Início FILMES Crítica TBT #71 | Um Lobisomem Americano em Londres (1981, John Landis)

TBT #71 | Um Lobisomem Americano em Londres (1981, John Landis)

73
0
TBT #71 | Um Lobisomem Americano em Londres (1981, John Landis)

Escrito e dirigido por John Landis (Um Príncipe em Nova York), Um Lobisomem Americano em Londres é um clássico do horror lançado em 21 de Agosto de 1981, nos EUA e no Reino Unido.

A película conta a história de dois estudantes universitários, David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne), que são atacados por um lobisomem, onde um deles sobrevive, mas não isento de consequências.

Landis escreveu o esboço do roteiro em 1969, porém o cineasta só conseguiu financiamento para realização de seu filme, orçado em 10 milhões, quando começou a fazer sucesso com a comédia Schlock, de 1973.

Um Lobisomem Americano em Londres consegue manter um ótimo equilíbrio entre o horror e a comédia, ele não recorre a piadas baratas para fazer rir, mas aposta na sagacidade de seu roteiro. É engraçado quando precisa, mas também genuinamente assustador. Além disso, o texto nos apresenta um excelente conflito central que deixa a história ainda mais interessante. Ademais, há uma crítica evidente sobre o modo como são recebidos os estrangeiros.

O clássico é muito lembrado por contar com a cena mais verossímil de transformação de um homem em um lobisomem da história do cinema. Esse trabalho ficou por conta de Rick Baker, designer e especialista em efeitos de maquiagem, que trabalhou em E.T. – O Extraterrestre (1982).

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #36 | E.T. – O Extraterrestre (1982, Steven Spielberg)

Uma das discussões entre o diretor e Baker envolvia a perfeição nos detalhes do cineasta. Felizmente o resultado desse perfeccionismo foi extremamente positivo. Os aplausos nas sessões iniciais e o primeiro Oscar do gênero ao técnico abrandaram o relacionamento, embora Landis tenha dito que nunca o perdoaria por todo o processo desgastante.

A maquiagem é, inegavelmente, extraordinária. Isso, aliado ao trabalho de caracterização e a trilha sonora forte, contribuem para a criação da tensão ao longo da produção.

Um Lobisomem Americano em Londres estreou somando na bilheteria inicial uma quantia três vezes maior do que o seu custo. As críticas foram, em massa, positivas, ressaltando a qualidade técnica e o bom humor. No Brasil, o longa chegaria dois anos depois, em 25 de Agosto de 1983.

Contando com o talento de Rick Baker na composição gráfica, Um Lobisomem Americano em Londres é um belíssimo exemplar do gênero horror. Uma produção sangrenta, com altas doses de violência e gore, mas há uma história por trás, simples, assustadora e que vale muito o seu tempo.

Nossa nota

E lembre-se, fique na estrada e longe dos pântanos!

Confira o trailer legendado:

Se você curtiu essa recomendação, deixe sua avaliação, comentários e confira também todos os TBTs do Feededigno.

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto


Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários