CRÍTICA – Ted Lasso (2ª temporada, 2021, Apple TV+)

    A segunda temporada de Ted Lasso chegou ao fim na última sexta-feira, 15 de outubro de 2021. Com Jason Sudeikis no papel principal, o seriado recebeu dezenas de reconhecimentos importantes por seu primeiro ano, inclusive 20 indicações ao Emmy Awards 2021.

    Com episódios lançados semanalmente, a produção original da Apple TV+ agora se encaminha para o terceiro ano, que já estava confirmado antes mesmo do lançamento da temporada atual. O lançamento está previsto para 2022, ainda sem data oficialmente divulgada.

    SINOPSE DA 2ª TEMPORADA DE TED LASSO

    Ted Lasso encara o desafio de trazer o AFC Richmond de volta à Premier League, a primeira divisão do campeonato inglês.

    Após o complicado divórcio à distância, Ted também precisa lidar com a tristeza que tenta esconder, ao mesmo tempo em que procura construir relacionamentos mais sólidos com as pessoas de seu círculo.

    ANÁLISE

    Após a sensacional primeira temporada, digna do amplo reconhecimento recebido, Ted Lasso tinha a difícil missão de manter o alto nível diante da atenção cada vez maior do público.

    O desafio se tornou ainda maior porque o primeiro ano construiu não apenas os excelentes personagens principais – o treinador Lasso (Jason Sudeikis) e a proprietária do AFC Richmond, Rebecca Welton (Hannah Waddingham), – como também despontaram muitos personagens secundários. Coach Beard (Brendan Hunt), Nathan Shelley (Nick Mohammed), Keeley Jones (Juno Temple) e Roy Kent (Brett Goldstein), apenas para mencionar alguns.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Ted Lasso: Conheça a divertida teoria de que Roy Kent é feito em CGI

    O desenvolvimento de personagens é um dos grandes méritos da produção da Apple TV+. No entanto, a tentação de desenvolver mais, ao mesmo tempo em que surgem novos na história, é sempre uma aposta arriscada que muitos seriados pagam para ver – especialmente os de comédia.

    Ted Lasso gira em torno do dia a dia de um time de futebol. Ou seja, um clube que conta com no mínimo 18 jogadores, além do seu staff. Nesse caso, há ainda o acréscimo de que se trata de uma equipe técnica nada convencional.

    Tudo isso cria um contexto muito tentador para desenvolver histórias de dezenas de personagens. E é exatamente esse o rumo escolhido para a segunda temporada.

    O futebol serve como plano de fundo para o seriado que é muito mais sobre sentimentos e relações humanas do que esporte. Com novas histórias desenvolvidas, o futebol fica ainda mais ofuscado.

    Felizmente o conjunto da obra é muito satisfatório. Personagens já presentes na primeira temporada, como Roy Kent e Sam Obisanya (Toheeb Jimoh), são muito bem desenvolvidos e contribuem para o avanço da história. A adição da psicóloga Dra. Sharon Fieldstone (Sarah Niles) também é importante para o seriado como um todo, especialmente por conta da exploração do passado de Ted.

    Disponível no Apple TV+, a primeira temporada da série de comédia Ted Lasso é recordista em indicações ao Emmy 2021, com 20 nomeações

    Eu percebo Ted Lasso como Modern Family: uma comédia inteligente que faz a audiência rir em boa parte do tempo, mas também é efetiva ao promover importantes reflexões, que por vezes farão as pessoas viverem sentimentos variados, nem sempre bons. Não há um episódio completamente descartável.

    No entanto, em termos de história, é seguro dizer que o capítulo destinado à jornada reflexiva de Coach Beard é o famoso filler. O episódio pouco acrescenta ao conjunto da obra, e o relacionamento abusivo vivido pelo auxiliar técnico se torna um pouco cansativo de ver em tela por tanto tempo.

    Esse episódio é o ponto baixo da temporada, embora novamente destaque que ele não é tempo perdido. Afinal, é nele que vemos em tela os astros Thierry Henry (ex-Arsenal) e Gary Lineker (ex-Tottenham e Barcelona) fazendo uma pontinha divertida no seriado.

    Ainda sobre desenvolvimento de personagens, as escolhas ousadas para a personalidade de Nathan particularmente não agradaram. No entanto, não são absurdas, pois o background dele comprova que os comportamentos adotados pelo jovem auxiliar técnico são naturalmente possíveis.

    Ted Lasso tem um futuro promissor

    A segunda temporada deixou diversas “pontas soltas” que podem ser responsáveis por um novo ano espetacular. Mais do que isso: podem tornar Ted Lasso um seriado histórico e inesquecível.

    A falta de revelações em diversas questões vai manter os fãs pensando por mais um ano. Cenas como a conversa entre Ted e Nathan no último episódio também pavimentam o seriado para algo grandioso, mas que se não for bem lapidado poderá colocar a perder muito do que foi construído no desenvolvimento de ambos.

    Outra situação arriscada, mas que creio que trará surpresas positivas no futuro, é saber ao certo o que Ted leu em uma determinada mensagem…

    Vale destacar também a abordagem de assuntos delicados, muitas vezes encarados como tabu, como ansiedade e relacionamentos amorosos. Tudo o que diz respeito à saúde mental é tratado com responsabilidade. É importante que haja uma história como essa que mostra que lideranças também são vulneráveis, e é natural (e necessário) que elas falem sobre isso.

    Enfim, mesmo com o episódio filler e o desenvolvimento de dezenas de personagens, acredito que muito do que foi visto nessa segunda temporada fará ainda mais sentido quando o seriado se encerrar. Digo isso porque os roteiristas e produtores até aqui se mostram altamente competentes, e confio que o segundo ano de Ted Lasso receberá muitas honrarias, assim como ocorreu com sua temporada de estreia.

    VEREDITO

    Ted Lasso cumpre a difícil missão de manter em alto nível uma produção que, em sua temporada de estreia, recebeu diversas honrarias. O seriado novamente rende boas risadas, ao mesmo tempo que estimula importantes reflexões.

    Apesar de algumas escolhas deixarem a sensação de que havia alternativas melhores, a segunda temporada pavimenta a história para um rumo muito promissor e que, no conjunto da obra, todas as escolhas poderão se encaixar perfeitamente.

    Nossa nota

    4,8 / 5,0

    Assista ao trailer da segunda temporada de Ted Lasso:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA – A última temporada de ‘Você’ retornar às raízes para uma mensagem muito importante

    O seriado Você (You) ao longo dos sete anos que suas temporadas anteriores foram exibidas se tornou um sucesso entre os assinantes do serviço...

    CRÍTICA: ‘Se a Vida te der Tangerinas’ celebra o amor e a resiliência nos invernos das nossas vidas

    'Se a vida te der Tangerinas' conta uma jornada de amor e resiliência em alguns dos momentos mais difíceis da nossa vida.

    Demolidor: Renascido e a relação entre Matt Murdock e Wilson Fisk

    O que seria do Demolidor sem o Rei do Crime? E o que seria o Rei do Crime sem o Demolidor? Os fãs sabem que é impossível um sem o outro.