Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 6 – Um Reino Unido (2016, Amma Asante)

#52filmsbywomen 6 – Um Reino Unido (2016, Amma Asante)

355
0
Um Reino Unido

O filme dessa semana é Um Reino Unido, da diretora britânica Amma Asante. Baseado em eventos reais, o filme conta a história de Seretse Khama (David Oyelowo), rei de Bechuanaland que hoje é Botsuana, e Ruth Willians (Rosamund Pike), inglesa branca por quem se apaixona. O relacionamento dos dois causa controvérsia e preconceitos de diversas nações por conta de suas implicações políticas quanto ao sistema de apartheid instaurado em diversos países africanos e as relações coloniais entre esses países e a Inglaterra nos anos 50 e 60.

Um Reino Unido é apenas o terceiro trabalho de Assante na direção, mesmo assim a diretora já demonstra um bom trabalho com seus atores, apesar das falhas que o longa apresenta.

O estabelecimento da relação entre Seretse e Ruth é dado de forma apressada, que compromete o envolvimento com o casal quando as adversidades se iniciam. Felizmente, o longa se apoia em grande parte nas atuações e química entre seus protagonistas, que é sólida e capaz de preencher as lacunas. O filme apresenta um tom inconsistente, que transita entre o romance e o drama político de uma forma conflitante. Os oficiais britânicos são caricatos e possuem muito tempo em cena, dando pouco espaço para outros núcleos do elenco de apoio, como o tio de Seretse, Tshekedi (Vusi Kunene) e sua esposa, Ella (Abena Ayivor).

Um Reino Unido apresenta muito potencial, mas nem todo ele é concretizado. Com boas atuações, uma bela ambientação, em especial nas cenas em Bechuanaland e uma história importante, o longa deixa a desejar. Porém, Assante é uma diretora competente que devemos ficar de olho no futuro.

Confira o trailer:

Um Reino Unido está disponível na Netflix. E aí, já começou a campanha #52FilmsByWomen? Tem ideia de algum filme nos indicar? Deixe-nos seu comentário e lembre-se de compartilhar esse post com seus amigos.