House of the Dragon: Conheça o Rei Viserys I Targaryen

    O Rei Viserys I Targaryen foi o quinto rei Targaryen a se sentar no Trono de Ferro, sucedendo seu avô, Jaehaerys, o Conciliador. Durante seu reinado, Viserys I deu continuidade ao legado próspero e pacífico de seu avô, mas as sementes para a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, evento que muito mais tarde engolfaria o reino, foram semeadas em seu governo.

    Ele foi o último montador de Balerion, o Terror Negro e nunca se uniu a outro dragão após a morte de Balerion.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen

    RELACIONAMENTOS

    Durante sua vida Viserys I teve duas esposas, as quais foram suas rainhas:

    Mantendo uma esplêndida corte com sua prima e esposa, a Rainha Aemma Arryn, Viserys I estava determinado a manter a paz e a boa vontade de seu avô, Jaehaerys, o Sábio. Eles tiveram um filho que morreu na infância e uma filha, a princesa Rhaenyra Targaryen, que tinha seis anos quando seu pai se tornou rei. Aos oito anos de idade Rhaenyra estava sempre ao lado de seu pai em festas, bailes e torneios; e foi apelidada de “o deleite do reino”.

    Após viver o luto pela morte de Aemma, o Grande Meistre Runciter foi o primeiro a convencer o rei a se casar novamente, sugerindo Laena Velaryon, filha de Lorde Corlys Velaryon, porém o rei escolheu Alicent Hightower, a filha de dezoito anos de Sor Otto Hightower, sua Mão do Rei.

    Em 106 d.C. (Depois da Conquista), o Rei Viserys I e Alicent se casaram. Durante a cerimônia a princesa Rhaenyra Targaryen serviu sua nova madrasta na festa de casamento e a Rainha Alicent a beijou e a nomeou “filha”.

    No ano seguinte, em 107 d.C., a fértil Alicent deu à luz a três filhos do rei:

    • Em 107 d.C. nasceu Aegon
    • Em 109 d.C. nasceu Helaena e
    • Em 110 d.C. nasceu Aemond.

    No início do segundo casamento de Viserys I, Alicent e Rhaenyra se davam bem, mas isso logo mudou, pois ambas desejavam ser a primeira-dama do reino. Embora Alicent tivesse dado herdeiros masculinos ao Rei Viserys I, o rei não fez nada para mudar a ordem de sucessão, pois considerava o assunto já resolvido ao nomear Rhaenyra em seu testamento. 

    FEITOS

    O Rei Viserys I Targaryen herdou um trono seguro, com o tesouro completo e um belo legado de seu avô. A Casa Targaryen estava em seu estado mais poderoso, tendo a maioria dos membros e dragões desde a Perdição de Valíria.

    Viserys I era conhecido como o Jovem Rei quando subiu ao trono e, devido à sua natureza amigável, os plebeus estavam otimistas sobre seu reinado.

    Em 105 d.C. Viserys I ainda em seu primeiro casamento, realizou uma cerimônia pródiga e declarou Rhaenyra como a herdeira e princesa de Pedra do Dragão em resposta às ambições de seu ingrato e ambicioso irmão Daemon Targaryen. Centenas de senhores e cavaleiros fizeram reverência e juramentos solenes à princesa para defender seus direitos de sucessão.

    A partir de então o Rei Viserys I Targaryen começou a preparar a princesa Rhaenyra para ser a rainha governante, ensinando-a a governar e a fez parte de seu pequeno conselho.

    Ao longo dos anos de seu segundo casamento, dois partidos começaram a se formar na corte. O partido da rainha consistia em poderosos senhores amigos de Alicent e apoiadores dos direitos de seus filhos. Contra isso estava o partido da princesa, aqueles que apoiavam Rhaenyra como herdeira.

    Em 111 d.C., foi realizado um torneio para celebrar o aniversário de cinco anos do casamento de do Rei Viserys I com a Rainha Alicent; durante o evento a rainha usava um vestido verde, enquanto a princesa usava preto e vermelho, as cores da Casa Targaryen, logo tornou-se costume referir-se as facções como Verdes e Negros.

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    House of the Dragon: Entenda a Dança dos Dragões

    Com a disputa de Rhaenyra e Alicent sempre crescente, Viserys I foi obrigado a deixar sua filha em Pedra do Dragão para aliviar a tensão com sua Rainha em Porto Real, mas após sua morte, em 129 d.C., a Rainha Alicent e Sor Criston Cole enviaram a Guarda Real para convocar os pequenos membros do conselho. Durante a reunião, foi dito aos presentes que o Príncipe Aegon, o Velho seria coroado e após discussões, ameaças e mortes, o Conselho Verde fez seus planos, jurando lealdade ao seu novo rei e prendendo todos aqueles em Porto Real que pudessem ser leais a Rhaenyra.

    Agora o filho mais velho de sua segunda esposa, Alicent Hightower, foi coroado como Rei Aegon II Targaryen por Sor Criston Cole, o Senhor Comandante da Guarda Real.

    Em Pedra do Dragão, ao tomar conhecimento da coroação de Aegon graças a Sor Steffon Darklyn, que havia fugido de Porto Real com a coroa de seu avô e seu pai, Rhaenyra Targaryen foi coroada rainha. Seu tio e marido, Príncipe Daemon Targaryen colocou a coroa na cabeça de Rhaenyra e ele foi nomeado Protetor do Reino; Jacaerys, filho de Rhaenyra foi oficialmente nomeado Príncipe da Pedra do Dragão e herdeiro do Trono de Ferro.  E declarando Sor Otto Hightower e Rainha Alicent como traidores, Rhaenyra permitiu que seus meio-irmãos fossem perdoados se dobrassem os joelhos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: Entenda a Dança dos Dragões

    MORTE

    A robustez do Rei Viserys I Targaryen causou-lhe vários problemas de saúde, incluindo gota, dores nas articulações, dores nas costas e problemas respiratórios; e no final de sua vida, seu sobrepeso quase o impediu de subir os degraus do Trono de Ferro.

    Quando morreu, durante um cochilo na Fortaleza Vermelha de Porto Real, sua morte foi omitida do público pela Rainha Alicent Hightower, e a partir daí começou a reunião do Conselho Verde na Fortaleza de Maegor que culminou na coroação de Aegon II que ia contra a sucessão definida pelo falecido rei e que explodiria a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões.

    Alicent Hightower proibiu septões e irmãs silenciosas de tratarem o corpo de Viserys I, que começou a inchar e apodrecer. Uma semana após a morte do rei, sua morte foi finalmente revelada publicamente com os Verdes anunciando a ascensão de Aegon II Targaryen.

    Só então as irmãs silenciosas então prepararam o corpo do falecido rei para a tradicional queima de um Targaryen.

    LEIA TAMBÉM:

    House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen


    House of the Dragonspin-off de Game of Thrones, chegará ao HBO Max em 2022 e o Rei Viserys I Targaryen será vivido pelo ator britânico Paddy Considine (Peaky Blinders).

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    O Peso do Talento: Saiba tudo sobre o filme do Nicolas Cage

    O Peso do Talento estreia no dia 12 de maio nos cinemas do Brasil. Conheça mais sobre a produção que é uma carta de amor a Nicolas Cage.

    Elizabeth Olsen: Conheça a atriz e seus melhores trabalhos

    Elizabeth Olsen estreou como atriz aos 4 anos de idade e é muito mais que apenas a Feiticeira Escarlate do Universo Cinematográfico Marvel.

    Raio Negro: Quem é Blackagar Boltagon, o Rei dos Inumanos?

    O rei dos Inumanos, Raio Negro possui uma voz quase sônica e com o menor sussurro ele pode destruir cidades inteiras.