Início SÉRIE Artigo A jornada das séries de heróis pelo Emmy Awards

A jornada das séries de heróis pelo Emmy Awards

37
0
Emmy 2019: Veja a lista dos principais indicados

Estamos praticamente na Era de Ouro dos Super-Heróis novamente, mas dessa vez, na televisão e nos cinemas. Inúmeras produções são lançadas anualmente em ambas as mídias, fazendo bilheterias estrondosas e audiências incríveis, mas raramente esses produtos são levados a sério pelas premiações como o Emmy Awards e Oscar.

Depois da vitória do Heath Ledger por seu papel em O Cavaleiro das Trevas, de 2009, raramente algum filme do gênero ganhava alguma estatueta ou até era indicado em alguma categoria importante. Contudo, esse tipo de preconceito tido com as produções de super-heróis parece estar sendo quebrado aos poucos. Tivemos recentemente Pantera Negra levando três Oscars na última edição, Logan sendo indicado a Melhor Roteiro Adaptado em 2018 e Coringa tem grandes chances de levar algumas indicações no próximo ano, até quem sabe alguma estatueta pra casa.

No dia 22 de Setembro desse ano tivemos a 71ª edição do Emmy Awards com alguns ganhadores já esperados e algumas surpresas bem interessantes que vocês devem ter acompanhado, mas nada fora do usual de sempre da premiação.

Tanto a Marvel, quanto a DC, estão com diversas adaptações dos quadrinhos na TV atualmente, mas raramente vemos elas indo para essas premiações, mesmo com algumas dessas séries sendo bem elogiadas pela crítica ou tendo uma grande parcela de fãs; e muito se pergunta onde elas estão e por que não lá? Por isso resolvi fazer uma retrospectiva do que já tivemos na maior premiação de produções para TV, começando pela DC.

gothamAtualmente, Gotham é a série com o maior número de indicações, tendo 12 no total, porém apenas 1 vitória em 2017 por Melhores Efeitos Visuais no episódio final da terceira temporada. Em contrapartida, Smallville é a detentora do maior número de vitórias, sendo 3 em 7 indicações: Edição de Som em 2002, 2006 e 2008.

Não surpreendendo ninguém, as séries da The CW, com única exceção com The Flash em 2015 em Efeitos Especiais, nunca nem chegaram a ser indicadas ao Emmy. Constantine, antes de ser cancelada e ser integrada ao Arrowverse, chegou a receber uma indicação em Design de Produção.



Mesmo com sua qualidade elevada, aclamação de crítica e público, as séries do DC Universe ainda não conseguiram chegar ao Emmy. Agora resta esperar a edição do ano que vem e rezar para que deem o devido valor a Monstro do Pântano e as próximas produções. Contudo, vale dizer que Young Justice, quando ainda era da Cartoon Network, conseguiu uma indicação e venceu em 2011 pelo episódio “Dia de Independência”.

Algumas produções antigas foram melhores sucedidas nesse quesito, provavelmente por ser algo novo, Wonder Woman de 1975 e The Flash de 1990 conseguiram 2 indicações cada e Batman e Robin de 1966 recebeu 3.

Uma grande parcela dos fãs considera Teen Titans melhor que Teen Titans Go!, mesmo sem a grande maioria assistir, tendo um certo preconceito por causa da mudança da animação. Porém, enquanto a primeira nunca recebeu uma indicação sequer na premiação, Teen Titans Go! já recebeu 3, inclusive esse ano, mesmo não tendo vencido nenhuma.

Outras animações da DC já tiveram seu destaque também, Batman: Os Bravos e Destemidos recebeu uma indicação, enquanto Batman: A Série Animada (1992-1995) recebeu e venceu em 1993. Em contra-partida, as favoritas dos fãs que cresceram com os desenhos do SBT, Liga da Justiça Sem Limites e Super Choque nunca foram indicadas. Liga da Justiça de 2001 que antecedeu a Sem Limites contudo recebeu 3 indicações.

Mesmo com a enorme quantidade de produções que já tivemos ao longo dos anos, uma pequena parcela conseguiu chegar ao topo, mesmo sendo em categorias consideradas inferiores. Estaria essa indústria mudando aos poucos? Algum dia as séries de super-heróis lutarão frente a frente com grandes séries de drama?



Essa semana estreou a série Watchmen na HBO, o que  desde já, é um grande nome para a premiação do ano que vem. Esperamos que o seriado consiga levar alguns troféus pra casa e abra caminho para que outras séries do gênero também consigam.

E você, acredita que as séries da DC terão mais chances nas edições vindouras do Emmy? Compartilhe seus pensamentos conosco deixando seus comentários abaixo!

Watchmen é exibida todo domingo às 23h na HBO.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários