Início FILMES Crítica TBT #107 | Upgrade: Atualização (2018, Leigh Whannell)

TBT #107 | Upgrade: Atualização (2018, Leigh Whannell)

Upgrade

Um filme que passou abaixo do radar de muita gente no ano de 2018, foi Upgrade, dirigido por Leigh Whannell (O Homem Invisível) e brilhantemente estrelado por Logan Marshall-Green (Prometheus e The Invitation), Betty Gabriel (Corra!) e Harrison Gilbertson (Need for Speed e In the Tall Grass).

O filme é um dos poucos do gênero cyberpunk, que assim como Blade Runner – o original -, souberam apresentar tão bem a vibe mais opressiva em que um mundo tomado pela tecnologia tem. Mas não se engane, o mundo que vivemos hoje, não é tão distante do gênero de cyberpunk quanto você imagina.

Temos vigilância constante no mundo virtual, alguns países possuem câmeras que identificam seus cidadãos, algoritmos preveem o nosso padrão de interesse/compra, o que só nos falta mesmo de um mundo cyberpunk, são os implantes incríveis.

SINOPSE

O filme conta a história de Grey Trace, um mecânico de carros analógicos, basicamente, um homem analógico vivendo em um mundo repleto de tecnologia.

A vida de Grey muda quando sua esposa é morta em um acidente e ele fica tetraplégico.

Um excêntrico milionário oferece a ele a forma perfeita de melhorar sua vida, ou melhor, de fazê-la ser o mais próximo do normal que ela era com a ajuda de um microchip, chamado STEM que o permite tomar de volta o movimento do seu corpo, mas nada realmente é o que parece ser.

VEREDITO

O personagem de Grey e a atuação de Logan Marshall-Green tornam o filme o mais próximo de um videogame dos dias atuais, do que um personagem de filme.

Eu digo isso, pelo tempo que um game tem para estabelecer seu personagem, que diferente de um filme, ele possui muito mais horas de duração do que um longa-metragem, e mesmo com 100 min, Upgrade consegue nos apresentar as mais diversas facetas do ex-mecânico que vai muito além de “retomar seus movimentos pela ajuda de um microchip”.

A montagem do filme, assim como a direção tornam o filme tão vivo quanto a cidade que o rodeia.

Upgrade

Os cortes dinâmicos, coreografia de lutas e ambientação, nos fazem sentir quase imersos naquele mundo em que muitos já desistiram de viver, e mergulharam na realidade virtual como uma forma de escapar do mundo pobre que os cerca, e foge de seu controle.

Upgrade se tornou facilmente um dos meus filmes favoritos da vida, mesmo eu tendo o assistido apenas em 2021. Se você ainda não conhece a história de Grey e STEM, te recomendo a assistir ao brilhante filme de Leigh Whannell.

Nossa nota

5,0 / 5,0 

Assista o trailer do filme:

Você sabia que o TBT é uma coluna semanal do Feededigno; veja as últimas publicações:

TBT #106 | Os Garotos Perdidos (1988, Joel Schumacher)

TBT #105 | As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl (2005, Robert Rodriguez)

TBT #104 | O Estranho Mundo de Jack (1993, Tim Burton)

Para conferir todos os TBTs anteriores clique aqui!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCall of Duty: Warzone | Nova atualização nerfa a DMR
Próximo artigoLittle Nightmares: Game está de graça na Steam até 17 de janeiro
27 anos, apaixonado por cinema, quadrinhos e games!