100 anos de Warner Bros e filmes inesquecíveis

    Esse ano marca o 100º aniversário da Warner Bros. originalmente fundada pelos irmãos Harry, Albert, Sam e Jack Warner. Em 1918, os irmãos Warner abriram seu primeiro estúdio na Sunset Boulevard, em Los Angeles e ganharam popularidade com filmes de gângsteres de baixo orçamento, como Alma no Lodo (1931) e Inimigo Público (1931). 

    Os anos 40 os melhores filmes da Warner foram, entre muitos: O Falcão Maltês (1941), Casablanca (1942), À Beira do Abismo (1946) e O Tesouro de Sierra Madre (1948).

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 4 filmes imperdíveis da década de 40

    Na década de 50, vemos Marlon Brando redefinir a atuação em Rua Chamada Pecado (1951) e o melhor entre os trabalhos de Alfred Hitchcock: Pacto Sinistro (1951) e Disque M para Matar (1954).

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    5 filmes imperdíveis da década de 50

    Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    Já a década de 60 foi de revolução cultural, e a Warner foi o primeiro grande estúdio a adotá-la, começando com o icônico Bonnie & Clyde (1967) e 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) que redefiniu o que era cinematicamente possível.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 6 filmes imperdíveis da década de 60

    Na era da Nova Hollywood da década de 70, onde a expressão criativa era absoluta, a Warner Bros. procurou trabalhar com a geração em ascensão, incluindo Martin Scorsese com Caminhos Perigosos (1973), William Friedkin com O Exorcista (1973) e Terrence Malick com Terra de Ninguém (1973). Isso deu à Warner a reputação de longa data como o grande estúdio mais amigável ao diretor; Stanley Kubrick trabalhou com eles por décadas, assim como Scorsese, Clint Eastwood com Perseguidor Implacável (1971), Os Imperdoáveis (1992) e, até recentemente, Christopher Nolan.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Nova Hollywood: O renascimento da Indústria Cinematográfica

    A cultura pop como o conhecemos, começou durante a década de 80 e podemos ver mais da Warner em Blade Runner, Gremlins, Os Goonies, Batman, entre muitos outros. 

    Nos anos 2000 a Warner retorna com duas franquias dominante: O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) ainda continua sendo o filme de quadrinhos a ser batido, e é apenas um exemplo da abundante parceria Christopher Nolan/Warner Bros.; em 2015 vimos duas revitalizações de franquias: Mad Max: Estrada da Fúria e Creed. E não podemos esquecer do filme Mulher-Maravilha (2017), da diretora Patty Jenkins, que é uma joia dos filmes de super-heróis da DC Comics.

    Com faturamento na casa dos bilhões, a centenária é considerada uma das maiores distribuidoras e produtoras de filmes de Hollywood e do planeta.

    Depois de dissecar os filmes de sucesso da Warner Bros. ao longo das décadas, vamos conferir os filmes essenciais do estúdio que você não pode deixar de assistir ou reassistir!

    INIMIGO PÚBLICO (1931)

    Tom Powers (James Cagney) e seu amigo Matt (Edward Woods) cresceram nas favelas de Chicago e subiram no mundo do contrabando e do crime organizado. Apesar do estilo de vida criminoso de Tom, ele tenta se manter conectado com sua família e sustentá-los financeiramente, mas a violência entre gangues rivais e o orgulho próprio o afasta deles e o leva a um caminho mortal de vingança.

    AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD (1938)

    Com um custo de produção estimado em mais de dois milhões de dólares, As Aventuras de Robin Hood foi o filme mais caro que a Warner Bros. já produziu e também foi o primeiro estúdio a usar o processo Technicolor de três tiras.

    Sinopse: Quando o Rei Richard (Ian Hunter) é feito prisioneiro, seu irmão, o Príncipe John (Claude Rains) tenta assumir o trono em sua ausência. Indignado com o plano do príncipe, Sir Robin de Locksley (Errol Flynn) reúne seu grupo de homens e com o apoio da adorável Donzela Marian (Olívia de Havilland), luta para proteger a coroa até que o legítimo rei retorne.

    CASABLANCA (1942)

    TBT #72 | Casablanca (1942, Michael Curtiz)

    Casablanca é um filme exclusivo da Warner Bros. estrelado por outra das estrelas icônicas do estúdio, Humphrey Bogart. Ele ganhou reconhecimento por suas atuações em filmes como O Falcão Maltês e outros, em 1946, Bogart era supostamente o ator mais bem pago do mundo .

    Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o dono de uma boate, Rick Blaine (Humphrey Bogart) descobre que sua antiga namorada, Ilsa (Ingrid Bergman) está em Casablanca com o marido, Victor Lazlo (Paul Henreid). Oficiais nazistas na área também ficam sabendo da chegada de Lazlo, um conhecido rebelde e fugitivo. Sem outras opções, Ilsa pede ajuda a Rick e salva seu marido antes que ele seja capturado.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #72 | Casablanca (1942, Michael Curtiz)

    DOUTOR JIVAGO (1965) 

    Baseado em um livro de Boris Pasternak, o filme Doutor Jivago é um clássico absoluto. O longa venceu o Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original logo no ano seguinte a sua estreia.

    Sinopse: O longa conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.

    2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)

    A ficção científica 2001: Uma Odisseia no Espaço, dirigida por Stanley Kubrick, é uma das produções mais revolucionárias do cinema. O longa quebrou paradigmas ao adaptar um livro de Arthur C. Clarke e trazer para o cinema os questionamentos sobre evolução humana, existencialismo e vida no espaço.

    Sinopse: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Stanley Kubrick: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    UM ESTRANHO NO NINHO (1975) 

    Um Estranho no Ninho

    O filme baseado em um livro de Ken Kesey, foi o segundo da história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz. 

    Sinopse: Um prisioneiro, Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #222 | Um Estranho no Ninho (1976, Miloš Forman)

    OS BONS COMPANHEIROS (1990)  

    Em Os Bons Companheiros, Martin Scorsese nos entrega o melhor filme de gangster de todos. O elenco conta com Robert De Niro, Joe Pesci, Ray Liotta e Lorraine Braco. O filme inspirou o roteirista, David Chase, a desenvolver a inovadora série dramática The Sopranos.

    Sinopse: Henry Hill (Ray Liotta) sempre quis ser um gangster e ainda jovem, começou a trabalhar para um chefe local (Paul Sorvino) em seu bairro. À medida que avança na hierarquia, Hill se torna um dos maiores ganhadores da equipe e não tem problemas em desfrutar de um estilo de vida extravagante, mas Henry Hill não consegue ver a terrível realidade da vida que escolheu e gosta da maioria das coisas boas, eventualmente, tudo. chega ao fim.

    MATRIX (1999) 

    O filme Matrix levou o gênero de ficção científica a outro nível com efeitos especiais inovadores e cenas de ação intrincadas inspiradas na animação japonesa e nos filmes de artes marciais. Ele também introduziu o efeito visual conhecido como bullet time, que é uma técnica que faz a ação em uma tomada se mover em câmera lenta enquanto a câmera continua a aparecer se movendo em velocidade normal. Matrix foi o filme de maior bilheteria do ano da Warner Bros. e hoje é classificado como um dos maiores filmes de ficção científica da história.

    Sinopse: O programador de computador, Thomas Anderson, também conhecido como Neo (Keanu Reeves), encontra a frase enigmática “a Matrix” várias vezes antes de conhecer Trinity (Carrie-Anne Moss), que o informa que um homem chamado Morpheus (Lawrence Fishburne) tem a resposta para sua pergunta. Enquanto Trinity leva Neo para o mundo subterrâneo de Zion, eles lutam contra agentes de uma organização secreta determinada a manter a verdade sobre a Matrix escondida.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #64 | Matrix (1999, Lilly e Lana Wachowski)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.

    ‘Bad Boys: Até o Fim’ eleva o tom da narrativa da franquia

    A franquia de filmes Bad Boys é um dos grandes sucessos das carreiras de Will Smith e Martin Lawrence e depois de muitos anos...