Início FILMES Artigo Aves de Rapina: Filme finalmente dá ao UEDC um vilão assustador

Aves de Rapina: Filme finalmente dá ao UEDC um vilão assustador

153
0
Aves de Rapina

Um dos maiores problemas do Universo Estendido da DC tem sido seus vilões. É claro que os tons dos filmes são problemáticos, mas mesmo após a Warner Bros. conseguir equilibrar a quantidade certa de ação, a trindade da DC, como Batman, Superman e MulherMaravilha não tem enfrentado vilões que sejam a sua altura, como Loki ou Thanos da Marvel. Entretanto, graças a Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, o universo cinematográfico da DC finalmente tem um criminoso terrível na forma do Máscara Negra, de Ewan McGregor.

Aves de Rapina

POST RELACIONADO: Conheça Roman Sionis, o Máscara Negra de Aves de Rapina

ESSE PUBLICAÇÃO CONTÉM SPOILERS: LEIA POR SUA CONTA EM RISCO!

Sério, os vilões dos filmes que precederam Aves de Rapina são completamente esquecíveis, assim como alguns personagens da Marvel. Zod foi o único que pareceu realmente intimidador mas além dele, é difícil dizer que a DC tem cuidado bem desse aspecto em seus filmes. Apocalypse, Lex Luthor, Lobo da Estepe e Magia são exemplos de personagens extremamente falhos da era Zack Snyder, mas mesmo após uma correção de curso por parte do estúdio, eles não conseguiram acertar. Claro que Mulher-Maravilha e Shazam! foram muito bem recebidos, mas Ares e Doutor Sivana no ato final pareceram tão fraquinhos. Orm, por outro lado, foi um dos melhores vilões desse Universo Estendido. Mas vale lembrar que Orm era um eco-guerreiro, então ele pode ser visto mais como anti-herói do que como vilão. Felizmente, essa corrida para mudar os vilões, fez de Roman Sionis um personagem realmente intimidador como o Máscara Negra.

POST RELACIONADO: CRÍTICA – Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020, Cathy Yan)

Ele é totalmente o oposto de um herói, traficando drogas, e pessoas, assim como qualquer atividade criminosa em que ele possa se envolver. No primeiro ato, nós vemos como ele é um sadomasoquista com Victor Zsasz enquanto ele assassina seus rivais para controlar mais áreas de Gotham. Eles não se importam com quem precisam derrotar, e o mais chocante é que tem uma adolescente entre suas vítimas. Roman parece ter a intenção de poupar a personagem, mas ele rapidamente muda de ideia e manda que Zsasz entalhe a garota entre lágrimas. Deixando claro que esse não é um vilão que vai pisar em ovos, ele quer deixar claro até onde ele é capaz de ir.

O que torna o comportamento de Roman Sionis ainda mais brilhante, não é nem essa atitude. Ele ama piadas, age de forma boba, mas a dualidade entra em jogo quando é hora dos negócios. Ele se tornar um sombrio vilão com uma faca, cuja dinâmica parece ser construída na base da tortura. Na verdade, em um momento, ele parece sentir que está perdendo o controle da cidade, ele diminui uma mulher ao ponto dela tirar a roupa e dançar para ele em cima de uma mesa, ameaçando a ela e suas amigas de morte. É claro que ele odeia mulheres, possivelmente por ele não se sentir a vontade de se assumir como um homem gay, com seu parceiro Zsasz.

Aves de Rapina

A diretora Cathy Yan usa essa sequência como um ponto importante no filme onde ele cresce: a música fica assustadora, a sala fica macabra e Roman fica muito mais próximo do Coringa do que do Máscara Negra. É uma comparação distante, mas suas mudanças vocais em um tom gutural lembra muito a performance icônica de Heath Ledger, que com certeza influenciou essa cena. De muitas maneiras, ele é o Coringa que queríamos ter visto no Esquadrão Suicida de David Ayer, vivido por Jared Leto. Mesmo a durona Canário Negro quer deixar aquele lugar, se contorcendo por dentro ao ver como a mulher é tratada. Isso é o que faz Roman um gângster e a coisa intrigante é que ele ainda nem havia colocado sua máscara. Quando ele o faz, ele faz o filme crescer ainda mais depois de tudo que Margot Robbie e suas parceiras de elenco fizeram, enquanto Sionis, caça Arlequina e sua equipe apenas para chegar até Cassandra.

Cassandra que é a chave para a riqueza, faz o Máscara Negra contratar centenas de capangas apenas para levar o filme para um tom que lembra muito Mad Max no meio da cidade. Com explosões, perseguições de carro, assassinatos brutais, e além disso tudo, Roman com sua máscara negra aparece como um imperador em sua arena diante de seus gladiadores. Isso molda o Máscara Negra como algo não visto antes nesse universo. Ele é desequilibrado, sedento por sangue, não tem respeito por mulheres ou crianças, ele abraça o caos. E como ele fica dizendo, Gotham é dele, e ele pinta de vermelho para mandar uma mensagem para a Arlequina que ninguém, seja jovem ou velho, tomará isso dele.

Dirigido por Cathy Yan, com roteiro de Christina Hodson, Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa é estrelado por Margot Robbie, Jurnee Smollett-Bell, Mary Elizabeth Winstead, Rosie Perez, Ewan McGregor, Ella Jay Basco, Steven Williams, Derek Wilson, Dana Lee, Francois Chau, Charlene Amoia, Chris Messina e Matthew Willig.



E ai, você curte o nosso trabalho? Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.