Início SÉRIE Notícia Big Little Lies: Mudanças internas marcam a 2ª temporada

Big Little Lies: Mudanças internas marcam a 2ª temporada

507
0
Big Little Lies: Segunda temporada estreia em alto nível

Pelo visto a parte interna de Big Little Lies não está às mil maravilhas. De acordo com a Indiewire, tiveram alguns problemas de comunicação, contrato e mudanças bruscas no meio da produção do segundo ano da série.

Desde o primeiro episódio é notável a diferença de ritmo entre toda a primeira e a segunda temporada. A direção da primeira temporada que tinha ficado por conta de Jean-Marc Vallée foi substituída no segundo ano para a diretora britânica, Andrea Arnold. A HBO queria que ela não apenas dirigisse, mas também passasse pela preparação, produção e pós-produção, dando assim, o seu próprio tom à série.

Mas aparentemente algo não foi compartilhado com Arnold, visto que no final de 2018 houveram mudanças bruscas e a direção voltou para o antigo diretor, Vallée, com o objetivo de unificar o padrão da segunda temporada ao da primeira. Ou seja, pegaram todo o trabalho da Andrea Arnold e tentaram colocar no estilo de Jean-Marc Vallée, que ganhou 8 dos 16 Emmys indicados em 2017. Segundo fontes internas, esse sempre foi o plano da HBO com Arnold, contudo ela não sabia/não foi comunicada disso.

Antes da contratação de Andrea Arnold, o diretor Jean-Marc Vallée estava terminando a produção de Objetos Cortantes, série também da HBO. Porém, o canal resolveu não esperar e contratou a britânica, pois acreditavam que o trabalho dela seria fácil de moldar na pós-produção ao estilo de Vallée.

Segundo a Indiewire, essa mudança brusca pode ter sido uma má decisão da HBO antes da contratação de Arnold ao pesquisarem seu estilo de direção, principalmente nos filmes Docinho da América e Aquário, por que seu estilo de realismo poético, imediatismo emocional e seu trabalho manual bruto, marca uma grande diferença do trabalho produzido por Vallée anteriormente, que usava uma câmera flutuante pra enfatizar a gravidade das situações. Mas mesmo assim, um erro tão perceptível como esse, não tira o fato da falta de comunicação ocorrida entre os produtores da série e o que eles queiram desde o começo.

É estranho ao se notar, que mesmo que a HBO já tivesse em mente que eles incluiriam o diretor Jean-Marc Vallée posteriormente, que eles deixaram a também diretora Andrea Arnold tomar conta própria, deixando-a até contratar sua própria equipe de criação, trazendo seu diretor de fotografia, Jim Frohna, com quem trabalhou na série Soloway.

Apesar de tudo, logo após o fim das filmagens, as atrizes Reese Witherspoon e Nicole Kidman vieram a elogiar o trabalho da diretora publicamente. Kidman chegou até a chamá-la de “líder destímida”.

Quando Vallée terminou Objetos Cortantes ele logo assumiu o controle da produção novamente. Mudou a produção de Londres para Montreal, sua cidade natal, e agendou 17 dias de refilmagens. E mesmo assim, Arnold esteve presente no set em todo momento.

Quando questionada sobre a movimentação repentina, a HBO divulgou:

“Não haveria uma segunda temporada de Big Little Lies sem Andrea Arnold. Nós da HBO e os produtores estamos extremamente orgulhosos de seu trabalho. Como acontece com qualquer projeto de televisão, os produtores executivos trabalham em colaboração na série e achamos que o produto final fala por si.”

A assinatura de Andrea Arnold vai se perdendo através dos episódios que se procedem. No primeiro podemos sentir que ela está lá, mesmo que a edição de Jean-Marc Vallée deixe-o bagunçado para colocar suas filmagens no meio. Atualmente, no quinto episódio, praticamente vemos apenas o trabalho de Vallée novamente e algo mais próximo à primeira temporada. Atualmente 11 editores são creditados pela temporada.

É triste quando se para pra pensar que, uma série majoritariamente com um elenco forte feminino, que havia acabado de contratar uma grande diretora, após ser jogada para escanteio, teve que ver de perto seu trabalho ser moldado novamente por um homem. A diretora não quis comentar sobre o ocorrido.

O sexto e penúltimo episódio será exibido hoje (14) às 22 horas, na HBO.

Comentários