CRÍTICA – Peaky Blinders (6ª temporada, 2022, BBC e Netflix)

    Finalmente a sexta – e última – temporada de Peaky Blinders chegou ao catálogo da Netflix no dia 10 de junho; será que a trajetória de Thomas Shelby e sua família chegará realmente ao fim?

    A série criada por Steven Knight em 2013 para o canal BBC Two (1ª até a 4ª temporada), mudou-se para o BBC One (5ª até a 6ª temporada) em parceria com a gigante do streaming.

    A produção é estrelada por Cillian Murphy, Helen McCrory, Paul Anderson, Tom Hardy, Anya Taylor-Joy, Sam Claflin, entre outros.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Peaky Blinders: Conheça o elenco da 6ª temporada

    SINOPSE

    Thomas Shelby (Cillian Murphy) parte para a América do Norte, onde o fim da Lei Seca traz novas oportunidades, mas ele irá enfrentar um novo perigo de um velho adversário que finalmente está fazendo sua jogada.

    ANÁLISE

    Desde que assumiu a produção, a Netflix investiu pesado nas novas temporadas de Peaky Blinders. Porém, por conta da pandemia, os atrasos foram o fator determinante para que o serviço de streaming optasse – ao lado da BBC – por encerrar a trama, que estava confirmada até a sétima temporada e, obviamente, teria um custo altíssimo até lá. 

    Isso porque, as agendas dos atores seriam extremamente conflituosas, afinal, a série conta com vários atores badalados como Cillian Murphy (Dunkirk), Tom Hardy (Venom), Anya Taylor-Joy (O Homem do Norte) e Sam Claflin (Enola Holmes), por exemplo.

    Na sexta temporada, não temos adição de grandes nomes e sim a perda lastimável da atriz Helen McCrory, a Tia Polly, que veio a falecer em abril de 2021 por conta de um câncer. E mesmo que a atriz não tenha filmado nenhuma cena da temporada, suas aparições no ano final da série são fruto de cenas deletadas das temporadas anteriores.

    A série aparentemente terminou, mas a história ainda não acabou para Tommy Shelby e sua gangue de Birmingham. De acordo com o criador do programa, Steven Knight, em vez de concluir a exibição do programa na TV, o último capítulo da história dos Peaky Blindres acontecerá no cinema.

    Como a 7ª temporada deveria completar o arco de Tommy Shelby nas suas dificuldades apresentadas nesta temporada e sua difícil transição de criar uma nova visão de mundo moral; e uma nova temporada está fora de questão, Steven Knight comentou:

    Definitivamente haverá um filme para terminar a franquia. Vou escrever um longa que será ambientado e filmado em Birmingham. E esse provavelmente será o fim da estrada para Peaky Blinders como o conhecemos.”

    Aparentemente, com as filmagens começando em 2023, os fãs podem esperar que o filme seja lançado entre 2024 e 2025.

    VEREDITO

    A última temporada de Peaky Blinders segue o alto nível das temporadas anteriores no que se refere à figurino elegante, fotografia acinzentada e ambientação e passar das décadas; por outro lado, talvez por conta das dificuldades filmagem durante a pandemia e o falecimento precoce de Helen McCrory tenha pesado no roteiro final.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | A importância de Helen McCrory em Peaky Blinders

    Mesmo com 6 episódios como de costume, a temporada final é lenta e conta com grandes jornadas que pouco agregam ao protagonista líder dos Shelbys. Felizmente, o excelente elenco bem entrosado faz peso na balança para um saldo final mediano.

    Agora, precisamos esperar mais informações sobre o longa-metragem de Peaky Blinders para conhecermos os passos finais da família Shelby e assim, termos uma conclusão satisfatória em relação ao mafioso americano Jack Nelson (James Frecheville) e ao líder facista Sir Oswald Mosley (Sam Claflin).

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    Todas as temporadas de Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Manifest (2ª temporada, 2020, NBC)

    A segunda temporada de Manifest aprofunda ainda mais a história sem resolver arcos do passado. Mas isso é bom, ou ruim?

    Sandman: Quem é quem na série da Netflix?

    Sandman é um dos grandes lançamentos do mês de agosto na Netflix e conta com um bom elenco. Confira agora os principais nomes da série.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Sandman chega na Netflix amanhã, 05 de agosto. Veja o que achamos dos primeiros episódios da adaptação das HQs de Neil Gaiman!

    Sem Limites: Quem é o elenco da série do Prime Video?

    A minissérie Sem Limites conta a história de Fernão de Magalhães em sua empreitada de mapear um novo caminho até as Índias. Conheça o elenco!