Início GAMES 5 jogos de tabuleiro modernos em suas versões digitais

5 jogos de tabuleiro modernos em suas versões digitais

484
0
5 jogos de tabuleiro moderno em suas versões digitais

Diversos jogos de PC e consoles já foram adaptados para jogos analógicos modernos (jogos de tabuleiro). Temos como exemplos o recente card game de God of War (que, inclusive, foi projetado pelo brasileiro Fel Barros), além de Dark Souls e Bloodborne. Mas existem também jogos de tabuleiro consagrados que ganharam adaptação para PC, Android, IOs e videogames, ou seja, dá para jogar os mesmos clássicos da mesa no ônibus, na fila ou atirado no sofá.

A seguir, listo alguns destes jogos.

Ticket To Ride

Ticket To Ride no PC.

Este é um clássico moderno que todo mundo deve conhecer. A adaptação está perfeita: temos as cartas, o tabuleiro, os trenzinhos e as regras implementadas.

O multiplayer é o forte podendo rolar uma partida local ou cada um no seu quadrado (PC ou smartphone) com sequencias de turnos e as mesmas regras dependendo da versão analógica que estiver jogando. Também tem diversas expansões que podem ser adquiridas a parte.

No Brasil o jogo de tabuleiro foi lançado pela Galápagos Jogos que atualmente trouxe Ticket To Ride Países Nórdicos.

Disponível na Steam e na Epic Game Store. Também tem versões Android e iOS.



Terraforming Mars

Terraforming Mars no PC.

Desde o lançamento deste jogo muita gente já o colocou no seu top 10 de jogos analógicos. Não é por menos: o jogo te dá a possibilidade de colonizar Marte através de diversos projetos (cartas) alterando todo o meio ambiente dando a possibilidade da vida terrestre sobreviver no planeta!

Ao contrário do Ticket To Ride que apenas transporta o tabuleiro para a tela, na versão digital do Transforming Mars nós temos um cenário em 3D e uma interface reformulada para se adaptar a tela dando a impressão que você realmente está terraformando o planeta vermelho.

A versão analógica veio para o Brasil pela MeepleBR que também está lançando todas as expansões.

Disponível na Steam. Também tem versões Android e iOS.



Carcassone

Carrascone no PC.

Esse jogão de controle de área foi o jogo de tabuleiro que deu origem ao Meeple (pecinha de madeira, mdf ou plástico que representa uma mini pessoa) e muito famoso entre os hobbistas.

Sua versão digital é toda em 3D mantendo a ideia de alocação de tiles porém com efeitos visuais bem bacana e bem elaborados. Também possível jogar multiplayer com 4 jogadores, cada um em sua tela porém na mesma plataforma ou local no mesmo dispositivo. As principais expansões também estão presentes em forma de DLCs.

A única frustração aqui é a AI que vai ficando extremamente lenta (uma AI com AP?) e deixa o jogo solo um pouco entediante mais para o final do jogo.

O Carcassonne era lançado no Brasil pela Grow com o nome de Domínio de Carcassonne mas quem está com a licença atualmente (inclusive com campeonatos rolando pelo país) é a Devir.

O jogo está disponível no PC (Steam e Epic Game Store), Android, iOS e Nintendo Switch.



Splendor

Splendor no PC.

Splendor é um jogo rápido e divertido para 4 jogadores onde cada um deve coletar jóias em formato de fichas e usá-las para comprar cartas que dão mais jóias e pontos de prestígio. Quem se tornar o comerciante mais prestigiado do renascimento, vence!

A sua versão digital é exatamente como o jogo de tabuleiro: com as cartas e fichas na sua tela. Você pode jogar multiplayer (local e remoto) e também novos modos de jogo solo exclusivos do app mobile.

As últimas atualizações acabaram quebrando o app mobile para alguns modelos de celular mas a versão do PC ainda funciona perfeitamente. Todas as versões possuem as expansões The Cities e The Strongholds como DLC.

No Brasil a Galápagos é quem trouxe a versão original de mesa.

Disponível na Steam. Também tem versões Android e iOS.



Agricola – All creatures big and small

Agricola – All creatures big and small no PC.

Sim! Também é possível morrer de fome com clássico do Uwe Rosenberg no PC (ou no celular). A versão analógica de 2 jogadores do Agricola ganhou uma adaptação simples para o PC. Infelizmente não temos muitos feedbacks positivos em relação ao jogo que não tem uma interface muito amigável e pode parecer estranho para quem não conhece o jogo analógico original.

Disponível na Steam. Também tem versões Android e iOS.

E você lembra de alguma outra adaptação marcante de jogos de tabuleiro moderno para o mundo digital?



E ai, você curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.