Início SÉRIE Artigo WandaVision: O que significa a data 23 de agosto?

WandaVision: O que significa a data 23 de agosto?

WandaVision: O que significa a data 23 de agosto?

Seguindo o formato de uma sitcom clássica, o episódio de abertura de WandaVision mostra Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) se preparando para uma “noite especial” que acaba sendo um jantar com o chefe de Visão.

A data marcada visivelmente no calendário do casal para a refeição é 23 de agosto, e embora o significado não pareça particularmente claro de imediato, pode haver uma alusão secreta a um antigo enredo de quadrinhos dos Vingadores.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

CRÍTICA – WandaVision: S1E1 – Episódio 1

Conheça Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate

Conheça Visão, o sintozoide da Marvel

WandaVision nos apresenta Feiticeira Escarlate lidando com o acúmulo do trauma emocional após o final devastador de Vingadores: Guerra Infinita, quando a personagem presenciou a dupla morte de seu amado Visão e sua própria morte – e retorno em Vingadores: Ultimato.

Enquanto ela e seus companheiros Vingadores foram capazes de derrotar Thanos no final de Ultimato, Wanda Maximoff não teve o mesmo tipo de final feliz que o Steve Rogers. Na verdade, a série da Disney+ mostra a Feiticeira Escarlate se tornando o que ela temia desde o Capitão América: Guerra Civil – uma verdadeira ameaça para o universo.

Em uma peculiaridade tipicamente estranha, que se manifesta em Wanda aparentemente criando seu próprio mundo falso para se proteger de sua realidade, distraindo-a no ambiente seguro de seus “felizes para sempre”.

Crítica - WandaVision S1E1 - Episódio 1Para Wanda, a felicidade conjugal com seu Vis vem na forma de um universo de sitcom, mas pouca coisa no Universo Cinematográfico Marvel é acidental e embora possa haver mais na data do “dia especial” apresentado no primeiro episódio de WandaVision, os quadrinhos podem revelar um significado secreto.

Analisando a data no formato que usamos no Brasil – que nos EUA seria 8/23 – 23 de agosto se torna 23/8, e Avengers #238 (publicada em 1983) se conecta não apenas a Visão, mas a um arco narrativo mais amplo com narrativa suspeitamente semelhantes a WandaVision.

Avengers #238 é uma história centrada em Visão que também inclui a Capitã Marvel de Monica Rambeau com destaque na capa, Marvel e outros heróis contra o vilão Rocha Lunar.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA: Conheça Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel

Crucialmente, a questão lida com o renascimento de Visão depois que ele foi ferido em uma edição anterior, graças ao Aniquilador e a tentativa inicial de invadir sua mente inconsciente após o ferimento.

O renascimento de Visão é coincidência o suficiente e a presença de Monica Rambeau contribui para isso, mas esse não é o fim do easter egg da série.

O problema que mostra a lesão de Visão (na edição #233) revela que o Aniquilador criou um campo nulo, uma espécie de campo de força destinado a destruir a Terra, criando uma reação que fundirá a Terra com a Zona Negativa (quando seu campo nulo e uma energia positiva crescendo dentro dele se encontrarem), o que a E.S.P.A.D.A. está tentando fazer em WandaVision para chegar até a Feiticeira Escarlate.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – E.S.P.A.D.A.: Conheça a agência secreta de inteligência da Marvel

Se for uma coincidência, é impressionante e as equipes de criação da Marvel têm precedentes em esconder esses detalhes em suas produções.

O fato de haver tantas semelhanças parece um easter egg intencional para os fãs de histórias mais antigas da Marvel.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorEthan Hawke será o antagonista de Cavaleiro da Lua
Próximo artigoCRÍTICA – Zona de Combate (2021, Mikael Håfström)
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.