Início GAMES Artigo Jogos de tabuleiro e os benefícios dos eventos no país

Jogos de tabuleiro e os benefícios dos eventos no país

146
0
Jogos de tabuleiro e os benefícios dos eventos no país

Jogos de tabuleiro (board games) modernos, ou jogos de hobby como alguns preferem, possuem uma gama de possibilidades bem grande dentro do nicho. Você pode comprar um jogo para se divertir com os amigos, ter uma grande coleção e sair em busca de raridades, visitar luderias e ludotecas frequentemente ou só ir de vez em quando na casa de seu amigo que tem vários desses jogos. E você dificilmente vai ter apenas um jogo (Banco Imobiliário e War “são obrigatórios”) e aí você vai querer experimentar outros pra ver se são tão bons quanto comentam ou se se são tão legais quanto o(s) seu(s).

E dentro deste hobby existem ainda os encontros e eventos de jogos de tabuleiro (modernos!). São Paulo e Rio de Janeiro são os grandes expoentes dessa atividade e temos várias opções (sejam pagas ou gratuitas) espalhadas por todo o país inclusive na região Sul do Brasil com o Amigos do Tabuleiro, em Porto Alegre, e o Board Brothers, em Sapucaia do Sul. Então neste texto vou citar os benefícios de participar destas atividades.

Estimular o hobby pelo país

De acordo com a Forbes, em 2018 houve um boom dos jogos de tabuleiro modernos pelo país e segundo dados da Ludopedia foram lançados dezenas de jogos por mês por pequenas empresas (Geeks N’ Orcs), grandes nomes do mercado de brinquedos (Grow, por exemplo) ou desenvolvedores independentes e este ritmo frenético de lançamentos segue ao longo dos anos.

Segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2019, 28% da população do país se diverte com tabuleiros, fatia próxima dos que jogam cartas (34%). O segmento representou 9,7% das vendas do setor de brinquedos, de um total de R$ 6,871 bilhões, em 2018.

Porém os custos de produção elevados e a imaturidade de alguns processos de distribuição no país tornam os board games um artigo de valor alto.

Divulgar eventos e convidar amigos que não jogam para que eles conheçam e virem futuros compradores de jogos vai impulsionar hobby e o mercado no nosso país facilitando a produção e a distribuição de jogos por todo o território nacional.



Conhecer gente nova

Socialização é bem importante na época do delivery. Temos tudo para não precisar sair de casa e olhar nos olhinhos do outro. É importante para o ser humano e para a nossa saúde mental o convívio social e os jogos estimulam testar habilidades e interagir com outras pessoas.

Alguns jogos inclusive estimulam a interação social como parte do gameplay (The Resistance, Coup, Black Stories, entre outros), consequentemente, conhecendo pessoas novas ampliamos nosso leque de conhecimento, amizades e a quantidade de jogos disponíveis para experimentar (se o novo amigo não se importar em compartilhar o jogo dele).



Conhecer gente nova com os mesmos gostos que o seu

Sempre encontro pessoas nos eventos que compraram o “jogo X” mas nunca conseguiu jogá-lo porque não tinha com quem jogar. É o famoso “jogo que nunca viu mesa”. Além de fechar a quantidade de pessoas para a partida você precisa que a pessoa tenha interesse pelo tema e por investir horas mexendo cubinhos ou movendo miniaturas. E o que dizer dos jogos de campanha em que são necessárias várias partidas para ter a experiência de todo o jogo? Em um evento, várias pessoas se encontram nesse dilema e se organizam em grupos para dar andamento as suas partidas.



Conhecer jogos novos

Alexandre Antabi (esquerda) e Eduardo Duarte do Drayke’s Cave.

Pelos custos de produção e importação nem sempre temos acesso a todos os jogos e os eventos são o ponto de encontro de raridades e novidades. Lojistas e game designers aproveitam a oportunidade para apresentar lançamentos e testar jogos novos. Além disso jogadores levam jogos raros para apresentar a seus amigos e visitantes.

Em 2018, o Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, realizou o encontro do Drayke’s Cave que contou com mais de cem board games disponíveis para adultos e crianças, entre eles alguns como: Zombicide, Mansions of Madness, Potion Explosion, Star Wars Rebellion, Catan, Fives Tribes, Power Grid, Scythe, entre outros.



Networking nerd

Renan Jordão, gerente da luderia e hamburgueria Taverna do Dragão (RJ).

Os jogos de tabuleiro tem a tendência de atrair o pessoal geek e nerd e aproxima essa turma nas rodas de jogo. Basta largar um “E o último filme do Star Wars, hein?” e todo mundo já começa a opinar. É um excelente momento para iniciar novos grupos e amizades e às vezes até encontrar alguém do seu trabalho ou do seu ramo de atividade.

Consequentemente os board games estão sempre presentes em eventos de grande porte e em estabelecimentos direcionados para o público nerd e geek, como o Taverna do Dragão, no Rio de Janeiro, e o Arcadea Gaming Pub, em Porto Alegre/RS.



Os benefícios dos jogos de tabuleiro

Socialização, estimular habilidades cognitivas, foco, raciocínio… São muitas as vantagens de se jogar um bom board game e nos eventos experimentamos todas essas habilidades nos jogos que acabamos de conhecer e/ou naqueles que já nos habituamos a jogar.

Conhecer jogos novos desafiam nosso cérebro para um novo esforço e mantém a cabeça funcionando além da, já dita, socialização que é fundamental para evitar problemas de depressão e ansiedade.



E ai, você curte um jogo de tabuleiro? Qual possui e qual foi o mais divertido que já jogou? Deixe seus comentários!

Amigos do Tabuleiro e o Feededigno estarão na Poa Geek Week 2020! Nos encontramos lá!

Ah! Curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários