Início GAMES Crítica CRÍTICA – It Takes Two (2021, Electronic Arts)

CRÍTICA – It Takes Two (2021, Electronic Arts)

It Takes Two

Jogos cooperativos têm deixado a desejar na última década e apenas poucos deles realmente tem se destacado. Entre eles, figuram games brilhantes do gênero cooperativo como Overcooked e Don’t Starve Together. A minha primeira impressão ao encarar It Takes Two foi a incredulidade de como o game foi construído bem o suficiente para ser igualmente aproveitado por ambos os jogadores.

SINOPSE

Embarque na jornada mais maluca da sua vida em It Takes Two, uma aventura de plataforma que revoluciona o gênero, criada especialmente para co-op. Jogue no papel do conflituoso casal Cody e May, dois humanos transformados em bonecos por um feitiço. Preso em um mundo fantástico, o casal é relutantemente desafiado a salvar seu relacionamento conturbado pelo guru do amor, Dr. Hakim. Uma grande variedade de desafios de jogabilidade inovadores os separa de seu retorno ao normal.

ANÁLISE DE IT TAKES TWO

It Takes Two

O que é feito em It Takes Two não pode ser considerado como nada menos que brilhante. A jogabilidade, a narrativa e o cuidado com que seus protagonistas são tratados levam os protagonistas Cody e May a lugares nunca antes imaginados, ou talvez imaginados apenas pela brilhante e pura mente infantil.

Grande parte do destaque de It Takes Two vem da inovação em cada um dos níveis. Nestes destaques também podemos incluir cada um dos obstáculos que precisam ser superados para que Cody e May não apenas cheguem ao fim do nível mas também melhorem sua relação. Outros objetivos envolvem a missão de consertar todos os problemas desse mundo fantástico criado por sua filha Rose, e o fictício livro de autoajuda do “Guru do Amor”, Dr. Hakim – que convenhamos, traz muito mais problemas do que solução.

Assim como em A Way Out – também da EA – dependíamos de um outro jogador para transpassar qualquer uma das dificuldades a fim de fugir da prisão, há claramente uma escalada na melhoria do sistema de cooperação entre ambos os jogadores.

Diferente de games que nos fazem perder horas em uma mesma fase, e repetem mecânicas a cada curva que a história toma, It Takes Two dá a Cody e May uma vasta gama de habilidades e ferramentas para transpor as mais diversas dificuldades enfrentadas naquele nível – de martelos e pregos a uma pistola de seiva e um lança-mísseis.

Apesar de tratar de um tópico muito sensível como separação, o clima pesado acaba dando espaço para muitas gargalhadas a todas as tentativas e erros necessários para que possamos entender algumas mecânicas e, até mesmo, compreender como funcionam as armas recém-adquiridas ao começo de cada capítulo.

VEREDITO

It Takes Two

O visual de It Takes Two surpreende a cada novo nível, se tornando cada vez mais elaborado ao ponto de nos deixar sem fôlego. Vale apontar a imponência do level design, que é feito de um modo que nos faz entender a razão do game estrelar na galeria de um dos melhores games de 2021.

As interrupções do livro do “Guru do Amor” são tão indesejáveis quanto detestáveis, colocando o personagem em grande parte como o verdadeiro vilão do game, a meu ver.

As mecânicas implementadas pela equipe não pecam em sua variedade e são suficientes para nos deixar de boca aberta a cada um dos puzzles que encaramos, sendo necessário cooperação dos jogadores de fato.

Tenha em mente que It Takes Two te levará por caminhos que surpreenderão você a ponto de se maravilhar, mas também até mesmo de ter vontade de lançar Cody e May em algum buraco escuro para nunca mais jogar. Ainda que seja difícil de simpatizar com os personagens da trama – por serem bem difíceis de lidar -, os pais de Rose deveriam fazer uma terapia e não ouvir um livro falante no que parece ser uma viagem de ácido.

Nossa nota

4,5 / 5,0

Confira o trailer:

It Takes Two está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.