Início FILMES Artigo Jogador Número 1: O que você precisa saber antes de assistir o...

Jogador Número 1: O que você precisa saber antes de assistir o filme

1582
0

Jogador Número 1 estreia no dia 29 de março no Brasil. A adaptação de Steven Spielberg é inspirada na obra de mesmo nome escrita por Ernest Cline e lançada em 2011. O livro é considerado por muitos o “Santo Graal” da cultura pop, pois une em uma mesma publicação milhares de referências de filmes, livros, séries, músicas, jogos e desenhos animados e, nesta semana, retornou ao top 10 best sellers do New York Times!

O material divulgado até agora mostra que o filme passa por diversas modificações em relação ao livro e que podemos esperar grandes surpresas (principalmente no seu final), até mesmo quem já leu a obra. Mesmo assim, elencamos algumas curiosidades para você entrar no clima do filme, e quem sabe até mesmo ler o livro e conhecer um pouco mais o incrível trabalho feito por Ernest Cline.

6História

Jogador Número 1 conta a história de Wade Watts (Tye Sheridan), um menino comum que vive com sua tia em um complexo habitacional composto por vários containeres empilhados. Wade passa a maior parte do seu tempo dentro do OASIS, plataforma de realidade virtual criada por James Halliday (Mark Rylance) e Ogden Morrow (Simon Pegg), onde você pode ser e ter o que quiser. O OASIS é usado como um escape do mundo real, que está imerso em uma grande depressão: não há empregos, a economia está destroçada e existem muito mais pessoas pobres do que ricas. Na plataforma, Wade possui o nome de Parzival!

Quando Halliday morre, um vídeo é disparado para todas as pessoas que estão no OASIS. Na gravação, Halliday explica que escondeu toda a sua fortuna (e consequentemente, o controle total do OASIS) dentro da plataforma. Quem conseguir ultrapassar os 3 desafios será o grande vencedor e seu herdeiro. É a partir desse acontecimento que acompanhamos a história de Wade e a busca pelas 3 chaves e 3 portões escondidos no OASIS (para ganhar o “ovo”, prêmio final da disputa).

James Halliday era vi-ci-a-do em tudo o que tem a ver com os anos 80: séries, filmes, livros, música, desenhos, games… enfim, tudo! E deixou um almanaque repleto de referências e pistas para encontrar o grande prêmio (Almanaque do Anorak, nome de Halliday dentro do OASIS).  

5Personagens

Os personagens principais de Jogador Número 1, além de Wade (Parzival) e Halliday (Anorak), são: Aech (Lena Waithe), Shoto (Philip Zhao), Daito (Win Morisaki) e Art3mis (Olivia Cooke) – chamados por Spielberg de Os Cinco -, temos também Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn), vilão e principal interessado no domínio do OASIS pela IOI, e Ogden Morrow, co-criador do OASIS. Você pode conferir os pôsteres de cada personagem abaixo

 

Uma curiosidade sobre a seleção do cast para o filme: Spielberg abriu seleção online para a escolha dos personagens do grupo Os Cinco. Tirando a atriz Olivia Cooke, que foi escolhida para o papel de Art3mis desde o princípio, todas as outras posições estavam abertas e qualquer um poderia se inscrever.

4Referências de Jogador Número 1

Uma das partes mais legais de Jogador Número 1 está nas referências. Nos trailers divulgados até o momento é possível perceber vários personagens e veículos de filmes, desenhos e games!

No livro, além do DeLorean da franquia De volta Para o Futuro, Ernest elencou inúmeras produções da década de 80 (e da década de 90 também) que ele é fã! Caso você queira se preparar para não perder nenhuma referência, aqui estão algumas delas:

GAMES:

Adventure, Akalabeth: World of Doom, Asteroids, Astro Smash, Battlezone, Bedlam, Black Tiger, BurgerTime, Centipede, Combat, Contra, Crime Fighters, Defender, Dig Dug, Donkey Kong, Duke Nukem, Dungeons of Daggorath, EverQuest, E.T., Galaga, Golden Axe, Gorf, Heavy Barrel, Ikari Warriors, Joust, Robotron: 2084, Kaboom!, Mad for Better or Verse, Madness and the Minotaur, Ms. Pac-Man, Pac-Man, Pitfall, Pyramid, Q*bert, Quake, Raaka-tu, Smash TV, Space Invaders, Spacewar!, Starmaster, Star Raiders, Street Fighter II, Spacewar!, Table Tennis for Two, Tempest, The Colossal Cave, The Empire Strikes Back Yars’ Revenge, The Swordquest series, The Ultima Series, Time Pilot, Vigilante, Zaxxon e Zork.

FILMES:

Curto Circuito

2010 – O Ano Em Que Faremos Contato, Academia de Gênios, A Morte do Demônio [trilogia], Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu!, As Aventuras de Buckaroo Banzai, Atração Mortal, A Vingança dos Nerds, Blade Runner, Brazil – O Filme, Caravana da Coragem, Clube dos Cinco, Conan – O Bárbaro, Curtindo a Vida Adoidado, De Volta Para o Futuro, Excalibur, Footloose, Gatinhas e Gatões, Guia do Mochileiro das Galáxias, Gremlins, Hawk the Slayer, Highlander I e II, Homem-Aranha, Laranja Mecânica, Lendas do Crime, Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa, Mad Max (trilogia), Matrix (trilogia), Monty Python e o Santo Graal, Mulher Nota 1000, Negócio Arriscado, Vida é um Desastre, O Cristal Encantado, O Exterminador do Futuro, O Feitiço de Áquila, O Gigante de Ferro, O Príncipe Guerreiro, Os Aventureiros do Bairro Proibido, Os Caça-fantasmas, O Senhor dos Anéis, Os Exploradores, Os Goonies, O Silêncio dos Inocentes, O Último Guerreiro das Estrelas, Phineas e Ferb, Quebra de Sigilo, Rocky Horror Picture Show, Say Anything…, Star Trek, Star Wars, Três Homens em Conflito, The Killer – O Matador, Tron, Tubarão, Twilight Zone: O Filme e WarGames.

ANIMES:

Evangelion anime

Brave Raideen, Cowboy Bebop, Gamera, G-Force, Giant Robo, Godzilla, Kikaider, Kiryu (Millennium Mechagodzilla), Mazinger Z, Mobile Suit Gundam, Neon Genesis Evangelion, Robotech, Spectreman, Speed Racer, Supaidāman, Starblazers, The Space Giants (Maguma Taishi), Ultraman e Voltron.     

MÚSICAS: 

rush 2112 “Verb: That’s What’s Happenin’ ” – Zachary Sanders (Schoolhouse Rock!)
“2112” – Rush
“III. Discovery” – Rush
“Alladdin Sane” – David Bowie
“Also Sprach Zarathustra” – Richard Strauss (2010 trilha sonora)
“A Million Miles Away” – The Plimsouls

“Atomic” – Blondie
“Beds Are Burning” – Midnight Oil
“Blue Monday (’88 Remix)” – New Order

“Change” – John Waite

Conan O Barbaro (Trilha Sonora) – Basil Poledouris

“Dead Man’s Party” – Oingo Boingo
 
“Dirty Deeds Done Dirt Cheap” – AC/DC

“Don’t Let’s Start” – They Might Be Giants

“(Everywhere I Go) Kids Wanna Rock” – Bryan Adams 
“In Your Eyes” – Peter Gabriel
“James Brown is Dead” – L.A. Style
“Like to Get to Know You Well” – Howard Jones
O Feitiço de Áquila – Trilha Sonora
“Pac-Man Fever” – Buckner & Garcia

“Pour Some Sugar On Me” – Def Leppard
“Rebel Yell” – Billy Idol
Star Wars (Trilha Sonora) – John Williams
“Safety Dance” – Men Without Hats
“Subdivisions” – Rush
“Time After Time”-  Cyndi Lauper

“The Wild Boys” – Duran Duran
“Three Is a Magic Number” – Bob Dorough (Schoolhouse Rock!)

“Union of the Snake” – Duran Duran

“Wake Me Up Before You Go-Go” – Wham!

Ouça a play list no Spotify:

PROGRAMAS DE TV/SÉRIES:

muppets show

A Família Addams, Águia de Fogo, A Super Máquina, Buck Rogers in the 25th Century, Captain Kangaroo, Caras & Caretas, Caverna do Dragão, Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo, De Volta Para o Futuro, Du, Dudu e Edu, Electra Woman and Dyna Girl, Esquadrão Classe A, Firefly, G.I.Joe, He-Man, H.R. Pufnstuf, Isis,  Max Headroom, Monty Python, Misfits of Science, Mulher-Maravilha, O Elo Perdido,  O Gordo Alberto e a Turma Cosby, Os Flintstones, Os Jetsons, Os Simpsons, Popeye, Riptide, Robot Chicken, Schoolhouse Rock!, Silver Spoons, Simon & Simon, Spaced, Square Pegs, The Greatest American Hero, The Muppet Show, Thundarr, o bárbaro ou Os Bárbaros, Whiz Kids e WWF (Hulk Hogan vs Andre The Giant).

Para a adaptação no cinema, é difícil conseguir todas as permissões para uso dessas referências (as de Steven Spielberg são mais fáceis, mas o resto fica preso a disponibilidade de produtoras/direitos autorais), por isso, provavelmente veremos muitas coisas no filme que não estão no livro. De todas referências já divulgadas, uma bem interessante é a cena em que Parzival está caracterizado como Clark Kent (com trilha do tema clássico do Superman). Você pode ver a cena aqui:

3O autor

Ernest Cline é romancista, poeta e roteirista. Seus dois principais livros são Jogador Número 1 (Ready Player One) e Armada, ambos lançados no Brasil. Ele assina o roteiro da adaptação cinematográfica junto com Zak Penn (Os Vingadores e O Incrível Hulk). Ernest também roteirizou o filme Fanboys, que conta a história de um grupo de nerds que querem entrar no Rancho Skywalker.

Cline é o cara mais legal do mundo e nós podemos provar! Nerd convicto, que levou seu culto às produções cinematográficas a outro nível: Ele TEM um DeLorean, igualzinho ao do De Volta Para o Futuro, em casa! E mais: ele anda com ele na rua!

Em janeiro, ele fez uns updates em seu carro para que ele parecesse mais com a versão que veremos no filme. Dá uma olhada nesse sonho de consumo!

Na boa, quem não quer ser amigo desse cara?

Ernest garantiu que já está escrevendo a continuação de Jogador Número 1. Porém, a história será uma continuação do livro, pois, de acordo com ele, o filme mudou várias coisas. Vamos aguardar.

2A caçada na vida real

Para divulgação do filme, foram criados vários perfis nas redes sociais com o nome de Halliday’s Ghost (Fantasma de James Halliday). É por meio dessas contas que a equipe do filme tem divulgado “pistas” para conteúdos exclusivos sobre o filme. Quer ser um Gunter (caça-ovos) na vida real? então fique ligado no Twitter, Tumblr, Instagram, Reddit, Facebook e site do filme!

A última atualização do site liberou mais um dos jogos que estão entre as referências do filme: Sinistar! Você pode jogá-lo online, assim como Joust e o Root Beer Tapper, liberados anteriormente.

Ficou ansioso? Então assiste esse videozinho e fique com mais vontade ainda!

Quer acrescentar alguma referência na nossa lista? Então, deixe seu comentário aqui! Lembre-se de compartilhar esse conteúdo com seus amigos. Para mais novidades de Jogador Número 1, acompanhe-nos nas principais redes sociais.

1Comentários