dragão

Grandes quantidades desse material podem ser encontradas em Pedra do Dragão. O Vidro de Dragão é uma ferramenta importante para os Filhos da Floresta, que usavam para fabricar armas.

Filhos da Floresta-White-Walker-25-04-19

Um segredo há muito esquecido é que na verdade, os Filhos da Floresta foi quem criou os Caminhantes Brancos para usá-los como arma, transformando os humanos em tais criaturas: Essa conquista só foi capaz por causa do uso de magia envolvida na cerimônia (entre outras coisas), tal como colocar um estilhaço do material dentro do peito humano.

O Vidro de Dragão na série

1ª Temporada

Durante a primeira temporada, Doreah conta à Viserys, que ela viu um homem de Asshai com uma adaga com Vidro de Dragão real.

2ª Temporada

Vidro de Dragão

Na segunda temporada, Grenn, Edd e Samwell Tarly encontram um esconderijo de lanças de Vidro de Dragão junto de um velho chifre de guerra enterrado sobre a neve no Punho dos Primeiros Homens. Sam identifica o material, mas está incerto a respeito da razão de ter sido deixado no Punho por um de seus irmãos da Patrulha da Noite. Edd sugere que independente de quem tivesse sido, eles queriam que as armas fossem encontradas.

3ª Temporada

Sam mata White Walker

Após escapar do lar de Craster com Gilly, Sam mostra a ela um pedaço de Vidro de Dragão que encontrou. Ela pergunta o que aquilo faz, e Sam responde a ela que não tem certeza da função de tal objeto, mas ressalta a beleza do material.

Sam mais tarde usa a adaga para matar um Caminhante Branco que tentava pegar o bebê de Gilly. Quando Sam esfaqueia o Caminhante Branco no ombo, a criatura grita em dor e transforma o gelo em cacos.

Mais tarde, Sam dá a Bran Stark uma adaga de Vidro de Dragão e à Meera Reed flechas com ponta do mesmo material para sua jornada para além da muralha.

5ª Temporada

Stannis Baratheon e Samwell Tarly

Stannis conta a Sam que existe Vidro de Dragão em Pedra do Dragão, e encoraja ele a continuar sua pesquisa sobre os Caminhantes Brancos.

Jon Snow - Batalha de Durolar

Em Durolar, Jon Snow dá o Vidro de Dragão de Sam ao Povo Livre e ele está tentando convencê-los a ir para o sul da Muralha com ele, contando a experiência de Sam de matar um Caminhante Branco com o material.

Alguns dos selvagens se convencem, em parte por causa do Vidro de Dragão. Depois, durante a evacuação, a Patrulha da Noite coleta o Vidro de Dragão necessário para proteger a Muralha. Entretanto, quando os Caminhantes Brancos e a horda de transformados ataca, e na fuga desesperada a maioria do Vidro de Dragão foi deixado para trás.

6ª Temporada

Filha da Floreta e Primeiro White-walker

Vidro de Dragão se revelou a substância que transformou homens em Caminhantes Brancos. O primeiro deles foi criado quando Leaf e várias outras Crianças da Floresta forçou uma adaga de Vidro de Dragão no coração de um dos Primeiros Homens durante um ritual.

Quando os Caminhantes Brancos invadem a Caverna do Corvo de Três-olhos, uma das Crianças tenta matar um caminhante com uma lança de Vidro de Dragão, mas a lâmina é bloqueada pela armadura peitoral dele e ele a mata. Meera Reed então o mata ao jogar outra lança de Vidro de Dragão contra seu pescoço não protegido.

Após um homem encapuzado salvar Bran e Meera dos mortos-vivos, ele se revelou ser Benjen Stark, que estava sumido desde sua última patrulha, no início da primeira temporada.

Benjen contou que quando ele foi atingido por um Caminhante Branco e deixado para morrer, as Crianças da Floresta o encontraram e o salvaram da morte transformando-o num híbrido, realizando nele o mesmo processo que criou os Caminhantes Brancos.

7ª Temporada

Jon-Snow-Daenerys-Dragonstone

Em preparação para a guerra contra os Caminhantes Brancos, Jon Snow, o então Rei do Norte, dá ordem aos meisters do Norte para que procurassem Vidro de Dragão, para que pudesse ser minerado e transformado em armas.

Ele revelou para os seus vassalos que o Viro de Dragão era agora mais precioso para o povo do Norte do que ouro.

Sam Vilavelha

Durante sua pesquisa sobre os Caminhantes Brancos na Cidadela em Vilavelha, Samwell Tarly descobriu que Pedra do Dragão não passava de uma enorme montanha de Vidro de Dragão, uma ilha localizada próximo da Baía da Água Negra, que é o lar ancestral da Casa Targaryen desde a Conquista de Westeros. Ele imediatamente mandou uma mensagem ao Norte, revelando a Jon suas descobertas.

Em Pedra do Dragão, Jon conta a Tyrion Lannister a capacidade do Vidro de Dragão na luta contra o exército de mortos, que mais tarde conta a Daenerys Targaryen.

Sem querer perder tempo, ela permite que Jon minere o Vidro de Dragão, enquanto ela se concentra na batalha contra Cersei Lannister.

Armas de Vidro de Dragão foram criadas, e mais tarde foram usadas para caçar os mortos-vivos – para que fosse levado para convencer Cersei de que uma ameaça maior rondava os sete reinos – na caça foram usados machados de batalha, alabardas, lanças, machados e adagas, todas as armas foram feitas com Vidro de Dragão.

8ª Temporada

Arya e Gendry com Vidro de dragão

Na oitava temporada, o Vidro de Dragão já chegou até Winterfell e Gendry se tornou responsável pela fabricação de armas e outros utensílios para serem usados na batalha do episódio 3 da oitava temporada, que irá ao ar no próximo domingo.

Imaculados - Vidro de dragão

Vidro de Dragão pôde ser visto no segundo episódio da última temporada em partes de armaduras dos Imaculados, reforços em trincheiras e nas muralhas, lanças fincadas junto ao chão, para impedir o avanço e até mesmo na misteriosa arma que Arya encomendou a Gendry.

Arya Stark

O episódio mostrará a batalha da última linha de defesa dos Sete Reinos, que está atualmente localizada em Winterfell. Os Caminhantes Brancos que já estão bem distantes da Muralha, marcharam em direção ao lar ancestral da Casa Stark, mas não sem antes dizimar grande parte do Norte, matando o último líder da Casa Umber, na Última Lareira, o jovem Ned Umber.

Nos livros

Vidro de Dragão

Nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, o Vidro de Dragão é encontrado em grande quantidade em Pedra do Dragão e nas ruínas de Valíria, onde ela foi usada para criar diferentes tipos de ornamentos, incluindo velas.

Etambém é exportado para Asshai. De acordo com a lenda, os Filhos da Floresta também usaram a substância. Samwell Tarly descobriu, ao acaso que o Vidro de Dragão é um dos poucos materiais podem ferir ou matar os Outros.

Deacordo com a lenda, a cada ano, os Filhos da Floresta dariam à Patrulha da Noite cem adagas feitas de Vidro de Dragão, especificamente para esse propósito.

Esfaquear os Outros com Vidro de Dragão causará o derretimento do mesmo em uma poça de um líquido muito gelado, e não quebrar em pedaços como mostrado na série da HBO.

Vidro de Dragão é inútil contra “zumbis”: Sam descobre isso ao esfaquear um deles com uma adaga feita do material, e a adaga parte em pedaços. Mais tarde, ele conta a Melisandre a anomalia, que o que mata Outros é ineficaz contra os “zumbis”.

Ela explicou:

“Necromancia anima esses zumbis, mas ainda são apenas carne morta. Aço e fogo dará conta deles. Os que vocês chamam de Outros são algo mais.”

Vidro de Dragão aparentemente não os afeta, e a série de TV confirmou que Aço Valiriano também pode matar Caminhantes Brancos mas para enfrentar os zumbis, um aço afiado dará conta.

Após ouvir a história de Sam sobre matar os Outros, Stannis diz que em Pedra do Dragão há uma montanha de obsidiana sob os túneis , em muitas cores: em sua maior parte preto, verde, vermelho e roxo.

Diferente da série, Stannis não menciona isso; reconhece a importância do material, e envia a notícia para Sor Rolland, no castelo de Pedra do Dragão, para começar a mineirar. Não é sabido se seu comando foi cumprido ou não.

Algumas notas antigas diziam que algo chamado “aço de dragão” também é letal para os Outros. Jon e Sam suspeitam que isso se refere à Aço Valiriano, mas nos livros, a teoria ainda não foi testada.

Vidro de Dragão é mais afiado que aço, mas é mais frágil. Por isso, é difícil fazer boas espadas, pois elas podem partir, mas pequenas adagas são mais resistentes, portanto, mais comuns.

Nos livros, foi Jon Snow que encontrou os fragmentos enterrados. Dentro do que Jon encontrou, haviam uma dúzia de lâminas, pontas de lança em formato de folha, e inúmeras pontas de flecha, e um chifre de guerra quebrado.

Quando os selvagens chegaram ao Castelo Negro, Jon examina suas armas e percebe que algumas são feitas de Vidro de Dragão. É incerto se os selvagens estão ciente de que o material é letal contra os Outros, e se fizeram as armas com esse propósito. É possível, dado o nível tecnológico, já que o Vidro de Dragão era simplesmente o material mais afiado que esses selvagens tinham disponível.

Além de sua efetividade contra os Caminhantes Brancos e o uso de magia, Vidro de Dragão é igual à obsidiana no mundo real, graças à sua origem vulcânica, e sobretudo suas limitações funcionais, e seu uso como ferramenta confiável de corte por povos que ainda não desenvolveram metalurgia.

O livro The World of Ice and Fire fala diretamente que “obsidiana” é como os meisters chamam esse tipo de rocha vulcânica, enquanto “vidro de dragão” é o nome popular. A palavra Valiriana para Vidro de Dragão é traduzido como “fogo congelado”.

Comentários