6 filmes imperdíveis da década de 60

    A década de 60 foi uma época marcante para o cinema, com muitos filmes clássicos que se tornaram referências na história da sétima arte. Foi uma época de mudança e transição na indústria cinematográfica, com novos movimentos e estilos emergentes, como a Nouvelle Vague na França e o cinema de arte e ensaio em diversos países.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Nouvelle Vague: Conheça um dos maiores movimentos cinematográficos

    Na Europa, o movimento Nouvelle Vague foi um dos mais importantes, com diretores como François Truffaut, Jean-Luc Godard e Alain Resnais criando filmes experimentais, que desafiavam as convenções do cinema tradicional. Filmes como A Bout de Souffle (1960) e Jules et Jim (1962) se tornaram clássicos do cinema francês e influenciaram muitos cineastas ao redor do mundo.

    Nos Estados Unidos, o cinema da década de 60 foi marcado pelo movimento conhecido como New Hollywood, que trouxe uma nova abordagem ao cinema, com maior liberdade criativa, temas mais ousados ​​e realistas, e um elenco mais diverso. Entre os filmes mais importantes deste período estão Bonnie and Clyde (1967), Cool Hand Luke (1967), The Graduate (1967), Easy Rider (1969) e Midnight Cowboy (1969).

    Além disso, a década de 60 também viu a introdução do cinema de arte e ensaio, com diretores como Ingmar Bergman, Federico Fellini e Akira Kurosawa produzindo filmes que abordavam temas profundos e complexos, muitas vezes usando técnicas experimentais de narrativa e cinematografia. Filmes como Yojimbo (1961), 8 1/2 (1963) e Persona (1966) são alguns dos exemplos mais notáveis.

    No Brasil, a década de 60 foi marcada pelo Cinema Novo, um movimento que buscava retratar a realidade do país e criticar a desigualdade social, através de filmes como Vidas Secas (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol ( 1964) e Terra em Transe (1967).

    A década de 60 foi um período de grande criatividade e inovação no cinema, com muitos filmes clássicos que continuam sendo referências até hoje. Veja alguns imperdíveis que já figuraram no TBT do Feededigno!

    Acossado (1960)

    TBT #194 | Acossado (1960, Jean-Luc Godard)

    Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) vai para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu.

    Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #194 | Acossado (1960, Jean-Luc Godard)

    101 Dalmatas (1961)

    TBT #110 | 101 Dálmatas (1961, Wolfgang Reitherman, Clyde Geronimi, Hamilton Luske)

    Pongo (Rod Taylor) está cansado da vida de solteiro. Enquanto olha para fora da janela de sua casa, ele reflete sobre a monotonia em que ele e Roger (Ben Wright) estão fadados e, tendo plena ciência que seu dono não fará nada para mudar a situação, ele decide agir. É então que ele avista a bela Prenda (Cate Bauer) e sua humana passando em direção ao parque e decide por seu plano em prática.

    Após um desastroso e divertido encontro, os dois casais vivem tranquilamente sem muito luxo, mas com muita felicidade. E isso é acentuado com a chegada de 15 filhotinhos que acabaram de nascer, mas a chegada dos novos moradores desperta a cobiça de Cruella De Vil (Betty Lou Gerson), uma antiga amiga de Anita (Lisa Davis), que é simplesmente apaixonada por peles.

    A megera faz uma proposta ao casal para comprar os filhotes, mas, após a recusa de ambos, Cruella sai indignada, preparada para conseguir seu objetivo a qualquer custo e fazer um lindo casaco de pele de dálmatas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #110 | 101 Dálmatas (1961, Wolfgang Reitherman, Clyde Geronimi, Hamilton Luske)

    Lawrence da Arábia (1962)

    Lawrence da Arábia

    Em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exército britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #140 | Lawrence da Arábia (1962, David Lean)

    Os Pássaros (1963)

    Os Pássaros

    Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro, ela decide procurá-lo na cidade de Bodega Bay, Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melanie só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começaram a atacar as pessoas.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    TBT #130 | Os Pássaros (1963, Alfred Hitchcock)

    Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    O Bebê de Rosemary (1968)

    TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    Nada tão cotidiano quanto um casal jovem que se muda para um apartamento em Nova Iorque e decide ter um filho, entre vizinhos estranhos e solícitos demais e um marido capaz de tudo para triunfar como ator. A história começa quando Rosemary (Mia Farrow), depois de um pesadelo, fica grávida e passa a suspeitar de que uma terrível ameaça paira sobre ela e o bebê que espera.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    O Planeta dos Macacos (1968)

    O Planeta dos Macacos

    O astronauta americano George Taylor (Charlton Heston) vai parar por acidente em um planeta habitado por macacos. Os animais dominam o lugar, escravizando os seres humanos, inclusive George e os tripulantes da nave. Agora, o astronauta terá que lutar pela sua liberdade e os outros.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #91 | O Planeta dos Macacos (1968, Franklin J. Schaffner)


    LEIA TAMBÉM:

    4 filmes imperdíveis dos anos 40

    5 filmes imperdíveis da década de 50

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #274 | ‘Madrugada dos Mortos’ é de longe o melhor filme de Zack Snyder

    Madrugada dos Mortos é um dos melhores filmes de zumbi já feitos. E talvez seja o melhor de Zack Snyder até hoje.

    Deadpool & Wolverine: Todos os personagens da franquia X-Men confirmados no longa e mais!

    Deadpool & Wolverine trará de volta aos cinemas personagens da franquia X-Men e mais! Confira a lista completa dos personagens confirmados.

    Deadpool e Wolverine: Confira o primeiro trailer oficial do longa!

    Deadpool e Wolverine chegará aos cinemas em julho! Confira o trailer oficial com detalhes de enredo e o que pode vir por aí!

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.