Kristen Stewart: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Kristen Jaymes Stewart, conhecida como Kristen Stewart, se tornou um ícone teen com seu papel de Isabela “Bella” Swan em Crepúsculo (2008), a atriz que iniciou no palco da escola primária teve altos e baixos até chegar à sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz em Spencer (2022).

    História

    Kristen tem trabalhado como atriz desde seus primeiros anos em Los Angeles, Califórnia. Seus pais, John Stewart e Jules Stewart, trabalham no cinema e na televisão, o que explica a paixão da filha pela atuação.

    Início de carreira

    Depois que um caçador de talentos assistiu sua performance na escola primária em uma peça, aos oito anos de idade, Stewart conseguiu um pequeno papel no filme O Terceiro Ano (1999) do Disney Channel; porém seu primeiro papel significativo veio quando ela foi escalada como Sam Jennings em Encontros do Destino (2001).

    A grande chance da atriz surgiu quando ela foi escalada como protagonista do drama de sucesso Quarto do Pânico (2002), com os veteranos de tela Jodie Foster, Forest Whitaker e Jared Leto. O papel de Kristen Stewart como a adolescente diabética e problemática chamou a atenção dos críticos, que elogiaram seu desempenho discreto e sólido; o filme arrecadou respeitáveis ​​US$ 95 milhões nas bilheterias.

    Elogiada por sua atuação em Quarto do Pânico, passou a integrar o elenco de Garganta do Diabo (2003) como filha de Dennis Quaid e Sharon Stone. Embora o filme não tenha saído bem nas bilheterias, ela recebeu outra indicação ao Young Artist Award.

    A partir da sua indicação ao prêmio, Kristen foi agregando papéis cada vez mais significativos para sua carreira. Afinal, quem é visto é lembrado, não é mesmo?

    Fincando seus pés cada vez mais em Hollywood

    Kristen Stewart no filme Zathura: Uma Aventura Espacial.

    Stewart mostrou sua versatilidade com sua performance em O Silêncio de Melinda (2005), sobre uma adolescente que para de falar após uma agressão sexual e também apareceu no filme de ficção científica Zathura: Uma Aventura Espacial (2005), seguido pelo drama Sociedade Feroz (2006).

    Depois de aparecer em vários sucessos de bilheteria mais leves, Kristen Stewart conseguiu o papel de uma moradora de uma comunidade adolescente no filme biográfico aclamado pela crítica Na Natureza Selvagem (2007) levando a atriz a uma terceira indicação ao Young Artist Award que resultou em uma vitória. O papel trouxe Kristen de volta aos holofotes, onde vimos a atriz também em Doces Encontros (2007), de Mary Stuart Masterson.

    Stewart não fazia ideia do quanto essa fase seria importante para a vida e carreira dela. Depois de atuar ao lado de Robert De Niro em Fora de Controle (2008), deu início à saga Crepúsculo (2008-2012) que contou com cinco filmes baseados nos livros de Stephanie Meyer, sendo a personagem principal. Premiada com o MTV Movie Award de Melhor Performance Feminina.

    Atuando ao lado de Robert Pattinson, a atriz levou seu romance da ficção para vida real.

    Aliás, só um adendo: Kristen Stewart foi a atriz mais bem paga em 2011 e 2012.

    Cancelamento ou bênção?

    Kristen com seu prêmio Cesar de Melhor Atriz Coadjuvante.

    Próximo do fim da saga Crepúsculo, a atriz acabou “cancelada” pelos próprios fãs após ter sido fotografada traindo Pattinson com o ator Rupert Sanders, diretor de Branca de Neve e o Caçador (2012).

    Kristen que vinha com uma carreira bem-sucedida com produções independentes no início da carreira, ganhou ainda mais destaque após a projeção do “cancelamento”, voltando fortificada e apostando em produções europeias, como o longa Acima das Nuvens (2014), onde sua atuação ao lado de Juliette Binoche lhe garantiu o prêmio Cesar, o “Oscar Francês”, e fez dela a primeira atriz americana a conquistar o troféu de Melhor Atriz Coadjuvante na premiação.

    Desde 2010, Stewart procurava se desvencilhar de sua imagem de “atriz de um personagem só”, e buscou atuar trabalhando em vários projetos indies, incluindo Corações Perdidos (2010) e também em filmes de maior complexidade como The Runaways: Garotas do Rock (2010) e Na Estrada (2011), do diretor brasileiro Walter Salles.

    Kristen Stewart recebeu elogios por sua atuação e performances musicais e mais tarde ganhou o prêmio BAFTA Rising Star e na categoria de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Milão por Corações Perdidos (2010).

    Até chegar em Spencer, Kristen fez escolhas certas e erradas em muitas produções porém sem perder sua essência e ousadia. Com uma atuação aclamada ao lado da vencedora do Oscar Julianne Moore, chamou a atenção em Para Sempre Alice (2014); concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes por Personal Shopper (2016); atuou com Woody Allen em Café Society (2016); além de atuar em papéis principais em filmes sobre figuras históricas, incluindo Lizzie (2018) e Seberg Contra Todos (2019), e encarou a superprodução hollywoodiana com As Panteras (2019).

    Finalmente a atriz perdeu a fama de “em sal” ao estrelar o longa natalino gay Alguém Avisa? (2020) e assumiu o posto de “a garota descolada” e a mais ousada embaixadora da grife francesa Chanel.

    Indicação ao Oscar

    Com sua indicação de Melhor Atriz ao Oscar 2022 pela atuação em Spencer, ela completa sua jornada e chega ao que é, para a tradicional indústria cinematográfica o ápice da carreira de uma atriz em sua melhor fase.

    Será que Kristen Stewart desbancará – com todo o respeito – a veterana e dona de uma prateleira cheia de estatuetas douradas, Olivia Colman? Acredito que definitivamente Hollywood transformou o potencial da jovem atriz em potência, então tudo poderá acontecer.

    Os 10 melhores trabalhos de Kristen Stewart

    Quarto do Pânico (2002)

    Sinopse: Meg Altman (Jodie Foster) é uma mulher recém-separada que é surpreendida com a invasão de sua casa por três homens estranhos. Logo ela e sua filha Sarah (Kristen Stewart) vão para um quarto secreto, construído especialmente para situações de emergência. De dentro do quarto Meg espiona o que está ocorrendo em sua casa através de um circuito fechado de TV, mas logo ela passa a enfrentar pequenos problemas dentro e fora de seu refúgio, principalmente porque aquilo que os homens estão procurando está justamente no quarto onde Meg e Sarah estão.

    Na Natureza Selvagem (2007)

    Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

    Fora de Controle (2008)

    Sinopse: Ben (Robert De Niro) é um produtor de cinema que precisa resolver uma série de problemas todos os dias, tanto profissionais quanto de ordem pessoal. Ao mesmo tempo em que precisa negociar com o chefe de um grande estúdio para que seu novo filme seja exibido no Festival de Cannes, ele precisa lidar com os caprichos de atores e o ego de diretores. Paralelamente, Ben ainda precisa lidar com os problemas da adolescência de sua filha Zoe (Kristen Stewart) e a acusação da esposa (Robin Wright) de que tem uma amante.

    Crepúsculo (2008)

    Sinopse: Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.

    Corações Perdidos (2010)

    Sinopse: Doug (James Gandolfini) e Lois (Melissa Leo) tiveram o casamento abalado devido a uma tragédia familiar, ocorrida anos atrás. Com o tempo, eles se distanciaram cada vez mais. Um dia Doug vai a Nova Orleans para participar de uma conferência e lá conhece Mallory (Kristen Stewart), uma jovem que trabalha em casas de striptease. Decidido a ajudá-la, Doug permanece na cidade. A situação logo provoca estranheza em Lois, que decide ir à cidade para encontrar o marido.

    The Runaways: Garotas do Rock (2010)

    Sinopse: Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie.

    Acima das Nuvens (2014)

    Sinopse: Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que Joann (Chloë Moretz), jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, uma insegura Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente Valentine (Kristen Stewart) no confrontamento com seu passado.

    As Panteras (2019)

    CRÍTICA - As Panteras (2019, Elizabeth Banks)

    Sinopse: Sabina Wilson (Kristen Stewart), Jane Kano (Ella Balinska) e Naomi Scott (Elena Houghlin) são três Panteras que precisam deixar as diferenças de lado quando embarcam em uma aventura internacional junto com sua à nova Bosley (Elizabeth Banks) e com a cientista Elena Houghlin (Naomi Scott). Elas precisam impedir que um novo programa de energia se torne uma ameaça para a humanidade e descobrir quem está por trás de um plano tão maligno.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – As Panteras (2019, Elizabeth Banks)

    Alguém Avisa? (2020)

    Sinopse: Encontrar a família da sua namorada pela primeira vez pode ser difícil. Planejar pedir casamento no jantar de Natal da família dela – até você perceber que eles nem sabem que ela é gay – é ainda mais difícil. Abby (Kristen Stewart), uma mulher que descobre que Harper (Mackenzie Davis), sua namorada, manteve o relacionamento amoroso entre elas em segredo. Por conta disso, Abby começa a questionar a sua amada, a pessoa ela tanto pensava que conhecia.

    Spencer (2022)

    CRÍTICA - Spencer (2022, Pablo Larraín)

    Sinopse: Durante suas férias de Natal com a Família Real na propriedade de Sandringham em Norfolk, na Inglaterra, Diana Spencer (Kristen Stewart), lutando com problemas de saúde mental, decide terminar seu casamento de uma década com o príncipe Charles (Jack Farthing).

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Spencer (2022, Pablo Larraín)

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliver Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.