Início FILMES Artigo Nosferatu: Conheça a origem do vampiro e suas principais adaptações

Nosferatu: Conheça a origem do vampiro e suas principais adaptações

Céu Vermelho Sangue

Considerados os vampiros mais feios, o horror físico é o que define os Nosferatu, e são inúmeras as suas deformidades perturbadoras. Dois Nosferatus nunca irão ter a mesma má-formação, e o clã por fim se torna um show de horrores de membros retorcidos, protuberâncias dentadas, semblantes infernais, rostos arruinados, apêndices espasmódicos e características raramente vistas em seu rebanho mortal.

Estes vampiros geralmente escondem suas deformações sob mantos e trapos sem forma, mas alguns se regojizam com o desconforto que sua presença causa e não tentam disfarçar.

NO CINEMA

Nosferatu: Conheça a origem do vampiro e suas principais adaptaçõesNosferatu – Uma Sinfonia do Horror (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens) é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não autorizaram F. W. Murnau a adaptar a obra.

As músicas do filme foram compostas por Hans Erdmann (1888-1942) para serem tocadas durante as exibições, prática comum no período do cinema mudo. Devido a problemas de direitos autorais, a trilha foi desmembrada e a maioria das partituras se perdeu. Após um trabalho de pesquisa na Alemanha, Hans Brandner e Marcelo Falcão reconstituíram a trilha original do longa e foi executada em sessões do IMS Paulista, sob a regência de Falcão.

Rodado em 1922, Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero do terror no cinema. O filme narra a história de Jonathan Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário que, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, o conde Orlok (Max Schreck). O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se apaixona por Ellen (Greta Schröder), a noiva de Hutter.

NO RPG

O clássico clã de Vampiro: A Máscara, os Nosferatu, estão presentes no sistema Storyteller desde os primórdios.

Descrição: Aqueles que duvidam que o Abraço é uma maldição não precisam procurar uma resposta após ver um Nosferatu. Distorcidos pela marca de Caim, membros do Clã Nosferatu são transformados em monstros horrendos pelo Abraço. Devido a isso eles se mantém nas sombras e normalmente despertam a ira e o escárnio de outros Membros pela sua aparência repugnante. Outros ficam tão aterrorizados ou revoltatodos pelos Nosferatu a ponto destes deformados Membros terem pouca interação social.

Mas para sua vantagem, os Nosferatu possuem muitos dos segredos apenas ditos em sussurros pelos seus relutantes colegas. Eles desfrutam de uma fama respeitável de informantes dos Membros, devido à sua sagacidade sobrenatural em furtividade e pelo fato de que muitos Membros preferem ignorá-los a reconhecê-los. Nosferatus experientes exploram isto a seu favor, tornando a hipocrisia de outros vampiros em seu ganho.

Em suma, a condição dos Nosferatu é solitária e alienante. Como eles reagem à Maldição de Caim varia em sua perseverança aparente e mental, mas é fácil ser um objeto de repulsa absoluta e não conseguir ter a atenção ou boa vontade de outro Membro. Alguns são cruéis, tão malignos por dentro quanto deformados por fora, enquanto outros são trágicos, miseráveis criaturas que foram amaldiçoadas com uma condição de pária sem poder ter ao menos uma escolha.

Apelidos: Ratos dos Esgotos, O Clã dos Escondidos, Leprosos, Rastejadores, entre outros.

Disciplinas do Clã: Animalismo, Ofuscação, Potência

NO STREAMING

Apesar de não ser explícito a raça dos vampiros, recentemente chegou ao catálogo da Netflix, o filme alemão Céu Vermelho-Sangue; estrelado por Peri Baumeister (The Last Kingdom) e Dominic Purcell (Legends of Tomorrow).

Sinopse: Um grupo de terroristas sequestra um avião. Entretanto, eles não esperavam que uma de suas passageiras pudesse atrapalhar seus planos, uma vez que ela é uma vampira que tem muita sede de sangue.

Assista ao trailer:

GAME

Em 2003, a produtora Idol FX lançou para PC o game  Nosferatu: The Wrath of Malachi; o título de ação, horror e sobrevivência single player leva os jogadores ao terror de um antigo castelo gótico cheio de vampiros. Com esses mortos vivos surgindo por todas as partes, você terá que procurar por salas sombrias e calabouços frios e úmidos, para encontrar e libertar sua família e amigos. Qualquer falha resultará não só na morte dessas pessoas como no ressurgimento de um antigo ser sobrenatural que ameaçará toda a humanidade.

Assista ao gameplay:

E você, é fã de vampiros? Qual seu clã favorito? Deixe seus comentários abaixo!

LEIA TAMBÉM:

Drácula: Dissecando a criatura mais popular da cultura pop

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorWhat If…?: Conheça Uatu, o Vigia
Próximo artigoCRÍTICA – Modern Love (2ª temporada, 2021, Amazon Prime Video)
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.