Início FILMES Crítica TBT #80 | O Último Dragão (1985, Michael Schultz)

TBT #80 | O Último Dragão (1985, Michael Schultz)

142
0
TBT #80 | O Último Dragão (1985, Michael Schultz)

Se você tem lá seus trinta e tantos anos e cresceu assistindo Sessão da Tarde, então certamente se divertiu com O Último Dragão e lembrará da icônica cena seguida da frase:

“Quem é o mestre?”

SINOPSE

O jovem lutador Leroy Green (Taimak) busca o nível final das artes marciais. Durante o tortuoso caminho ele terá que combater o maléfico Sho’nuff (Julius J. Carry III), também conhecido como Shogun do Harlem, e salvar a bela cantora Laura Charles (Vanity) de um obcecado empresário.

ANÁLISE

Imagine uma mistura de “filmes de luta + gângster + musical + comunidade negra do Harlem”, somando tudo e acrescentando boas doses de Bruce Lee e efeitos especiais icônicos – para época -, você terá O Último Dragão. Um filme que certamente marcou a memória de muitas crianças oitentistas.

Sem dúvidas o ponto alto do filme são seus personagens: LeroyLauraSho’nuff.

The Last Dragon Arms In Motion GIF - TheLastDragon ArmsInMotion ...Nosso herói Leroy – também conhecido como “Bruce Leroy” – é interpretado por Taimak, um estudante de karatê de 20 anos que nunca atuou antes, mas que tem uma presença natural na tela, e seu par romântico Laura é interpretada por Vanity, a cantora de rock descoberta por Prince e que abriu alguns dos shows do icônico cantor de Purple Rain.

A propósito, Vanity tem o tipo de relacionamento com a câmera que nos faz gostar dela instantaneamente; ela tem um sorriso incrível e no meio dessa trama sobre gangues, boates e brigas sangrentas, ela parece trazer alegria aos olhos com seu carisma.

E por fim, temos o inesquecível vilão Sho’nuff, o Shogun do Harlem que é interpretado por Julius J. Carry III.

Podemos dizer que Sho’nuff não entra na lista dos melhores vilões, mas certamente seu visual, trejeitos caricatos e frase marcante no confronto final fazem com que o personagem tenha seu lugar na memória de muitos fãs do cinema.

VEREDITO

O Último Dragão não foi nenhum sucesso estrondoso de bilheteria, com um orçamento de US $ 10 milhões, o longa de Michael Schultz arrecadou US $ 33 milhões.

Mesmo com uma premissa básica: Leroy deve derrotar o Shogun e salvar Laura do empresário lunático – e se apaixonar pela garota, é claro. As boas coreografias, doses de humor e atores cheios de carisma, fazem o longa merecer o título de clássico cult.

Nossa nota

Na era dos remakesspin-offs e vilões adorados pelo público, eu só queria um spin-off de Sho’nuff, o Shogun do Halem.

Assista a um trecho marcante do nosso queridão Sho’nuff e a maravilhosa dublagem nacional:

E você, já assistiu a este clássico da Sessão da Tarde? Deixe seus comentários e sua avaliação. E Lembre-se de conferir nossas indicações anteriores do TBT do Feededigno.

Nota do público
Obrigado pelo seu voto



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.