Início FILMES Artigo Os 10 carros mais incríveis do cinema

Os 10 carros mais incríveis do cinema

Os 10 carros mais incríveis do cinema

Os carros são um meio de transporte para o corpo e os filmes são um meio para a imaginação. Além disso, os filmes repetidamente mostraram as possibilidades do que o homem pode fazer nos carros – primeiro, para construí-los e aperfeiçoá-los e, depois, levá-los a feitos inimagináveis ​​de velocidade, força e resistência. E pensando nisso, nada melhor que uma lista com os 10 carros mais incríveis do cinema!

Apertem os cintos e pise fundo no acelerador!

Herbie

Filme: Se Meu Fusca Falasse (1968)

Os 10 carros mais incríveis do cinemaPodemos dizer que poucos são os filmes onde o veículo é um dos protagonistas; e depois que o longa Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug) se tornou um sucesso de bilheteria, gerou outros quatro filmes:

  • As Novas Aventuras do Herbie (1974);
  • Um Fusca em Monte Carlo (1977);
  • A Última Cruzada do Fusca (1980);
  • O remake Se Meu Fusca Falasse (1997);
  • Herbie, Meu Fusca Turbinado (2005).

O modelo original é um Fusca 1963 Deluxe Sunroof Sedan, mas diferentes modelos e motores foram utilizados para as gravações dos demais filmes, além de pequenas alterações físicas discretas.

O Herbie está longe de ser o líder dessa lista dos carros mais incríveis do cinema, mas certamente é o Fusca mais famoso do mundo e isso graças a sétima arte.

Ecto-1

Filme: Os Caças-Fantasmas (1984)

Os 10 carros mais incríveis do cinemaO modelo escolhido para o primeiro filme, é um Cadillac Miller-Meteor Ambulance Fleetwood de 1959, conhecido como Ectomobile ou Ecto-1, apesar de não ser um dos protagonistas, transformou-se em uma  das estrela de Os Caças-Fantasmas (Ghostbusters) e um símbolo da franquia.

A empresa Miller-Meteor era famosa por configurar os modelos da Cadillac, sendo a mesmo a única autorizada pela marca a fazer os serviços.

A empresa fazia station wagons exclusivamente para serem carros funerários ou ambulâncias, mas foram feitos também limousines de mesma carroceria.

A linha Cadillac de 1959, era muito reconhecida por exuberantes rabos-de-peixe, sendo mantidos pela Miller-Meteor nos veículos adaptados. Eram vendidos com motores V8, de 325 cavalos e câmbio automático de 3 marchas; com modelos com mais de 5,5 metros.

DeLorean DMC-12

Filme: De Volta Para o Futuro (1985)

Sendo sincero, o carro em si não era tão mágico quanto sua aparência externa. Aparentemente, o motor foi substituído por um V-8 do Porsche 928. Apesar do design futurista bacana e de se tornar um dos carros mais incríveis do cinema e certamente mais famoso dos anos 80, o DeLorean em si não se saiu muito bem no mercado automobilístico.

O icônico carro possui um motor V6 2.8, 12V, potência de 132 cavalos e câmbio manual de 5 marchas.

Atualmente a máquina do tempo original usada por Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Brown (Christopher Lloyd), chamada de Unidade A no set, está exposta no Museu Petersen, em Los Angeles. Já a Unidade B, usada nos efeitos especiais, foi destruída nas filmagens do De Volta para o Futuro 2.

Eleanor

Filme: 60 Segundos (2000)

Os 10 carros mais incríveis do cinemaNicolas Cage e Angelina Jolie podem ter tornado Eleanor famosa para uma nova geração de fãs do Mustang, mas você não teria o remake sem o original; E no original o icônico carro era um Mustang 1971 amarelo, já no remake temos um Ford Mustang Shelby GT500.

Eleanor tem motor 5.8 V-8 com mais de 640 cavalos de potência. O câmbio é manual de cinco marchas. Vale lembrar que, em janeiro 2020, a empresa de leilões Mecum vendeu um desses por US$ 852.500, o equivalente a aproximadamente de R$ 4,4 milhões!

Ele pode ser um simples carro comparado a outros dessa lista, mas sua importância para a trama do filme certamente faz Eleanor entrar na lista dos carros mais incríveis do cinema!

Bumblebee

Filme: Transformers (2007)

O Chevrolet Camaro ganhou status de celebridade após aparecer no primeiro filme de Michael Bay para o que viria a ser a franquia Transformers.

No filme, Bumblebee se transforma inicialmente em um Chevrolet Camaro 1976, que Sam compra como seu primeiro carro, logo ele se transforma em um Chevrolet Camaro Concept 2006.

A quinta geração do Camaro foi fabricada de 2009 à 2015, quw contava com motor 3.6 V6 12V e além de um design belíssimo, no longa o veículo ainda se transformava no icônico alienígena Autobot: Bumblebee!

Mach 5

Filme: Speed Racer (2008)

Mach 5 foi dado a Speed por seu irmão Rex, que o projetou para ser equipado com recursos especiais acionados a partir de um painel de comandos instalado no volante, (respectivamente) contendo:

  • Macaco de alta suspensão automática;
  • Rodas de tração 4×4 com couraça dentada;
  • Serras circulares ceifadeiras articuladas;
  • Para-brisa e capota conversível blindadas com vidro a prova de tiros de grosso calibre e, no modo anfíbio, vedadas contra infiltrações de líquidos, gazes etc.;
  • Faróis de varredura infravermelhos com câmera “on board“, para visão noturna;
  • Mecanismo periscópio com monitor de imagens, para visualização da superfície quando submerso;
  • Drone teleguiado, para monitoramento aéreo.

No filme de 2008 o Mach 5 I deixa de ser anfíbio como no desenho e tem um sistema de troca automática de pneus e um sistema que a calota se transforma em um escudo comandada por joystick.

O carro básico de Speed Racer é o March 5 I e no primeiro episódio do anime de Tatsuo Yoshida, o veículo tinha um motor menos evoluido até que Pops Racer desenvolveria um novo motor. A potencia dele era de 580 CV com velocidade de 350 Km/h e câmbio manual de seis marchas.

Tumbler

Filmes: Batman Begins (2005), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Com apenas 7 unidades feitas para a trilogia de Christopher Nolan, o Tumbler conta com motor V8 de 5.7 de 400-500 cavalos.

Tumbler é, de longe, o Batmóvel mais útil já visto nos cinemas. Apresentado em Batman Begins, o carro parece mais um tanque de guerra do que o veículo de um super-herói. Além de poder andar de lado e escalar telhados, o Tumbler ainda conta com várias armas especiais, e é uma verdadeira fortaleza móvel para o Homem-Morcego.

Curiosidade: O Tumbler é o único veículo do Batman, na história do cinema, que não é chamado de Batmóvel.

Leia também:

Batmóvel: Os melhores do cinema e da TV ao longo das décadas

Ford Mustang Boss 429

Filme: De Volta Ao Jogo (2014)

Aparentemente, durante as filmagens do filme, Keanu Reeves fez a maior parte das cenas de manobras dirigindo ele mesmo, o que é quase tão impressionante quanto o próprio carro. O querido Mustang 1969 reaparece em John Wick: Capítulo 2.

É um fato que o Mustang Boss 429 de 1969 nunca realmente entrou no panteão das lendas dos carros clássicos, mas com um motor V8 5.8, 290 cavalos de potência e câmbio manual de 4 marchas, este veículo marcou a vida de John assim como seu cãozinho dado por sua finada esposa. E essa história de amor e busca por vingança com certeza marcou o público e faz com que ele conquiste seu lugar nessa lista.

Gigahorse

Filme: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Com o quarto título da franquia Mad Max, Estrada da Fúria trouxe diversos veículos incríveis, mas sem dúvidas o Gigahorse é praticamente uma besta em forma de máquina; e não é CGI!

Com carroceria de Cadillac 1959 montadas em cima de um enorme chassi de caminhão, que é movido por um motor V-8 com cabine (gêmeas) de Chevy. Esse Frankenstein sobre rodas é grande o bastante para fazer qualquer coisa maluca no filme.

Acredito que é justo dizer que esse carro é estranho o suficiente por si só e merece estar nessa lista de carros mais incríveis do cinema.

Subaru Impreza WRX

Filme: Em Ritmo de Fuga (2017)

O longa de Edgar Wright, mas conhecido por seu título original: Baby Driver, pode ser um filme recente, mas não há dúvida de que as pessoas reconhecerão o carro.

Um Subaru WRX pintado de vermelho com rodas pretas foi a estrela da incrível cena de abertura, e teve grande destaque na publicidade que antecedeu o lançamento do filme.

Obviamente essa não é uma lista definitiva e temos muitos outros carros incríveis no cinema. Lembra de algum outro? Conte nos comentários abaixo!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA | Falcão e o Soldado Invernal: S1E2 – O Herói Americano
Próximo artigoCRÍTICA | The Ancient Magus’ Bride – Vol. 2 (2021, Devir)
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.