CRÍTICA – Secrets of Great British Castles (1ª temporada, 2015, Channel 5)

    A série documental Secrets of Great British Castles, produzida pela Sideline Productions, mergulha fundo na história britânica, onde em seus 12 episódios (6 por temporada) o historiador Dan Jones explora cada história por trás dos castelos mais famosos da Grã-Bretanha.

    Transmitida originalmente pelo Channel 5, em 2015; a série chegou recentemente ao catálogo da Netflix.

    SINOPSE

    Viaje no tempo com o historiador Dan Jones e explore o apogeu das mais famosas construções britânicas e o dia a dia de seus ilustres moradores. 

    ANÁLISE

    Castelo de Warwick com sua beleza singular.

    Do Castelo de Dover, porta de entrada da Inglaterra ao Castelo de Carrickfergus na Irlanda do Norte, a série Secrets of Great British Castles não poderia ter um título mais apropriado; onde Dan Jones esmiúça diversas histórias surpreendentes de algumas das construções mais famosas do Reino Unido. 

    Essas icônicas construções que contaram com uma engenharia a frente de seu tempo, foram palco de desgraças familiares, ruínas financeiras, artimanhas, escândalos e assassinatos; e ao vencerem os séculos, os castelos britânicos enfrentaram batalhas entre os povos britânicos (ingleses, galeses, irlandeses e escoceses), além de franceses, holandeses, alemães e até americanos.

    Um conjunto de ilhas tão antigas com tantas histórias que datam do Império Romano (sim, ainda há vestígios da presença das legiões de Júlio César), não é surpresa que seus castelos foram peças-chave em grandes batalhas internas nos séculos passados e até nas guerras mais recentes; aqui viajamos no passado e descobrimos muito dos conflitos internos em uma das monarquias mais complexas da história até partes importantes no desenrolar de conflitos nas Guerras Napoleônicas, na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria.

    Com 6 episódios com duração de 44min, a primeira temporada apresenta as seguintes construções:

    • Castelo de Dover;
    • Torre de Londres;
    • Castelo de Warwick;
    • Castelo de Caernarfon;
    • Castelo de Stirling;
    • Castelo de Carrickfergus.

    VEREDITO

    Para os fãs de história e principalmente Idade Média, Secrets of Great British Castles é uma obra-prima de conhecimento! Além de todas as informações relevantes sobre as técnicas de construção utilizada em cada castelo, Dan Jones nos guia de forma clara e objetiva nos eventos mais importantes na histórica britânica onde cada castelo esteve inserido, fazendo um recorte magistral de uma complexa linha do tempo, bem como nos presenteia com ângulos dificilmente vistos por turistas, mesmo que através de uma visita com um guia turístico local.

    Dan Jones mostra o funcionamento do Lobo da Guerra, a maior catapulta já construída, exibe uma demonstração de um canhão à pólvora e até entra e nos mostra como é a possivelmente mais cruel das masmorras.

    É difícil dizer qual a melhor parte de Secrets of Great British Castles; seria a engenharia? Os fatos históricos? As imagens que visitantes comuns jamais veriam? As demonstrações de situações da Idade Média? Definitivamente, não tenho essa resposta.

    As duas temporadas estão disponíveis na Netflix com dublagem e legenda em português.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer original (sem legenda):

    LEIA TAMBÉM:

    Livros de ficção histórica obrigatórios na sua biblioteca

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.