Início FILMES Crítica TBT #68 | Quero Ser John Malkovich (2000, Spike Jonze)

TBT #68 | Quero Ser John Malkovich (2000, Spike Jonze)

73
0
Quero Ser John Malkovich

Quero ser John Malkovich foi o primeiro longa-metragem do diretor Spike Jonze, rendendo a ele um prêmio Independent Spirit Awards em 2000. Colocando em evidência o diretor anteriormente conhecido por dirigir clipes de bandas de rock progressivo no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o roteiro original nos apresenta premissa e enredo aparentemente simples, mas lentamente, o filme entra em uma espiral de loucura/brilhantismo.

Com roteiro original de Charlie Kaufman, o início da trama nos introduz a vida de Craig Schwartz (John Cusack), um titereiro de meia idade, que não é reconhecido pelo seu talento e que vive uma relação desgastada com a sua esposa Lotte Schwartz (Cameron Diaz), que decide responder o anúncio de uma empresa que precisa de um arquivista.

Quero Ser John Malkovich

A surpresa de Craig se dá, quando no dia da entrevista, ele descobre que a empresa ocupa o andar 7/2; isso mesmo, o andar fica entre o sétimo e oitavo andar, fazendo com que todos os funcionários sejam forçados a andar curvados, causando um desconforto até mesmo aos espectadores.

Ao estabelecer os personagens como falhos e imperfeitos durante seu primeiro ato, Quero Ser John Malkovich nos surpreende a cada curva que o roteiro decide tomar. Desde quando Craig encontra um túnel na parede do andar 7/2 que o leva até a mente de John Malkovich, até o momento em que ele precisa lidar com questões que beiram a imoralidade e falta de caráter.

Decisões de roteiro e a liberdade de direção, tiram o foco do filme e o levam além de um espetáculo mirabolante, descendendo ainda mais em sua espiral de loucura e bizarrices.

Quero Ser John Malkovich

A liberdade de Spike Jonze e dos atores nos leva à extremos como espectadores; indo desde a presença de John Malkovich no longa como ele mesmo, ou uma persona do que ele seria por trás das câmeras como “John Horatio Malkovich”, até o cameo de alguns atores, como Charlie Sheen, que mostram a teórica dinâmica de Malkovich com seus amigos, mostrando mais da vida do recluso e excêntrico ator. 

Quero ser John Malkovich é um dos grandes filmes dos anos 2000 que deveriam ser revistos e de fato admirados pelo que consegue alcançar. O longa está disponível no Telecine Play.

Nossa nota

Confira o trailer abaixo:

E você, já assistiu ao filme Quero Ser John Malkovich? Deixe seus comentários e sua avaliação e lembre-se de conferir também nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários