Início FILMES Crítica TBT #76 | Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014, Damien Chazelle)

TBT #76 | Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014, Damien Chazelle)

50
0
TBT #76 | Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014, Damien Chazelle)

NOT QUITE MY TEMPO!!!!!

Qual é o limite que podemos chegar para alcançar nossos objetivos? Whiplash: Em Busca da Perfeição, filme dirigido por Damien Chazelle (The Eddy) responde de forma dura essa pergunta, pois aborda de forma crítica o quão abusivos podem ser nossos mentores.

SINOPSE

Andrew Neiman (Milles Teller) é um baterista de futuro que está sendo observado pelo exigente professor e mestre do jazz Terence Fletcher (J.K. Simmons) que torna a vida do garoto um inferno depois dele ser aceito na banda do seu mentor.

ANÁLISE

Whiplash: Em Busca da Perfeição é uma aula de como um filme deve ser feito. A construção de personagens, a direção e a trilha sonora se encaixam perfeitamente numa sinfonia completa, pois são complementares e tornam o longa uma obra de arte contemporânea.

O longa não é só sobre música, e sim, sobre abuso mental e físico, uma vez que o protagonista deve ir até o limite para atingir os seus objetivos.

Miles Teller tem uma atuação segura que mistura uma ingenuidade com momentos de explosão e fúria, tornando seu personagem complexo.

Entretanto, o brilho do filme está em seu antagonista: J.K. Simmons com uma atuação brilhante e monstruosa, nos deixando perplexos com cada ação de seu personagem. Não é à toa que Simmons tenha vencido o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, visto que o que ele fez até hoje é referência.

A cena em que Terrence inicia de forma amistosa e vai perdendo a paciência com o timing de Neiman na bateria é uma das mais icônicas do cinema. Os gritos, tapas e a cadeira jogada nos deixam nervosos, assim como os outros membros da banda que já conhecem o temperamento abusivo de seu mestre, cada cena é um deleite quando temos Simmons em tela.

Todavia, os dois personagens principais são até complementares, pois buscam de formas diferentes motivações para serem perfeitos, mesmo que isso custe a sua saúde, literalmente. Desta forma, o filme fica marcado por seus grandes personagens.

VEREDITO

Whiplash: Em Busca da Perfeição é um filme forte que fala sobre sacrifícios. Ao mostrar de forma dura como chegar ao topo, nos dá um gosto amargo na boca, pois sempre achamos que a escada para o sucesso de muitas pessoas vem sem esforço e o filme de Damian Chazelle nos prova o contrário.

Nossa nota

Confira o trailer de Whiplash: Em Busca da Perfeição:

E você, gosta do filme? Deixe sua avaliação e comentários. Lembre-se de conferir nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Nota do publico
Obrigado pelo seu voto

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários