CRÍTICA – Titane (2022, Julia Ducournau)

    Titane é um filme de suspense francês que está disponível na MUBI e que participou de diversas premiações. O longa é dirigido por Julia Ducornau.

    SINOPSE DE TITANE

    Adrien (Agathe Rousselle) é uma garota que sofreu um acidente na infância e desde então tem uma fascinação por veículos e metais. Ela começa uma onda de assassinatos e tenta sair dessa de um forma pouco convencional. Será que vai conseguir?

    ANÁLISE

    Titane

    Titane é o típico filme que chama a atenção por conta de um gigantesco estranhamento e situações que vão chegando num nível altíssimo de absurdo.

    A trama se seguisse o caminho comum seria diferente por si só, uma vez que as reviravoltas geradas são muito peculiares e a escalada de nonsense vai aumentando enquanto os minutos passam.

    Ao nos mostrar que o mundo dos homens é violento, cruel e que a única forma de revidar é contra-atacando, Julia Ducornau consegue na primeira metade ser precisa e nos deixar aflitos, mas de maneira bastante brutal.

    Todavia, na segunda metade, a virada de Titane é curiosa, pois o longa se torna um suspense com mudança de perspectiva da protagonista que se torna a caça dentro de uma estrutura machista e que não dá abertura para suas dificuldades e sensibilidades.

    O NONSENSE DE TITANE É UMA FACA DE DOIS GUMES

    Se até o primeiro ato bizarro de Titane funciona, essa pegada mais esquisita sai do controle no segundo momento, uma vez que a mudança de estrutura torna a obra mais séria, sem espaço para a trama dos carros.

    De fato, Agathe Rousselle consegue fazer um trabalho muito bom em atuação, apresentando diversas camadas de sua personagem complexa e que busca o amor em diversas formas surreais. Seu parceiro de tela, Vincent Lindon, também se mostra verdadeiro, sendo um pai que sofre muito com o desaparecimento de seu filho e que mesmo aceita qualquer sentimento de reciprocidade.

    As questões bizarras deixam a desejar e deslocam demais o roteiro, nos tirando um pouco da história do filme.

    VEREDITO

    Titane

    Titane é um estudo sobre o machismo, mas de um forma espetacularmente bizarra e sem noção. Com uma direção dinâmica e que sabe o que quer, o filme entrega bons momentos, mesmo que seu roteiro prejudique isso em tantos outros. Embarque com a certeza de que no mínimo intrigado você vai ficar.

    Nossa nota

    3,5/5,0

    Confira o trailer de Titane:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.

    TBT #270 | ‘A Morte te dá Parabéns’ brinca com ‘Feitiço do Tempo’ em incrível terrir

    A Morte te dá Parabéns nos leva por uma trama divertida e é uma ótima pedida em um dia chuvoso. O filme é um brilhante terrir.