Sor Criston Cole era um cavaleiro da Casa Cole que se tornou Senhor Comandante da Guarda Real do Rei Viserys I Targaryen; seu relacionamento com a filha de Viserys I, a princesa e herdeira Rhaenyra Targaryen, foi primeiro amigável e depois contraditório já que Cole convenceu o filho de Viserys I, Príncipe Aegon, a reivindicar o domínio dos Sete Reinos após a morte de seu pai.
Esta ação de Criston levou à Dança dos Dragões, uma guerra civil entre Aegon II e sua meia-irmã mais velha, Rhaenyra, que havia sido preparada para ser a sucessora de seu pai, como o falecido rei desejava.
O cavaleiro ficou conhecido como Criston, o Fazedor de Reis.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen
RELACIONAMENTOS
Criston Cole não teve relacionamentos dignos de nota, mas rumores dentro de Porto Real diziam que o jovem cavaleiro e a ainda criança, princesa Rhaenyra tinham um caso.
FEITOS
Filho de um mordomo de Lorde Dondarrion, Cole teve uma ascensão meteórica de plebeu à cavaleiro juramentado da Guarda Real e atingindo o segundo mais alto posto na corte, Mão do Rei.
Em 104 d.C. (Depois da Conquista), Criston ganhou um combate corpo a corpo no torneio em Lagoa da Donzela para celebrar a ascensão do Rei Viserys I Targaryen ao Trono de Ferro, chamando a atenção da corte real ao derrubar a espada valiriana Irmã Negra das mãos do Príncipe Daemon Targaryen com sua espada Estrela da Manhã.
Ele deu o louro do vencedor para a Princesa Rhaenyra, de sete anos, cujo favor ele usou enquanto desmontava Daemon nas justas, bem como os gêmeos Sor Arryk e Sor Erryk Cargyll, ambos da Guarda Real. Porém, Cole não foi páreo para Lorde Lymond Mallister.
Ao final do torneio, o Rei Viserys I cedeu a Rhaenyra nomeando Criston Cole seu cavaleiro pessoal juramentado.
Em 105 d.C., Criston, de 23 anos, tornou-se membro da Guarda Real, tomando o lugar do lendário Sor Ryam Redwyne.
A DANÇA DOS DRAGÕES
Em 129 d.C., o Rei Viserys I Targaryen morreu e Cole junto da Rainha Alicent Hightower reuniram o pequeno conselho para discutir a sucessão, mantendo a morte do rei em segredo do público. Criston Cole se opôs a Rhaenyra Targaryen, Princesa de Pedra do Dragão, ou seu marido, o Príncipe Daemon Targaryen e também repetiu o boato de que os filhos do primeiro casamento de Rhaenyra com Sor Laenor Velaryon eram bastardos.
Com isso, o pequeno grupo em Porto Real queriam coroar o meio-irmão mais novo de Rhaenyra, o Príncipe Aegon, indo contra os desejos do recém finado Rei Viserys I.
Todos na corte que se opuseram e declararam apoio para Rhaenyra foram levados sob custódia. Quando Criston foi até Aegon para convencer o príncipe a subir ao Trono de Ferro, o principal argumento era de que ele e seus irmãos seriam mortos por Rhaenyra se ele não reivindicasse o Trono de Ferro.
Durante a coroação de Aegon no Fosso dos Dragões, Cole colocou a antiga coroa de Aegon, o Conquistador, na cabeça do jovem rei. Criston Cole nomeou Aegon com Aegon II e ficou conhecido como o Fazedor de Reis após o golpe da coroação.
Rhaenyra Targaryen, que estava em Pedra do Dragão na época da coroação de Aegon II Targaryen, ao descobrir o golpe recusou-se a apoiar seu meio-irmão, iniciando o grande conflito armado que engoliu os Sete Reinos e ficou conhecido como a Dança dos Dragões. Muitos dos lordes dos Sete Reinos estavam cientes do desejo do Rei Viserys I de que Rhaenyra a sucedesse como a primeira rainha governante da Casa Targaryen, e deram seu apoio à princesa.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | House of the Dragon: Entenda a Dança dos Dragões
MORTE
Após muitas batalhas sangrentas entre os Negros e Verdes, Sor Criston Cole marchou para o sul com seu exército de Verdes, apoiadores do Rei Aegon II, encontrando apenas morte e o fogo diante de si. Seus batedores encontraram cadáveres pendurados em árvores e espalhados por todo o caminho, além de contaminando poços com água potável.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
Os Negros finalmente se reuniram sob a liderança de Lorde Roderick Dustin e enfrentaram Criston, que desafiou os líderes do exército Negro a enfrentá-lo em combate singular, mas isso lhe foi negado.
Numa das batalhas mais decisivas da Dança dos Dragões, após a morte de Cole, os homens do exército Verde começaram a fugir e consequentemente foram assassinados aos montes.
O massacre se tornou conhecido como Baile dos Carniceiros.
LEIA TAMBÉM:
House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen
A Casa do Dragão, spin-off de Game of Thrones, chegará ao HBO Max no dia 21 de agosto de 2022 e Sor Criston Cole será vivido pelo ator Fabien Frankel.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!