O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Isildur

    Isildur era o filho mais velho de Elendil e irmão de Anárion. Ele e Anárion fundaram e governaram conjuntamente Gondor, enquanto seu pai morava em Arnor no norte.

    Na Guerra da Última Aliança, Isildur cortou o Um Anel da mão do Maia Sauron, mas ele se recusou a destruí-lo. Isildur foi posteriormente morto por Orcs e o Anel foi perdido no Desastre dos Campos de Lis por quase 2.500 anos. Sua recusa em destruir o Anel permitiu que o espírito de Sauron durasse e assegurou que ele continuaria sendo uma ameaça para a Terra-média nos próximos anos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    A linhagem de Isildur sobreviveu nos Dúnedain do Norte e seu herdeiro ajudaria a acabar com o poder de Sauron na Guerra do Anel.

    NOMES E TÍTULOS

    Apesar de não viver tanto quanto os Elfos, os numenorianos também tinham uma vida longa e Isildur ao longo de seus 234 anos recebeu alguns títulos, como:

    • Rei de Gondor;
    • Alto Rei de Arnor e Gondor;
    • Rei de todos os Dúnedain.

    ORIGEM

    Isildur nasceu em Númenor e vivia junto com sua família no refúgio de Rómenna na costa leste da ilha de Númenor. Seu pai era Elendil e seu avô era Amandil, o Senhor de Andúnië. Os Senhores de Andúnië descendiam dos Reis de Númenor através de Silmariën, a filha mais velha do quarto Rei de Númenor, Tar-Elendil.

    A PRIMEIRA ERA

    Ar-Pharazôn, o Rei de Númenor, capturou Sauron e o trouxe para Númenor. Entretanto, Sauron se permitiu ser levado porque queria corromper os númenorianos para causar sua queda. Ele usou seu desejo de imortalidade e poder para convencê-los a renunciar a divindade Eru e adorar Morgoth.

    À medida que a influência de Sauron aumentava, os Fiéis – um pequeno grupo de númenorianos permaneceu amigável com os Elfos e fiel a Eru e aos Valar – começaram a se preparar para deixar Númenor. Eles encheram nove navios com suas famílias e muitos de seus bens valiosos, incluindo o palantíri. Isildur tinha três navios próprios, e trouxe a bordo a muda de Nimloth, a Árvore Branca; a Pedra de Erech; assim como sua esposa e seu filho Elendur.

    Os nove navios dos Fiéis foram poupados pelos mares e um grande vento do oeste os enviou para as costas da Terra-média. Elendil desembarcou no norte com quatro navios, enquanto Isildur e Anárion chegaram no sul, às Fozes do Anduin com três e dois navios respectivamente. Elendil e seus filhos estabeleceram o reino norte de Arnor e o reino sul de Gondor, onde Elendil era o Grande Rei de ambos os reinos, mas governou de Arnor e entregou o governo de Gondor a seus filhos.

    Isildur viveu em Minas Ithil, a leste do Anduin, enquanto Anárion fez sua casa em Minas Anor, a oeste do Anduin. Eles governaram a partir de sua capital conjunta de Osgiliath, construída em ambas as margens do rio.

    A SEGUNDA ERA

    Nos primeiros dias de Gondor, Isildur foi para a Colina de Erech na entrada do Vale da Raiz Negra nas Montanhas Brancas. No topo da colina colocou a Pedra de Erech, uma grande esfera negra que trouxera de Númenor. O Rei de Gondor se encontrou com o Rei dos Homens da Montanha, que jurou lealdade a Isildur sobre a Pedra.

    Sauron atacou e capturou Minas Ithil, porém Isildur escapou com sua esposa e filhos e uma muda da Árvore Branca. Isildur e sua família embarcaram em um navio nas Fozes do Anduin e navegaram ao redor da costa da Terra-Média, procurando Elendil em Arnor. 

    Elendil consultou Gil-galad, o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e juntos formaram a Última Aliança de Elfos e Homens para se opor a Sauron. Nesse mesmo ano, o filho mais novo de Isildur, Valandil, nasceu na casa de Elrond em Valfenda.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    Quando Isildur convocou os Homens das Montanhas para se juntarem à luta contra Sauron, eles recusaram e o Rei de Gondor os amaldiçoou e disse que eles nunca descansariam até que cumprissem seu juramento, e assim eles assombraram os Caminhos dos Mortos até que pagaram sua dívida com Aragorn, na Terceira Era. 

    O exército da Última Aliança se reuniu em Valfenda e então marchou para a guerra. Isildur e seus três filhos mais velhos Elendur, Aratan e Ciryon foram com o exército, enquanto a esposa de Isildur e seu filho Valandil permaneceram em Valfenda.

    Durante a Guerra da Última Aliança as forças de Sauron foram derrotadas na Batalha de Dagorlad na planície fora de Mordor, e o exército da Última Aliança entrou no reino de Sauron e sitiou Barad-dûr. O cerco durou sete anos e muitos Homens e Elfos foram mortos, incluindo o irmão de Isildur, Anárion.

    Finalmente, o próprio Sauron desceu de sua torre; Ele lutou com Gil-galad e Elendil nas encostas do Monte da Perdição. Durante o combate, Sauron foi derrubado, mas Gil-galad e Elendil morreram na luta, com a espada de Elendil, Narsil, se quebrando ao longo do combate.

    Isildur pegou o punho da espada e usou a lâmina quebrada para cortar o Um Anel da mão de Sauron. O espírito de Sauron fugiu de seu corpo, mas enquanto o Anel que detinha muito de seu poder sobrevivesse, seu espírito sobreviveria. E apaixonado pela aparente beleza do Anel, Isildur o tomou para si.

    Após a Guerra da Última Aliança, Isildur partiu de Minas Anor com seus três filhos mais velhos e uma companhia de cavaleiros. Eles marcharam pelos Vales do Anduin no lado leste do rio, em direção à Passagem Alta sobre as Montanhas Nebulosas. O Rei de Gondor pretendia entregar o Um Anel a Elrond, como sugerido por seu filho mais velho e confidente, Elendur.

    Trinta dias depois da partida, a companhia de Isildur foi atacada por Orcs perto dos Campos de Lis. Os Orcs não sabiam que Isildur tinha o Um Anel, mas foram inconscientemente atraídos por seu poder. Os homens de Isildur estavam em desvantagem numérica de dez para um e, embora inicialmente tenham conseguido repelir o ataque formando uma parede de escudos, os Orcs renovaram seu ataque após o anoitecer e os homens foram esmagados.

    O filho de Isildur, Aratan, foi mortalmente ferido, e seu filho Ciryon foi morto. Seu filho mais velho, Elendur, implorou que ele fugisse para evitar que os Orcs capturassem o Anel. Isildur concordou e se separou com grande tristeza de Elendur, que foi morto liderando os restantes Dúnedain.

    Em sua fuga, o Rei de Gondor tirou a armadura e entrou no rio com a intenção de tentar atravessá-lo. A corrente era forte e, apesar de sua grande força, puxou-o para os pântanos dos Campos de Lis. Então o Anel saiu do dedo de Isildur e se perdeu nas águas. Ao atravessar o rio, Isildur foi visto por Orcs que o mataram com flechas.

    O filho mais novo de Isildur, Valandil, tornou-se o Grande Rei de Arnor quando atingiu a maioridade, mas ele não reivindicou o reinado de Gondor, e os dois reinos se separaram. Gondor continuou a ser governada pelos herdeiros de Anárion, enquanto Arnor foi governada pelos herdeiros de Isildur. 

    A TERCEIRA ERA

    Isildur não chegou até a Terceira Era.

    No final da Terceira Era os Reinos de Arnor e Gondor foram reunidos por Aragorn II Elessar, herdeiro de Isildur.

    PODERES

    Devido à sua linhagem numenoriana, Isildur tem uma grande longevidade.

    CURIOSIDADES

    No game LEGO The Lord of the Rings: The Video Game Isildur é dublado pelo ator Hugo Weaving, que interpretou o Elfo Elrond na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

    OUTRAS MÍDIAS

    O personagem criado por Tolkien aparece em:

    LIVROS

    • A Sociedade do Anel;
    • O Retorno do Rei;
    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados: A História de Galadriel e Celeborn.

    FILMES

    Isildur é interpretado por Harry Sinclair no longa de Peter Jackson.

    GAMES

    • The Lord of the Rings: The Two Towers;
    • Middle-Earth: Shadow of War;
    • LEGO The Lord of the Rings: The Video Game;
    • The Lord of the Rings Online.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Maxim Baldry em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Prime Video no dia 2 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça a Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu. A personagem em A Casa do Dragão será vivida por Eve Best.

    Alto Evolucionário: Quem é o vilão de Guardiões da Galáxia Vol. 3?

    Alto Evolucionário foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, estreou na HQ Thor #134 - Os Criadores de Pessoas, publicada em novembro de 1966.

    Paper Girls: 10 curiosidades sobre a série

    Em desenvolvimento desde 2019, a série Paper Girls estreia em julho de 2022 no catálogo do Prime Video. Conheça algumas curiosidades!