Desenhos animados: Os melhores dos anos 90

    Os melhores desenhos animados dos anos 90 foram exibidas entre os anos de 1990 e 1999 e marcaram as manhãs de uma geração com programas de TV focados em séries de desenhos animados para o público infantil e adulto.

    Na maioria das vezes, esses desenhos são voltados para crianças. Aqueles que cresceram na década de 1990, sem dúvida, passaram inúmeras horas quando crianças assistindo a Animaniacs, Os Anjinhos e Doug, por exemplo. Poucos podem negar que séries clássicas como O Laboratório de Dexter, DuckTales: Os Caçadores de Aventuras e As Tartarugas Nijas são algumas das melhores de todos os tempos para assistir aos sábados de manhã.

    Depois, há outra raça de desenhos animados dos anos 90 que não eram desenhos infantis e são mais adequados para um público mais adulto. South Park quebrou o molde com sua obscenidade, assim como Beavis and Butt-head e Family Guy. Dois desses três ainda são populares até hoje, com novos episódios sendo exibidos semanalmente. Todos apresentam piadas mais maduras, tópicos que as crianças realmente não entenderiam e muita inadequação, tudo agrupado em forma de animação.

    Com tantas grandes séries sendo exibidas no início e no final dos anos 90, é impossível listar todos os desenhos animados considerados “melhores”, até pela questão de gosto pessoal, mas não será surpresa se os listados abaixo também sejam alguns dos melhores desenhos animados na sua opinião.

    Batman: A Série Animada (1992-1995)

    O que falar sobre essa animação? Temos aqui uma obra completa por inúmeros motivos: É possível notar uma sofisticação no traço, que remete à art déco e linhas claras, contrastando com os arranha-céus imponentes de Gotham City. O design parece ambientar a ação em algum lugar da América pós-Segunda Guerra, mas ao mesmo tempo consegue trazer tecnologia contemporânea que consolida em uma qualidade atemporal.

    Batman: A Série Animada (Batman: The Animated Series) é indiscutivelmente uma das melhores animações do Cavaleiro das Trevas!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Batman e suas 5 melhores séries animadas

    X-Men: A Série Animada (1992-1997)

    Existem dezenas de interpretações da história dos X-Men, mas na verdade, há apenas uma versão animada que importa, e essa é a série animada X-Men: A Série Animada (X-Men: The Animated Series). Criado no início dos anos 90, o desenho animado da equipe mutante mais famosa da Marvel, foi impulsionado por uma equipe criativa que escrevia histórias excelentes enquanto enfrentava iniciativas impiedosas de corte de custos e um apelo por uma série mais comercializável.

    A série foi algo tão importante para a franquia que recentemente foi confirmada a continuação da série, intitulada X-Men ’97 para o serviço de streaming Disney+.

    A série original e todas as temporadas estão disponíveis no Disney+.

    Gárgulas (1994-1996)

    Gárgulas: Disney confirma animação em seu serviço de streaming

    A série de animação original da DisneyGárgulas (Gargoyles), pode ser conhecida por sua nostalgia dos anos 90 e apesar dos poucos personagens marcantes, certamente os espectadores (novos e antigos) terão pelo menos alguns memoráveis para acompanhar, como os protagonistas Golias e Elisa Maza ou os diabólicos antagonistas Demona e David Xanatos.

    A série original e todas as temporadas estão disponíveis no Disney+.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Gárgulas: 8 poderosos personagens da animação da Disney

    Gárgulas: 5 tramas que ficaram sem solução

    Beast Wars: Transformers (1996-1999)

    A série de animação em CGI, exibida no Brasil pela Rede Record, Cartoon Network e HBO, reinventou a saga dos Autobots e Decepticons nos anos 1990, conquistando fãs e vendendo muitos brinquedos, mesmo tendo dividido opiniões.

    Aqui acompanhamos Optimus Primal e sua equipe, os Maximals, perseguem Megatron e sua equipe, os Predacons, até os dois grupos caírem em um planeta misterioso, onde o nível de energon é muito alto, o que pode danificar as estruturas metálicas dos Maximals e Predacons. Para se protegerem, ambos os grupos combinaram seus códigos cibernéticos com o DNA de animais do planeta, ganhando assim um “modo animal”.

    Quando o CGI ainda engatinhava, ver uma série de ação para crianças era algo incrível na época, ainda mais unindo Transformers, animais selvagens e até dinossauros.

    Yu Yu Hakusho (1997-1998)

    O mangá Yu Yu Hakusho, escrito e ilustrado pelo mangaká Yoshihiro Togashi. Mais tarde, foi licenciada no Brasil pela extinta Tikara Filmes em 1996, onde foi transmitida também pela extinta Rede Manchete entre 1997 e 1998, pela RedeTV! em 1999. Em 2004, foi transmitida com uma nova dublagem pelo Cartoon Network, sendo retransmitida em 2005, 2007 e 2008 pela Rede 21Band PlayTV, respectivamente.

    O desenho animado ganhou o coração do público por suas lutas marcantes e principalmente pelo humor, que foi trabalhado de forma excepcional pela equipe de dublagem nacional.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Yu Yu Hakusho: Quem são os protagonistas?

    Yu Yu Hakusho: Os vilões mais formidáveis da série

    Dragon Ball Z (1999-2002)

    É difícil chegar a um consenso quais são os melhores desenhos animados dos anos 90, mas que Dragon Ball Z deve estar nessa lista, certamente é fácil chegar a essa decisão. Originado do mangá de Akira Toriyama, seus efeitos ainda são sentidos até hoje.

    A série original, Dragon Ball, foi ao ar no Japão em 1986, antes mesmo de muitos de seus fãs mais leais nascerem. Apenas três anos depois, a franquia se tornou uma potência com Dragon Ball Z. Então, em 1996, a série animada Dragon Ball Z chegou aos Estados Unidos e mudou o cenário dos animes especificamente e dos desenhos animados em geral.

    Pokémon (1999-até o momento)

    No final da década de 1990, estreava no Brasil o desenho animado que virou febre entre as crianças e jovens de todo o mundo: Pokémon. O anime japonês foi o responsável por alavancar a audiência de Eliana, na Record. Apesar de ter tido sua estreia na Record, a atração japonesa também foi exibida nos canal fechado Cartoon Network, na Rede TV!, Rede Família, Rede Brasil e na Globo.

    Apesar de ter sido um dos desenhos animados marcantes dos anos 90, a franquia que iniciou com as aventuras de Ash e Picachu conseguiu além de se sobrepor a outras franquias similares, como Digimon, por exemplo, tornar-se uma franquia multimilionária e multimídia, abraçando frentes de todos os tipos e até hoje sendo importante para a cultura pop.

    Leia mais sobre a franquia clicando aqui.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    CRÍTICA: ‘Lovely Runner’ é sobre o amor entre as linhas do tempo 

    Lovely Runner é a mais nova série de drama coreano lançada pelo serviço Viki Rakuten. A série é executada por Boo Sung Chul.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.