Início SÉRIE Artigo Doctor Who: Revelado o que aconteceu à Torchwood e a UNIT

Doctor Who: Revelado o que aconteceu à Torchwood e a UNIT

83
0
Doctor Who: Revelado o que aconteceu à Torchwood e a UNIT

A estreia da 12ª temporada de Doctor Who confirmou que a UNIT e a Torchwood foram extintas – mas o que isso significa?

O mundo de Doctor Who é fortemente baseado no nosso, mas há uma diferença crucial; invasões alienígenas são parte da diferença, e os governos do mundo têm tomado medidas drásticas para protegê-los de ameaças extraterrestres.

O Instituto Torchwood foi fundado em 1879 para proteger o Império Britânico de inimigos alienígenas, para capturar tecnologia avançada, e é claro para prender o Doctor (que foi considerado uma ameaça alienígena). O Instituto foi mantido em segredo por séculos, com o Capitão Jack Harkness se tornando um membro chave no período moderno. Mais recentemente, no meio do século XX, as Nações Unidas formaram uma organização chamada de UNIT, a Força Tarefa de Inteligência das Nações Unidas, as várias encarnações do Doutor serviram como conselheiros científicos da UNIT. Mas parece que ambos os grupos agora foram destruídos.

Na estreia da 12ª temporada de Doctor Who, a 13ª Doutora – interpretada por Jodie Whittaker – é chamada por C, a chefe do MI6. C explica que os serviços de inteligência do mundo estão sendo atacados por forças alienígenas, e confirmam que a UNIT e a Torchwood foram desativadas. A 11ª temporada estabeleceu que que a UNIT havia sido desativada, como resultado da austeridade e da queda de ideias multilaterais como as Nações Unidas. Mas esse comentário revela que o Reino Unido, e provavelmente todo o planeta não tem mais qualquer tipo de defesa contra ameaças alienígenas. Ex-agentes da UNIT e da Torchwood devem ter sido transferidos para outras funções, ou então teriam sido demitidos (provavelmente não, por saberem de tudo que sabiam).

É difícil não ver isso como um comentário à política contemporânea. Afinal, o multilateralismo está realmente fora de moda no mundo real, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Como resultado, questões globais como a mudança climática e a crise dos refugiados estão sendo cuidadas de qualquer forma. E parece que em Doctor Who, a defensa de todo o planeta deixou de ser uma prioridade. “Spyfall” indica que outas nações seguiram o exemplo Britânico, fechando agências análogas a UNIT e Torchwood; afinal, a C não seria autorizada a chamar a Doutora.

Isso tem o efeito de remover a rede de defesa da Doutora e de seus amigos. Eles literalmente se tornaram a primeira linha de defesa da Terra contra ameaças extraterrestres, e não tem mais ninguém para eles pedirem ajuda. “Spyfall” mostrou como a situação está bem mais difícil, com assassinos alienígenas neutralizando várias agências de inteligência no mundo. A única pessoa para quem a Doutora pode pedir ajuda é um antigo inimigo, reforçando o sentido de que nesse novo mundo, a Doutora pode confiar apenas nela mesma.



Curte nosso trabalho; que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários