Lanternas Verdes: Conheça os mais famosos da Terra

    O Lanterna Verde foi criado na década de 40 e se tornou um dos pilares da DC Comics, com vários heróis diferentes sob a identidade do herói que tem sua força através de um Anel do Poder ligado à força de vontade do portador.

    O anel dos Lanternas Verdes também conhecido como a arma mais poderosa do universo DC, funciona à base de força de vontade e imaginação. Os portadores do anel fazem parte da Tropa dos Lanternas Verdes, criada pelos Guardiões do Universo.

    Cada Lanterna Verde é uma espécie de policial galáctico e fica responsável por um setor da galáxia. e todos possuem os mesmos poderes básicos, oferecidos pelo anel; mas existem algumas variações.

    Diferente da maior parte dos setores da galáxia, a Terra conta com vários Lanternas. Vamos conhecer alguns dos maiores nomes humanos da tropa!

    Alan Scott

    Também chamado de Lanterna Verde da Era de Ouro, Lanterna Verde da Terra Paralela, Lanterna Verde da Terra 2 ou O Sentinela, Alan Scott foi o primeiro herói terrestre a se chamar Lanterna Verde.

    Criado por Bill Finger e Margin Nodell, o personagem apareceu pela primeira vez na HQ All-American Comics #16, publicada em julho de 1940.

    Alan Scott, que era operário de ferrovias, se tornou herói logo após encontrar uma pedra verde mágica. A partir daí, transformou o material em anel e conseguia criar o que sua imaginação permitisse. 

    Alan ajudou a fundar a Sociedade da Justiça da América, primeiro grupo de super-heróis da DC.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Sociedade da Justiça da América: Conheça os membros principais do supergrupo

    Hal Jordan 

    Hal Jordan foi um dos fundadores da Liga da Justiça (nos quadrinhos) e o maior Lanterna Verde da história até os dias de hoje; sua estreia nos anos 50 foi durante a reformulação da Era de Prata. Piloto de testes, ele tem uma força de vontade excepcional, sendo capaz de criar até mesmo uma cidade inteira com o poder do anel.

    Criado por Gil Kane e John Broome, Hal estreou na HQ Showcase #22, publicada em outubro de 1959.

    Ele também é conhecido por ser preciso em seus ataques, já que é capaz de lançar projéteis de energia a anos-luz de distância, mantendo um campo magnético protetor.

    Hal Jordan ajudou os Lanternas Verdes a manter a ordem no universo, derrotando inimigos, aliados e quando possído pelo vilão Parallax absorveu a energia da bateria de Oa e assassinou outros membros da Tropa dos Lanternas Verdes, incluindo: Tomar-Tu, Boodikka, KE’Hann, Laira, Graf Toren, Kreon e Jack T. Chance.

    No entanto, Hal consegue vencer a batalha interna contra Parallax e tem seu espírito reunido ao seu corpo. Ele volta a ser um herói e aprisiona Parallax mais uma vez dentro da Bateria Central.

    John Stewart

    Um dos primeiros heróis afro-americanos dos quadrinhos, John Stewart é um dos mais importantes no cargo. Arquiteto e fuzileiro naval, Stewart cria algumas das construções mais difíceis e imagináveis. Ele também usou sua mente para fazer a Torre de Vigilância da Liga da Justiça, levando a equipe a um nível mais galáctico.

    John Stewart foi introduzido nos quadrinhos nos anos 70, para atuar ao lado de Hal Jordan. Ainda que não possua o poder de Hal, John é um líder exemplar reconhecido em várias galáxias.

    John também assumiu proezas que transcenderam o mundo real. Uma das mais importantes foi como ele ainda é um dos heróis mais populares dos quadrinhos. Desde sua primeira aparição, ele optou por não se esconder atrás de máscaras e, em vez disso, queria que o mundo visse quem estava na linha de frente protegendo-os.

    De acordo com a última edição do Lanterna Verde, Stewart retorna à Oa, tendo completado sua ascensão, onde agora se torna um deus movido pela força de vontade. Completando um fio narrativo da década de 1990, os níveis de poder de John aumentaram se tornando possivelmente mais forte que o Superman, já que não precisa mais de um anel, alimentando-se apenas de forma cósmica diretamente da fonte.

    O personagem foi criado por Dennis O’Neil e Neal Adams, surgindo nas páginas da HQ Green Lantern #87, publicada em dezembro de 1971.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Saiba tudo sobre John Stewart, um dos mais poderosos Lanternas Verdes!

    Kyle Rayner

    Depois que Hal Jordan, tomado pela fúria graças a destruição de sua cidade natal, nos anos 90, seguiu em uma trilha de destruição, matando ou tomando o poder de membros da Tropa dos Lanterna Verdes, incluindo praticamente todos os Guardiões do Universo. 

    Sendo assim, o único anel restante foi entregue a Kayle Rayner, o Lanterna Verde mais ponderado. Ele participou da Liga da Justiça em batalhas importantes por vários anos, ajudou a reestruturar a Tropa dos Lanternas Verdes, trouxe Hal Jordan de volta, foi hospedeiro da entidade Íon e conseguiu até mesmo controlar todas as cores do espectro emocional, tornando-se o Lanterna Branco.

    Kayle foi criado por Darryl Banks e Ron Marz, estreando na HQ Green Lantern #48, publicada em janeiro de 1994.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Tropas dos Lanternas: Conheça suas histórias e mais

    Simon Baz

    De ascendência libanesa, Simon Baz viveu, após o atentado de 11 de setembro, cercado de desconfiança e preconceito, passando a batalhar para proteger sua irmã e a si mesmo. Por causa disso, sempre portava um revólver juntamente com o anel, pois não confiava na energia dele. 

    Em um futuro distante, o Livro de Oa diz que Simon será responsável por treinar a primeira mulher Lanterna Verde da Terra, Jessica Cruz. Também é dito que ele irá desbloquear o potencial em todos os lugares que ele for e mostrará do que o Anel de Poder do Lanterna Verde é realmente capaz. Ele é descrito como “o milagreiro”.

    Apesar de não ter a mesma criatividade e poder de outros Lanternas, foi capaz de usar seu poder e sua fé para reviver seu irmão após a morte.

    Simon Baz foi criado por Geoff Johns e Doug Mahnke para as páginas da HQ The New 52 – Free Comic Book Day Special Edition #1, publicada em junho de 2012.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Simon Baz, um dos Lanterna Verde do setor 2814

    Jessica Cruz

    Jessica Cruz foi nomeada Lanterna Verde titular, ao lado de Simon Baz, para cuidar da Terra e atuar ao lado da Liga da Justiça enquanto Hal Jordan e outros nomes resolvem problemas pelo cosmo. O anel de Jessica Cruz foi criado na Terra-3, onde os heróis da Liga da Justiça são, na verdade, os vilões do Sindicato do Crime.

    Jessica sofria com transtornos de ansiedade e depressão, além de agorafobia. No entanto, Hal e Batman ajudaram a heroína a superar seus traumas. Seu anel também está ligado a uma versão do Lanterna original, Volthoom, sendo capaz de viajar no tempo.

    A personagem foi criada por Geoff Johns e o brasileiro Ivan Reis, estreando na HQ Green Lantern #20, publicada em julho de 2013.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    10 fatos sobre Obi-Wan Kenobi que você não sabia

    Obi-Wan é um dos maiores nomes de Star Wars. Seus poderes o tornam o Jedi lendário. Confira 10 fatos sobre o personagem.

    Bastion: Conheça o vilão de X-Men ’97

    Saiba mais sobre o vilão da Marvel Comics. Bastion teve sua primeira aparição na HQ X-Men #52, publicada em maio de 1996.