Noites Sombrias #105 | Maldições nos bastidores dos filmes de terror

    O gênero terror é algo que podemos comparar com algo mágico, pois dentre tantos aspectos dos filmes, independente do subgênero, existe uma mística em torno de cada produção conectando os acontecimentos diretamente com os filmes que retratam, quase como maldições.

    Algumas produções importantes tiveram alguns acontecimentos no mínimo estranhos, para não dizer assustadores, levando a aumentar toda a energia que existe em torno do filme e o seu processo de desenvolvimento e vamos citar alguns casos emblemáticos destes acontecimentos.

    O Exorcista (1973)

    O Exorcista

    O mais emblemático e, particularmente, o mais assustador da lista está nos bastidores da produção que em 2023 chega ao seu 50º aniversário com um remake em desenvolvimento para lançamento ainda este ano.

    Diversas coisas ocorreram nos sets de filmagem, como o incêndio que afetou o set mas apenas o quarto de Regan (Linda Blair) ficou intacto; além de diversos outros acidentes ocorreram durante as gravações, incluindo a atriz Ellen Burstyn que se lesionou gravemente na emblemática cena em que Regan gira a sua cabeça e joga sua mãe, Chris (Ellen Burstyn), na parede do quarto.

    Além dos acidentes, ocorreram mortes estranhas como do ator Jack MacGowran uma semana após gravar o filme, o irmão do ator Max Von Sydow que deu vida ao padre Merrin assim que iniciou sua participação no longa e um vigia que foi assassinado a tiros neste período; além do aborto espontâneo da esposa de um dos assistentes de câmera.

    Muito macabro, não acham? O Exorcista é possivelmente o líder das “maldições” nos bastidores!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Exorcista: Confira a ordem cronológica da franquia

    Trilogia Poltergeist

    Tão chocante quanto o filme anterior, a trilogia Poltergeist foi um sucesso com seus filmes lançados em 1982, 1986 e 1988; porém a franquia tem uma combinação de diversos fatos trágicos que ocorreram ao longo de seus filmes.

    A primeira é o assassinato de Dominique Dunne cujo o autor foi John Thomas Sweeney após não aceitar o fim do relacionamento. A atriz interpretou a irmã de Carol no primeiro filme.

    Outro fato trágico foi o falecimento de Heather O’Rourke poucos antes da estreia do terceiro longa, após não resistir a uma repentina obstrução intestinal grave aos doze anos de idade.

    Além destas duas mortes trágicas, os atores Julian Beck faleceu de um câncer de intestino e Will Sampson não resistiu a uma cirurgia pouco antes do lançamento do segundo filme. O fato curioso foi que o ator chegou a fazer uma limpeza espiritual no sets de filmagem.

    Quanto as coisas misteriosas que ocorreram durante as gravações, Jobeth Williams afirmou em diversas entrevistas que, sempre ao retornar das filmagens, os quadros do seu quarto de hotel estavam sempre tortos.

    E esta trilogia não escapou de ter problemas durante as suas gravações: o ator Oliver Robins quase estrangulado de verdade em uma cena que seu personagem, Robbie, era estrangulado por um brinquedo e foi salvo prontamente pela equipe de produção.

    Assustador, não?

    INVOCAVERSO

    Coisas deste tipo não ocorreram apenas durante a produção de filmes antigos, mas em grandes produções de sucesso como Invocação do Mal (2013) e Anabelle (2014) com fatos muito assustadores.

    Primeiramente, em Invocação do Mal, os membros da produção descobriram marcas em seus corpos sem nenhuma explicação aparente; como Joey King que interpretou Christine e Vera Farmiga que deu vida a Lorrayne Warren.

    A atriz que interpretou a investigadora paranormal relata que viu as marcas na tela de seu computador enquanto realizava a leitura do roteiro do filme e consequentemente as percebeu em seu corpo.

    Ao longo do período de filmagens membros da produção sempre acordavam às três da manhã com frequência, a ponto de dormirem no mesmo quarto com medo de ficarem sozinhos e a atriz Shanley Caswell também deu relatos de acordar neste horário, além da sensação de ser observada mesmo estando sozinha no quarto.

    Enquanto nas gravações de Annabelle o diretor John Leonetti comentou que viu marcas de garras em uma das janelas do set, para o seu medo as marcas eram iguais da entidade demoníaca descrita no roteiro.

    Leonetti na época comentou:

    Era noite de Lua cheia. As garras foram iluminadas pela lua. Eu tenho uma foto; foi uma loucura.”

    Outro momento incomum foi o produtor Peter Safran, atual co-presidente da DC Studios, contou ao Hollywood Reporter que uma luminária caiu sobre o ator que fez o papel de zelador, após Joseph Bishara passar por debaixo do objeto utilizando a maquiagem completa da entidade pela primeira vez.

    Já dá vontade pegar o terço, não é? Mesmo que alguns refutem os casos paranormais dos Warren, há quem diga que esses acontecimentos por trás das produções são verdadeiras maldições!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Invocaverso: Confira a ordem cronológica da franquia

    O Bebê de Rosemary (1968)

    TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    O filme clássico do diretor Roman Polanski tem a sua boa quantidade de “trágicas coincidências”, sendo o mais trágico o assassinato de Sharon Tate, esposa do diretor e grávida na época, que foi vítima dos cultistas da seita de Charles Manson.

    Outra vítima de toda a energia negativa em torno do longa foi o produtor William Castle que, segundo relatos, em delírio durante uma falência renal citou frases do filme que recém havia sido lançado.

    No mesmo hospital que o produtor foi levado, Krzyztof Komeda responsável pela trilha sonora do filme faleceu em decorrência de um coagulo no cérebro, assim como o personagem Edward Hutch, amigo de Rosemary que morre da mesma causa.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    Outras produções

    Além destes casos citados, outras produções têm relatos de acontecimentos misteriosos como as coisas macabras que ocorreram durante as gravações de Horror em Amtyville (1979) e o escritório da produtora de O Chamado (2002) ser misteriosamente inundado.

    Sejam elas consideradas coincidências, acontecimentos misteriosos, fatos incomuns ou maldições em tornos destas produções, uma coisa é certa: Tudo isso – maldições, ou não – só tornam os filmes de terror ainda mais assustadores devido a energia que estas informações agregam às produções.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!