CRÍTICA – Histórias dos Jedi (1ª temporada, 2022, Disney+)

    Star Wars: Histórias dos Jedi (Tales of the Jedi) é uma série animada de antologia criada por Dave Filoni. A produção explora diferentes personagens Jedi que fazem parte da trilogia prequel de Star Wars e também das animações. 

    A série, que usa o mesmo estilo de animação de The Clone Wars, tem como diretores Charles Murray, Nathaniel Villanueva e Saul Ruiz. No elenco de vozes alguns nomes como Rosario Dawson, Hayden Christensen e Liam Neeson estão de volta. 

    Histórias dos Jedi já está disponível no Disney+

    SINOPSE

    Histórias dos Jedi é uma antologia de curtas animados em que cada história apresenta um Jedi da era prequel.

    ANÁLISE

    É incrível como Star Wars consegue nos transportar para seu universo no momento em que o tema de abertura toca na tela. Seja nos filmes, livros, jogos ou neste caso, nas animações, é fato que a franquia sabe ser grande quando quer. Dessa maneira, Histórias dos Jedi é mais uma prova do quanto podemos ficar maravilhados com esse mundo em tão pouco tempo. 

    São basicamente seis histórias sobre personagens já conhecidos dos fãs da saga, porém, são novas situações e novos desafios que revelam peculiaridades de suas personalidades. Sendo assim, a série se foca em dois personagens, Ahsoka Tano e Conde Dookan, o criador Dave Filoni descreveu a série como a exploração de “dois caminhos e duas escolhas”. 

    A partir desses dois Jedi, Filoni faz um contraponto interessante: mesmo que Ahsoka e Dookan compartilhem dos mesmos dilemas e filosofias, seus conceitos pessoais de certo e errado, bem e mal, são diferentes. O que evidencia toda a ambiguidade de Star Wars e também sua destreza ao tratar de temas complexos de forma divertida e nostálgica. 

    Nos três episódios que tratam de Ahsoka, a relação com a sua mãe é explorada enquanto a Jedi ainda era um bebê. É um episódio bastante poético e cativante que vai de encontro aos outros dois mais sisudos, um treino bastante rígido comandado por seu mestre Anakin Skywalker que a prepara para viver sobre sigilo, após a derrocada dos Jedi. 

    CRÍTICA - Histórias dos Jedi (1º temporada, 2022, Disney+)

    Já os outros três episódios parecem apresentar de fato quem um dia foi Conde Dookan, principalmente como mestre Jedi. Em uma missão com seu padawan, um jovem Qui-Gon Jinn, é visto o temperamento impetuoso de Dookan e como sua visão de justiça era diferente do Conselho Jedi. Do mesmo modo, a uma certa tragicidade no episódio em que mostra como Dookan foi para o lado sombrio da força. 

    A narrativa visual é enorme em Histórias dos Jedi, trazendo de volta os cenários esplêndidos e característicos da franquia. E em algumas cenas até mesmo os diálogos são deixados de lado para dar ênfase aos sentimentos transmitidos em expressões dos personagens. Consequentemente, ainda que Histórias dos Jedi seja sucinto em sua finalidade de contar momentos complexos da vida desses Jedi, ainda há espaço para aventuras e sobretudo, esperança. Tal como Star Wars sempre deve ser. 

    VEREDITO

    Star Wars: Histórias dos Jedi é uma série de seis episódios de no máximo 20 minutos, mas que expande o universo da franquia e também faz apontamentos para o futuro. Além de trazer novas perspectivas sobre personagens que ficaram marcados no imaginário dos fãs. Uma ótima série que com certeza merece mais temporadas para dar visibilidade a outros Jedi.  

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – ‘A Inspeção’ de ‘O Gabinete de Curiosidades’: das belas cores berrantes do anos 70 ao horror corporal

    A Inspeção de 'O Gabinete de Curiosidades' nos lança por uma viagem nostálgica, no comando de Panos Cosmatos.

    CRÍTICA: ‘The Last Days of Ptolemy Grey’ é sobre fins, começos e reflexões

    'The Last Days of Ptolomy Grey' é uma joia escondida na AppleTV. Estrelada por Samuel L. Jackson, e grande elenco, o acompanhamos em uma jornada emocional e profunda.

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.