Início QUADRINHOS Artigo Darkseid: Conheça o maior vilão da DC Comics

Darkseid: Conheça o maior vilão da DC Comics

242
0
Darkseid: Conheça o maior vilão da DC Comics

O mais famoso supervilão do universo DC também conhecido como Lado Negro e O Tirano; Criado por Jack Kirby, Darkseid apareceu pela primeira vez – como uma participação especial – em Superman’s Pal, Jimmy Olsen #134 (Novembro de 1970).

Darkseid fez sua aparição completa, três meses depois, em The Forever People # 1.

ORIGEM

PRÉ-NOVOS 52

Quando os Deuses Antigos caíram no Ragnarok, os Novos Deuses preencheram o vazio. Mas este era um ciclo, e o poder, a metodologia e o destino final dos Deuses Antigos permaneceram dentro dos Novos Deuses.

Não se sabe como Uxas evoluiu para a personificação do mal que ele é agora. Mas sabe-se que dois eventos importantes o impulsionaram em seu caminho. Primeiro, Uxas matou sua mãe, Heggra, para obter o controle de Apokolips dela depois que Yuga Khan, seu pai, ficou preso no Muro da Fonte na tentativa de desvendar o segredo d’A Fonte.

Drax, irmão de Uxas, enquanto tentava dominar o efeito Ômega foi morto pelo próprio irmão, que se tornou então herdeiro legítimo do Efeito Ômega.

Com poder e vontade de realizar seus objetivos sem arrependimento ou remorso, Uxas assumiu seu nome de Deus: Darkseid.

NOVOS 52

Como um camponês em seu mundo natal, Uxas desprezava os Deuses Antigos. Sentindo que se importavam pouco com ele e seu povo. Enfurecido por outro Deus Antigos que humilhava sua aldeia e seu povo, Uxas subiu a montanha sagrada onde os os deuses dormiam; enquanto dormiam, Uxas sussurrou nos ouvidos de todos eles, fazendo com que se voltassem um contra os outros.

Os Deuses Antigos entraram em confronto e, como foram enfraquecidos pela batalha, Uxas os matou um a um. Absorvendo seu grande poder, Uxas foi transformado em Darkseid.

Enquanto isso, o irmão de Darkseid, Izaya, implorou ao pai do céu que devolvesse Avia, sua esposa agora morta. Em vez disso, o Deus concedeu a Izaya seu poder.

Izaya recebeu o poder por causa de sua fé e adotou o nome de Pai Celestial. Darkseid ficou tão enfurecido com o poder adquirido por seu irmão que durante a batalha contra Izaya; o planeta, agora destruído, foi dividido em dois.

Quando Darkseid venceu seu irmão, ele controlou Apokolips, um mundo infernal onde ele é o monarca reinante, enquanto o Pai Celestial governava Nova Gênesis.

EM COMUM

Em ambas as origens, o que vem a seguir não foi alterado: tudo o que pertence à Darkseid foi tomado por ele através de sangue e força.

O objetivo principal do tirano é descobrir a Equação Anti-Vida, essa equação lhe daria o poder para dominar tudo que desejasse, incluindo acabar com todo livre arbítrio do universo.

A Equação Anti-Vida já teve várias personificações e retratações nas páginas das HQs, e a mais recente delas diz que é:

“Solidão + Alienação + Medo + Desespero ÷ Auto-estima ÷ Zombaria ÷ Condenação ÷ Desentendimento x Culpa x Vergonha x Falha x Jugamento N = Y,

Onde Y = Esperança

N = Loucura, Amor = Mentiras, Vida = Morte, Ego = Darkseid.”


PODERES E HABILIDADES

DarkseidQuando ainda era chamado de Uxas, Darkseid ainda se parecia como um humano comum. Sua aparência foi alterada após o massacre dos Deuses Antigos

Enquanto Uxas absorvia os poderes dos Deuses Antigos, sua armadura começou moldar seu corpo, perdeu a barba, cabelo, sua pele tornou-se “rochosa” e adquiriu poderes divinos.

Darkseid é capaz de disparar uma poderosa rajada incinerante através de seus olhos, orginado do Efeito Ômega.

Ele não precisa dispará-lo em linha reta, podendo mudar sua direção no meio do caminho, fazendo complicadas curvas e desvios até atingir seu alvo.

Essa rajada tem o efeito de desintegrar, alterar a matéria, curar, teleportar ou dispersar através do tempo (viagem no tempo), de acordo com a vontade de Darkseid.

Se o vilão quiser, alvos desintegrados podem ser ressuscitados mediante um novo uso da rajada. Esse poder é alimentado pelo misterioso Elemento X, que Darkseid possui dentro de seu corpo, entretanto o poder falha se a quantidade da substância é insuficiente.

Darkseid possui super-força e resistência a níveis absurdamente colossais, o que lhe permite realizar grandes feitos, como levar o Superman ao chão com um único e mero tapa e tranquilamente subjugar vários outros pesos pesados, ou destruir um dos mais indestrutíveis metais.

Sua resistência é grande o suficiente para resistir a bombas nucleares, lasers, mísseis e etc, bem como sobreviver aos golpes dos seres mais fortes de toda a galáxia.

Além de sua invulnerabilidade extrema, Darkseid também é imune à maioria, senão a todas as doenças, sendo um dos seres mais difíceis de matar no multiverso da DC Comics.

Obviamente ele possuí também velocidade sobre-humana, além de manipulação de tamanho, e ser capaz de criar vida!


Darkseid

EQUIPES E RELACIONAMENTOS

Darkseid não tem exatamente uma equipe mas tem os seus seguidores fiéis que são vilões megalomaníacos assim como ele.

Alguns desses vilões são: O torturador Desaad, Vovó Bondade e suas Fúrias, o assassino Kanto, o vampiro de energia Mantis, e o evangelista Godfrey.

Darkseid tem dois filhos, sendo um legítimo com sua amada Suli, esse filho é criado pelo tirano até hoje e é conhecido como Kalibak.

Uma profecia antiga diz que seu segundo filho, Órion que foi trocado como uma oferta de paz com o Pai Celestial, estaria destinado a se tornar o herói que derrotaria Darkseid.

Algumas HQs relatam que Darkseid, na verdade tem quatro filhos: Kalibak, Órion, Grayven e Cálice.


OUTRAS MÍDIAS

Por ser um vilão famoso, Darkseid já apareceu em várias séries animadas como: Super Amigos, Batman: The Brave and The Bold, Justiça Jovem, Jovens Titãs em Ação e Justice League Action.

O personagem também apareceu (em CGI) durante a décima e última temporada de Smallville.

E recentemente, foi o principal vilão do filme Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips (2020, Matt Peters e Christina Sotta)

CURIOSIDADES

DarkseidJack Kirby modelou o caráter de Darkseid sobre o de Adolf Hitler e do mundo Apokolips como a Alemanha Nazista.

Darkseid é tão forte que uma vez quebrou o anel de um Lanterna Verde, estando com as suas mãos nuas.

Certa vez o vilão teve a ideia de invadir o Monte Olimpo mas não sabia como entrar lá, foi aí que ele invadiu Temiscira e para encontrar o Olimpo ele tentou pedir a informação às amazonas da terra natal da Mulher-Maravilha que obviamente se recusaram, o que acarretou numa invasão por parte do tirano e resultou na morte de várias das amazonas.

Por ser um Deus, Darkseid não envelhece.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários