Início QUADRINHOS Artigo Os Novos Mutantes: Conheça Roberto da Costa, o Mancha Solar

Os Novos Mutantes: Conheça Roberto da Costa, o Mancha Solar

265
0
Os Novos Mutantes: Conheça Roberto da Costa, o Mancha Solar

Roberto da Costa também conhecido como Mancha Solar (Sunspot) é um mutante brasileiro que manifestou suas habilidades jogando futebol; o personagem foi criado por Chris Claremont e Bob McLeod e teve sua primeira aparição em Marvel Graphic Novel #4: The New Mutants, em 1982.

ORIGEM

Ao sofrer racismo durante uma partida de futebol, o brasileiro Roberto confronta os agressores e durante a briga, manifesta pela primeira vez seus poderes mutantes.

A notícia sobre os seus poderes se espalham e chamam a atenção Donald Pierce, mais conhecido como Bispo Branco e membro do Clube do Inferno, um grupo criminoso que usa mutantes como seus agentes.

Pierce arrumou uma emboscada e enviou mercenários para sequestrar a namorada de Roberto, Juliana Sandoval, e à usa como isca para atrair Roberto, que é salvo por Karma e Miragem. O mesmo não se pode dizer sobre Juliana, que morreu ao proteger seu namorado. 

Curiosidade: Por diversas vezes, o personagem já apareceu nos quadrinhos falando espanhol em vez de português. Não só em sua primeira aparição, como também em alguns outros momentos.

Um erro bastante recorrente quando um personagem estrangeiro é criado por artistas americanos.



PODERES E HABILIDADES

Mancha Solar absorve energia solar e é capaz de converte-la em força física, radiação infravermelha, projeção de rajadas de calor e até voar.

Mais tarde ele descobre que é capaz de projetar raios de plasma e rajadas energéticas e se torna imune a ataques de fogo ou calor.

EMPRESÁRIO

Depois da morte de seu pai, Emmanuel da Costa, Roberto assumiu o controle da companhia Da Costa International e herdou toda a fortuna de seu pai.

O jovem teve que aprender a lidar com finanças e administração de negócios, mas aos poucos ficou conhecido como um dos grandes nomes do comércio internacional.

Com o passar do tempo, ele acabou adquirindo a Ideias Mecânicas Avançadas (I.M.A.), uma das maiores organizações tecnológicas do mal no Universo Marvel. Entretanto, desde que ele adquiriu a organização, Roberto a mudou completamente.



EQUIPES

Roberto da Costa se juntou a Karma e Miragem, e juntos saíram em uma caçada atrás de Donald Pierce em busca de vingança. Mais tarde eles conheceram Lupina e Míssil, Pierce fugiu e Charles Xavier se ofereceu para treinar os cinco jovens mutantes e assim formaram a primeira equipe dos Novos Mutantes

Foi na escola de Xavier que Roberto recebeu o codinome Mancha Solar. Roberto já fez parte do Clube do Inferno e até os liderou, substituindo Sebastian Shaw.

Também lutou junto da X-Force e também ao lado dos Vingadores, quando os principais heróis foram capturados em Marte por Ex Nihilo, sendo convidado pelo próprio Steve Rogers.



APARIÇÕES

Mancha Solar apareceu no desenho animado X-Men Evolution ao lado de Lupina e Míssil. O personagem teve sua primeira aparição nos cinemas no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde foi interpretado pelo mexicano Adan Canto, mas sua próxima aparição em versão live action será no filme Os Novos Mutantes, que chega aos cinemas no dia 2 de Abril e Roberto será interpretado por Henry Zaga.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

Conheça Rahne Sinclair, a Lupina

Conheça Illyana Rasputin, a Magia

Conheça Samuel Guthrie, o Míssil

Conheça Daniella Moonstar, a Miragem

Conheça Cecilia Reyes



E ai, você curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários