Início QUADRINHOS Artigo Jocasta: Conheça a criação de Ultron

Jocasta: Conheça a criação de Ultron

Jocasta: Conheça a criação de Ultron

A androide da Marvel, Jocasta – ou Jocasta Pym -, foi criada pelo escritor Jim Shooter e pelo artista George Pérez; e teve sua primeira aparição na HQ Os Vingadores #162 – Vol. 1, em agosto de 1977.

ORIGEM

Jocasta foi construída pelo robô Ultron em um centro de pesquisa aeroespacial abandonado em Nassau, Long Island, Nova Iorque, para que ele pudesse ter uma companheira.

Para permitir uma melhor consciência desse novo androide, o vilão baseou os padrões mentais e cerebrais de Janet van Dyne, a Vespa.

Janet van Dyne e Jocasta.

O nome de Jocasta vem da Rainha grega que era casada com Édipo, Rei de Tebas. A profecia por trás de Édipo dizia que ele mataria seu pai e se casaria com sua mãe. Isso se conecta diretamente à história por trás da Jocasta da Marvel.

Como o objetivo de Ultron era ser o marido de Jocasta, ele interpretaria Édipo nesta história.

Em paralelo a profecia, quando diz que Édipo (no caso Ultron), matará seu pai, Laio, está se referindo a Hank Pym, seu criador; que por extensão, Janet Van Dyne seria sua mãe. E quando diz que ele se casaria com a mãe, refere-se a Jocasta, pois parte da mente de Janet está dentro da androide.

Édipo e Jocasta.

Mesmo estando no corpo de Jocasta, Janet tinha plena consciência de seus atos, o que foi fundamental para que os Vingadores derrotassem Ultron.

Após a vitória, os Vingadores largaram Jocasta de lado, desativada. Mais tarde, Ultron retornou e a trouxe de volta a “vida” utilizando um link remoto que ativaria o resíduo mental que a Vespa deixou para trás.

Jocasta foi programada para ser leal a Ultron, mas eventualmente o traiu, escolhendo ajudar os Vingadores a derrotá-lo novamente. Depois disso, a androide se aventurou com os Vingadores por um tempo, mas nunca se sentiu aceita, e os deixou pouco antes de ser declarada como um membro oficial da equipe.

Vagando pelo país, Jocasta foi controlada por uma sugestão pré-programada para reconstruir Ultron. Ela assim o fez, mas logo se juntou ao Quarteto Fantástico, ficando mais próxima do Coisa, e ao robô chamado Homem-Máquina para derrotar Ultron, mais uma vez.

Durante a batalha, a androide se sacrificou na tentativa de matar seu criador, que, no entanto, sobreviveu, até que o Homem-Máquina arrancou os circuitos vitais do insistente vilão.

Os Vingadores fizeram um memorial por sua aliada caída, e o Homem-Máquina compareceu, percebendo seu amor por Jocasta. No futuro, Jocasta foi remontada por agentes do vilão megalomaníaco, Alto Evolucionário.

A mesma reteve o suficiente de sua programação antiga para sinalizar aos Vingadores e logo se uniu a eles para frustrar os planos contra o povo da Terra.

A androide se sacrificou mais uma vez para explodir a base do vilão, mas não antes que o Capitão América assegurasse que ela era uma verdadeira Vingadora

PODERES E HABILIDADES

Como uma androide, Jocasta possui vários poderes que envolvem tecnologia e robótica:

  • Integração com computador que lhe permite detectar padrões de energia e rastreá-los até sua fonte;
  • Manipulação de energia fazendo com que seu corpo autômato possa gerar e controlar diferentes tipos de energia;
  • Ela é capaz de disparar rajadas de energia de seus olhos e de suas mãos pode emitir potentes rajadas de força.

Entre habilidades mais comuns estão:

Força, durabilidade, velocidade, sentidos e reflexos superhumanóides, vôo, campo de força e mudança de forma.

Sendo uma construção “não viva”, Jocasta não necessita de comida, água ou oxigênio para sobreviver e, portanto, também é imune a venenos e doenças, podendo sobreviver facilmente no vácuo do espaço ou debaixo d’água.

Ela também é especialista em armas e especialista em combate corpo a corpo.

EQUIPES

Jocasta provou seu valor como uma grande heroína várias vezes ao se sacrificar em missões que não havia outra saída a não ser o seu próprio sacrifício.

A mesma lutou ao lado de vários heróis e em equipes como Os vingadores, Quarteto Fantástico e ao se tornar membro dos Poderosos Vingadores, foi chamada por Hank Pym para ser professora na Academia dos Vingadores.

A androide residiu na Mansão dos Vingadores por um tempo. Devido às suas origens semelhantes, ela desenvolveu sentimentos por Visão, mas o mesmo era feliz no casamento com Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate e não correspondia aos sentimentos de Jocasta.

A criação de Ultron provou ser particularmente útil no primeiro confronto dos Vingadores com o vilão mercenário Treinador (Anthony “Tony” Masters) que possuía reflexos fotográficos que duplicam qualquer movimento, mas como nunca tinha visto Jocasta antes, Anthony não podia prever o que ela estaria prestes a fazer, sendo derrotado por ela.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Treinador: Conheça o vilão do filme da Viúva Negra

Jocasta também participou de outras equipes como os Vingadores I.A., A.R.M.A.D.U.R.A. e Iniciativa.

OUTRAS MÍDIAS

Nos desenhos animados, Jocasta aparece em Marvel Disk Wars: The Avengers e apenas sua voz é relatada em The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes.

Nos jogos de videogames, aparece em Heróis Marvel, Marvel: Future Fight e Marvel Avengers Academy.

A personagem aparece na animação Os Novos Vingadores: Heróis do Amanhã e é dublada por Nicole Oliver.

Nos cinemas, Jocasta teve um cameo no Universo Cinematográfico Marvel em Vingadores: Era de Ultron (2015), ela é uma das escolhas de IA substituta de Tony Stark (Robert Downey Jr.); um é rotulado como Jocasta e outro é rotulado como Tadashi, mas ambos são ignorados e Tony escolhe Sexta-feira.

Especula-se que Jocasta possa estar presente na série WandaVision, a primeira série da Marvel Studios está disponível na Disney+; mas nada foi confirmado.

Tudo sobre WandaVision, série do Universo Marvel original do DIsney+Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorPeaky Blinders: 6ª temporada será a última, mas não o fim
Próximo artigoSex Education: 3ª temporada terá salto temporal de acordo com Asa Butterfield
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.