Início QUADRINHOS Artigo Máquina de Combate: Conheça James Rhodes, o parceiro do Homem de Ferro

Máquina de Combate: Conheça James Rhodes, o parceiro do Homem de Ferro

Máquina de Combate: Conheça James Rhodes, o parceiro do Homem de Ferro

Máquina de Combate é o alter ego de James Rupert Rhodes, um super-herói do Universo Marvel que utiliza uma armadura de alta tecnologia construída por seu amigo Tony Stark, o Homem de Ferro.

O personagem criado por David Michelinie e Bob Layton teve sua primeira aparição na HQ Iron Man #118, em janeiro de 1979; mas com sua armadura foi somente treze anos depois, em Iron Man #284, em setembro de 1992.

ORIGEM

James Rhodes nasceu na Filadélfia, Pensilvânia. Ele conheceu Tony Stark enquanto voava em missões de combate no Vietnã. O helicóptero de Rhodes foi abatido por foguetes vietcongues e, enquanto tentava colocar a aeronave no ar novamente, ele encontrou Stark em um volumoso protótipo de armadura motorizada. Naquele momento, os vietcongues atacaram e Tony, em sua armadura, ajudou a expulsá-los. Juntos, Rhodes e Stark fizeram o seu caminho para uma base inimiga próxima, onde roubaram outro helicóptero, voando de volta para as linhas americanas.

Após o fim da Guerra do Vietnã, Tony Stark, que secretamente se tornou o super-herói chamado Homem de Ferro, ofereceu a James Rhodes um emprego como seu piloto pessoal, e Rhodes logo se tornou um dos associados mais próximos e confidentes de Stark, bem como oficial de aviação das Indústrias Stark. Como resultado, ele teve inúmeras aventuras com seu empregador, onde sua ousadia e suas habilidades eram bens valiosos.

James Rhodes assumiu o manto do Homem de Ferro por algum tempo, e voltaria a usar este traje no futuro. Quando Stark voltou ao alcoolismo, Rhodes assumiu o comando do Traje de Batalha de Resposta a Ameaça Variável (Máquina de Combate).

PODERES E HABILIDADES

Rhodes serviu em várias viagens no sudeste da Ásia, estudando enquanto estava a serviço para se tornar um engenheiro de aviação.

Além de um Engenheiro qualificado, James Rhodes é um piloto de helicóptero habilidoso e capaz de manobrar a maioria, senão todas as armaduras projetadas por Tony Stark.

Graças ao intenso treinamento militar, Rhodes é um estrategista habilidoso, combatente corpo a corpo muito hábil, um atirador excelente e pode sobreviver em diversos ambientes considerados hostis.

EQUIPES E AFILIAÇÕES

O Tenente Coronel da Força Aérea dos EUA, já teve muitas funções ao longo dos anos, entre elas: Piloto das Indústrias Stark, membro fundador dos Vingadores da Costa Oeste e já participou de grupos como o Esquadrão Sentinela, a Legião de Ferro, dos Defensores Secretos, da S.H.I.E.L.D. e dos Vingadores.

CURIOSIDADES

Depois de ser ferido gravemente, Rhodes foi reconstruído como um ciborgue por Tony Stark. As atualizações de seu corpo incluíram membros artificiais feitos de vibrânio e ciberware de titânio, suporte de vida implantado cirurgicamente em sua cavidade torácica, olho substituto biônico e circuitos reguladores cerebrais implantados em seu cérebro. Juntas, essas cibernéticas forneceram a ele uma série de novos recursos. Como por exemplo:

  • War Machine Super-Armor: O traje agora é um exo-frame construído em torno dos componentes cibernéticos existentes em Rhodes. Em circunstâncias normais, pode parecer um conjunto normal de armadura Stark, disfarçando a extensão dos ferimentos de Rhodey, mas é muito mais que isso;
  • Memória Eidética: Rhodes possuía memória de armazenamento e recuperação de dados semelhante a um computador;
  • Technoforming: Jim Rhodes também foi capaz de assimilar máquinas e tecnologia, incorporando sistemas externos em sua estrutura de Máquina de Combate, sendo realizado por meio de bloqueios magnéticos e programas de computador invasivos para vincular física e ciberneticamente os sistemas aos seus;
  • Fonte de energia: Como o Homem de Ferro original, o James Rhodes dependia de sua armadura para sobreviver. O que restou de seu corpo orgânico dependia do suporte cibernético de vida, que por sua vez extraía energia do exo-frame do Máquina de Combate; ou seja, Rhodey precisava manter sua armadura carregada para manter sua saúde.

OUTRAS MÍDIAS

VÍDEOGAMES

Rhodes é um personagem jogável nos games Marvel vs. Capcom (1998), Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000) e Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds (2011); além dos games:

  • Homem de Ferro (2008);
  • Marvel Ultimate Alliance 2 (2009);
  • Marvel Super Hero Squad (2009);
  • Homem de Ferro 2 (2010);
  • Marvel: Avengers Alliance (2012);
  • LEGO Marvel Super Heroes (2013);
  • Disney Infinity: Marvel Super Heroes (2014);
  • Marvel Heroes (2015);
  • Marvel Contest Of Champions (2015);
  • Marvel Future Fight (2015) e
  • LEGO Marvel’s The Avengers (2016).

TV

James Rhodes já apareceu nas séries animadas dos X-Men, Homem de Ferro e Homem-Aranha, The Super Hero Squad Show; além das minisséries O Incrível HulkO Invencível Homem de Ferro

CINEMA

Terrence Howard e Don Cheadle.

A aparição de Rhodes acontece já no primeiro filme da Fase 1 do Universo Cinematográfico Marvel, em Homem de Ferro (2008), onde é interpretado por Terrence Howard; mas o personagem não veste a armadura de Tony Stark (Robert Downey Jr).

Em Homem de Ferro 2 (2010), o ator Don Cheadle substitui Terrence Howard no papel de James Rhodes, que começa a ser mais ativo na nova vida de Tony como Homem de Ferro. E aqui conhecemos o Máquina de Combate da Marvel Studios.

O personagem retornou ao UCM em mais 5 filmes:

Don Cheadle irá novamente interpretar James Rhodes, o Máquina de Combate, na série original do Disney+: Falcão e o Soldado Invernal que estreia no dia 19 de março de 2021.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.