Shuma-Gorath: O Lorde do Caos da Marvel Comics

    Um Senhor do Caos e Mestre dos Deuses Extradimensionais conhecidos como os Antigos, Shuma-Gorath governa centenas de dimensões. Além de ser um dos adversários mais poderosos e aterrorizantes do Doutor Estranho.

    O personagem da Marvel Comics criado por Steve Englehart e Frank Brunner é classificado como um demônio e Senhor do Caos, a primeira aparição de Shuma-Gorath foi na HQ Marvel Premiere #10, em setembro de 1973.

    ORIGEM

    Durante a pré-história do planeta Terra, Shuma-Gorath governava o mundo e exigia de seus “seguidores” sacrifício humano até ser banido pelo feiticeiro e viajante do tempo Sise-Neg. Após ser banido, a entidade retorna na Era Hiboriana mas dessa vez é aprisionada pelo deus celta Crom em uma montanha e mais tarde retorna a sua dimensão natal forçado por Crom que o via como uma ameaça para a Terra.

    Na tentativa de retornar a Terra, Shuma-Gorath invade a mente do Ancião e como forma de prevenir seu retorno, Doutor Estranho é forçado a matar seu mestre para que a criatura não retornasse. Mais tarde, Stephen Strange luta contra o Senhor do Caos em sua dimensão natal e mesmo vencendo a luta, Strange acaba se tornando uma versão do vilão e comete suicídio para proteger a humanidade; posteriormente o Mago Supremo é ressuscitado por aliados.

    PODERES E HABILIDADES

    Shuma-Gorath é uma antiga força do caos, o governante imortal, quase invencível e é classificado como um Deus em quase uma centena de universos alternativos. Ele é capaz de fazer projeção de energia, mudar de forma, se teletransportar, levitar, alterar a realidade, entre muitas outras habilidades.

    O vilão é descrito como sendo muito mais poderoso do que outros poderosos inimigos demoníacos, como Satannish e Mefisto; e é capaz de destruir automaticamente várias galáxias apenas através da pressão de sua aura.

    Aparentemente é impossível destruir permanentemente este deus maligno.

    EQUIPES

    O feiticeiro Nicholas Scratch, filho da feiticeira Agatha Harkness, convoca a entidade para a Terra, mas o Senhor do Caos é repelido pelos esforços combinados do Doutor Estranho, do Quarteto Fantástico, dos Sete de Salém e do vilão Diablo. Em certo momento nas páginas dos quadrinhos da Marvel Comics é revelado que Shuma-Gorath faz parte de um grupo formado por quatro divindades imortais conhecidos como Os Muitos Ângulos, seres extradimensionais que guiam uma invasão metafísica de uma dimensão chamada “cancerverso”.

    CURIOSIDADES

    Durante uma invasão em Manhattan, Shuma-Gorath possui uma horda de civis, fazendo com que tentáculos saiam de suas bocas, mas é derrotado pelos Vingadores. Em outro momento o vilão também conseguiu possuir até mesmo heróis.

    Shuma-Gorath é um personagem muito parecido com Starro, da DC Comics, e assim como a estrela-do-mar-alienígena, quanto maior os seus poderes, maior fisicamente ele se torna.

    OUTRAS MÍDIAS

    É notável a presença de Shuma-Gorath nos games da Marvel; o personagem aparece em títulos como:

    • Marvel Super Heroes;
    • Marvel vs Capcom 2;
    • Marvel vs Capcom 3;
    • Marvel vs Street Fighter;
    • X-Men vs Street Fighter.

    No cinema o personagem será apresentado ao Universo Cinematográfico Marvel em Doutor Estranhos no Multiverso da Loucura, porém veremos uma adaptação do Mestre dos Deuses Extradimensionais e será rebatizado como Gargantos.

    Gargantos, que apareceu pela primeira vez na HQ Sub-Mariner #13, é um monstro marinho bem inferior a Shuma-Gorath e até um pouco diferente visualmente e por conta dos direitos autorais, infelizmente, o vilão bem conhecido dos fãs não poderá ter seu nome original no UCM.

    A nova produção da Marvel Studios tem data de lançamento para o dia 05 de maio.


    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!