As adaptações do universo de H.P. Lovecraft para o cinema sempre renderam obras fantásticas que vão além do terror clichê da indústria cinematográfica. Repletos de simbolismos, mistérios e elementos que desafiam nossa sanidade, o horror cósmico é um convite a vasculhar os confins da mente humana e pelo menos tentar compreender o incompreensível.
Mas, muito antes do cinema adentrar neste espaço, Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como H.P. Lovecraft, criou uma literatura rica no imaginário cósmico. É fato que H.P Lovecraft revolucionou a fantasia e a ficção científica como conhecemos hoje em dia, suas histórias serviram de base para outros autores e cineastas que viriam a se consagrar no horror, como Edgar Allan Poe, Stephen King, John Carpenter e Guillermo del Toro.
Contudo, é preciso conhecer o homem por trás do mito. Lovecraft era fruto do seu tempo, um homem extremamente antiquado e preconceituoso que muitas vezes representou em suas obras esses pensamentos atrasados. Atualmente, muitas adaptações do autor buscam desconstruir essas concepções problemáticas e enriquecem seus conteúdos com representações plurais.
Deste modo, vale lembrar também que o horror cósmico é toda ficção no qual a humanidade se sente inferior ou indefesa à vastidão do universo. O horror cósmico nasce da incapacidade do indivíduo em suportar algo que lhe é estranho, o que gera um grande impacto em sua sanidade mental.
Na lista a seguir separados seis obras que tratam do horror lovecraftiano e que irão fazer você questionar suas crenças:
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Um dos clássicos do horror, O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter tem inspiração no universo de Lovecraft justamente por trazer criaturas extraterrestres com aspectos estranhos para uma situação de puro suspense e terror. Estrelado por Kurt Russel, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base quando um ser místico começa a tomar a forma dos humanos.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA – Noites Sombrias #64 | 7 filmes para se preparar para a invasão alienígena
À Beira da Loucura (1995)
Outro filme de John Carpenter, À Beira da Loucura trabalha muito bem os elementos de insanidade e perda da realidade presentes na obra de Lovecraft. No enredo, um investigador é contratado para achar um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu.
Aniquilação (2018)
O filme de Alex Garland foca em um grupo de mulheres que ao saírem de uma expedição se depararam com uma série de acontecimentos bizarros que testam suas capacidades mentais e físicas. O horror cósmico presente em Aniquilação é uma mistura entre repulsa e fascínio.
A Cor que Caiu do Espaço (2019)
Adaptação de um dos contos de H.P Lovecraft, A Cor que Caiu do Espaço vai a fundo no horror cósmico rendendo insanidade, body horror e uma viagem ao incompreensível. Dirigido por Richard Stanley, um homem e sua família lutam contra um organismo misterioso que infecta suas mentes e corpos.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – A Cor que Caiu do Céu (2019, Richard Stanley)
O Farol (2019)
Do aclamado diretor Robert Eggers, o longa O Farol tem diversos elementos do horror cósmico, como a perda da realidade ao contemplar algo incompreendido aos olhos humanos, tudo isso agravado pelo isolamento, outra característica das histórias de Lovecraft. No longa, dois marinheiros precisam conviver isolados em um farol.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – O Farol (2019, Robert Eggers)
Lovecraft Country (2020)
A série da HBO criada por Misha Green merece menção na nossa lista por subverter o gênero de horror cósmico apresentando uma história com elementos lovecraftianos, mas que vai além ao trazer em seu enredo o horror da vivência afro-americana nos Estados Unidos da década de 50. Na história, um veterano do exército volta para a cidade a fim de encontrar seu pai desaparecido.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
Lovecraft Country: Episódio 1 – Sundown | Análise e referências
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!