House of the Dragon: Conheça Sor Criston Cole

    Sor Criston Cole era um cavaleiro da Casa Cole que se tornou Senhor Comandante da Guarda Real do Rei Viserys I Targaryen; seu relacionamento com a filha de Viserys I, a princesa e herdeira Rhaenyra Targaryen, foi primeiro amigável e depois contraditório já que Cole convenceu o filho de Viserys I, Príncipe Aegon, a reivindicar o domínio dos Sete Reinos após a morte de seu pai.

    Esta ação de Criston levou à Dança dos Dragões, uma guerra civil entre Aegon II e sua meia-irmã mais velha, Rhaenyra, que havia sido preparada para ser a sucessora de seu pai, como o falecido rei desejava.

    O cavaleiro ficou conhecido como Criston, o Fazedor de Reis.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen

    RELACIONAMENTOS

    Criston Cole não teve relacionamentos dignos de nota, mas rumores dentro de Porto Real diziam que o jovem cavaleiro e a ainda criança, princesa Rhaenyra tinham um caso.

    FEITOS

    Filho de um mordomo de Lorde Dondarrion, Cole teve uma ascensão meteórica de plebeu à cavaleiro juramentado da Guarda Real e atingindo o segundo mais alto posto na corte, Mão do Rei.

    Em 104 d.C. (Depois da Conquista), Criston ganhou um combate corpo a corpo no torneio em Lagoa da Donzela para celebrar a ascensão do Rei Viserys I Targaryen ao Trono de Ferro, chamando a atenção da corte real ao derrubar a espada valiriana Irmã Negra das mãos do Príncipe Daemon Targaryen com sua espada Estrela da Manhã.

    Ele deu o louro do vencedor para a Princesa Rhaenyra, de sete anos, cujo favor ele usou enquanto desmontava Daemon nas justas, bem como os gêmeos Sor Arryk e Sor Erryk Cargyll, ambos da Guarda Real. Porém, Cole não foi páreo para Lorde Lymond Mallister.

    Ao final do torneio, o Rei Viserys I cedeu a Rhaenyra nomeando Criston Cole seu cavaleiro pessoal juramentado.

    Em 105 d.C., Criston, de 23 anos, tornou-se membro da Guarda Real, tomando o lugar do lendário Sor Ryam Redwyne.

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    Em 129 d.C., o Rei Viserys I Targaryen morreu e Cole junto da Rainha Alicent Hightower reuniram o pequeno conselho para discutir a sucessão, mantendo a morte do rei em segredo do público. Criston Cole se opôs a Rhaenyra Targaryen, Princesa de Pedra do Dragão, ou seu marido, o Príncipe Daemon Targaryen e também repetiu o boato de que os filhos do primeiro casamento de Rhaenyra com Sor Laenor Velaryon eram bastardos.

    Com isso, o pequeno grupo em Porto Real queriam coroar o meio-irmão mais novo de Rhaenyra, o Príncipe Aegon, indo contra os desejos do recém finado Rei Viserys I.

    Todos na corte que se opuseram e declararam apoio para Rhaenyra foram levados sob custódia. Quando Criston foi até Aegon para convencer o príncipe a subir ao Trono de Ferro, o principal argumento era de que ele e seus irmãos seriam mortos por Rhaenyra se ele não reivindicasse o Trono de Ferro.

    Durante a coroação de Aegon no Fosso dos Dragões, Cole colocou a antiga coroa de Aegon, o Conquistador, na cabeça do jovem rei. Criston Cole nomeou Aegon com Aegon II e ficou conhecido como o Fazedor de Reis após o golpe da coroação.

    Rhaenyra Targaryen, que estava em Pedra do Dragão na época da coroação de Aegon II Targaryen, ao descobrir o golpe recusou-se a apoiar seu meio-irmão, iniciando o grande conflito armado que engoliu os Sete Reinos e ficou conhecido como a Dança dos Dragões. Muitos dos lordes dos Sete Reinos estavam cientes do desejo do Rei Viserys I de que Rhaenyra a sucedesse como a primeira rainha governante da Casa Targaryen, e deram seu apoio à princesa.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | House of the Dragon: Entenda a Dança dos Dragões

    MORTE

    Após muitas batalhas sangrentas entre os Negros e Verdes, Sor Criston Cole marchou para o sul com seu exército de Verdes, apoiadores do Rei Aegon II, encontrando apenas morte e o fogo diante de si. Seus batedores encontraram cadáveres pendurados em árvores e espalhados por todo o caminho, além de contaminando poços com água potável.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Quem são os Negros?

    Quem são os Verdes?

    Os Negros finalmente se reuniram sob a liderança de Lorde Roderick Dustin e enfrentaram Criston, que desafiou os líderes do exército Negro a enfrentá-lo em combate singular, mas isso lhe foi negado.

    Numa das batalhas mais decisivas da Dança dos Dragões, após a morte de Cole, os homens do exército Verde começaram a fugir e consequentemente foram assassinados aos montes.

    O massacre se tornou conhecido como Baile dos Carniceiros.

    LEIA TAMBÉM:

    House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen


    A Casa do Dragãospin-off de Game of Thrones, chegará ao HBO Max no dia 21 de agosto de 2022 e Sor Criston Cole será vivido pelo ator Fabien Frankel.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.