Início QUADRINHOS Artigo Jarnbjorn: Conheça o machado de Thor

Jarnbjorn: Conheça o machado de Thor

2211
0
Jarnbjorn: Conheça o machado de Thor

Desde que foi introduzido no Universo Marvel em  Journey into Mystery #83, por Stan Lee, Jack Kirby e Larry LieberThor empunhou sua mais distinta arma: o martelo encantado Mjolnir. Somente capaz de ser utilizado pelas almas mais dignas, tornou-se uma presença consistente inclusive no Universo Cinematográfico Marvel.

Mas às vezes, Thor acaba não sendo capaz de empunhar o martelo. Naquela época, a Marvel deu ao Deus do Trovão uma arma diferente para a batalha.

É aí que entra o machado Jarnbjorn. Criado por Jason Aaron e Esad Ribic em Thor: God of Thunder #1, é uma das armas mais antigas que Odinson possui e se tornou sua melhor arma em tempos de desespero.

Aqui está a história desse machado através do Universo Marvel e como ele até apareceu (você entenderá) no UCM.

POR QUE THOR USA UM MACHADO?

O Jarnbjorn foi introduzido como a arma que Thor usou antes de ser digno o suficiente para usar o Mjolnir.

Esta versão mais jovem do Deus do Trovão era mais arrogante e sanguinária e ainda não tinha aprendido a restrição que o futuro rei de Asgard precisaria.

Levando o machado com ele quando veio para a Terra, ele o usou em suas batalhas contra os gigantes de gelo que atacavam os vikings do século IX.

Esta era a arma que o jovem Odinson precisava usar quando Gorr, o Deus-Talhante, o mirou, e foi até o que ele usou quando lutou ao lado de duas formas futuras de si mesmo (a moderna encarnação de Thor e do antigo Rei Thor) no ” na Saga O Carniceiro dos Deuses.

Leia também:

CRÍTICA – Thor: O Deus do Trovão – O Carniceiro dos Deuses (2015, Marvel Comics)

O JARNBJORN PODE MATAR UM CELESTIAL?

O machado acabou desempenhando um papel mais central para Thor na preparação para as Guerras Secretas.

Foi revelado que, durante uma batalha do século XI com o vilão dos X-Men, Apocalipse, Thor abençoou o machado com seu próprio sangue piedoso para que ele pudesse ser usado para quebrar o poder celestial.

Isso voltou acontecer quando o machado foi eventualmente usado pelo filho de Odin para o assassinato de um Celestial em Uncanny Avengers, isso resultou na destruição (temporária) da Terra, embora isso tenha sido revertido na conclusão da saga.

Thor Odinson logo precisaria do machado novamente. Depois que os eventos da saga Pecado Original deixaram-no indigno de usar o Mjolnir, ele começou a usar o Jarnbjorn novamente.

Ele serviu como sua arma primária durante o seu período como o Thor Indigno, enquanto Jane Foster se tornou a portadora do Mjolnir e provou ser digna de empunhá-lo.

Thor usaria o machado até a conclusão do tempo de Jane como a Deusa do Trovão, que terminou quando ela sacrificou Mjolnir para destruir Mangog.

Desde então, Thor aposentou o Jarnbjorn enquanto espera que um novo martelo místico seja feito para ele pelos mesmos Anões que forjaram o Mjolnir.

O MACHADO DE THOR EM VINGADORES: GUERRA INFINITA

Depois que o Mjolnir do Universo Cinematográfico Marvel foi destruído por sua irmã Hela (Cate Blanchett) durante os eventos de  Thor: Ragnarok, Thor (Chris Hemsworth) passou o resto do filme sem nenhuma arma específica.

Em vez disso, ele passou a maior parte do resto do filme aprendendo a controlar completamente seus poderes como o Deus do Trovão, aproveitando e ampliando suas habilidades.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Thor: Ragnarok (2017, Taika Waititi)

No entanto, ele recebeu um machado de aparência semelhante durante os eventos de  Vingadores: Guerra Infinita.

Embora, por uma distinção importante, não seja o Jarnbjorn. Em vez disso, o machado é o chamado Rompe Tormentas (Stormbreaker), que é o nome do martelo que Beta Ray Bill recebeu de Odin.

O machado apresentado no filme também tem um pedaço de Groot como o cabo da arma. Embora o Jarnbjorn não tenha aparecido no sentido mais estrito, é difícil não considerar sua arma primária como, pelo menos em parte, uma referência ao machado do jovem Thor dos quadrinhos.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Vingadores: Guerra Infinita (2018, Joe & Anthony Russo)

E aí, o que você acha? Acredita que a adaptação da Rompe Tormentas foi uma forma de uni-la ao Jarnbjorn?

Leia também:

Stormbreaker: Conheça a arma de Thor em Vingadores: Guerra Infinita

 

Comentários