CRÍTICA – Uma Advogada Extraordinária (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Vocês sabiam que as baleias são divididas em dois grupos misticetos (cetáceos com barbatanas) e odontocetos (cetáceos com dentes), que podem ser tão grandes quanto dinossauros e seus corações batem tão alto que pode ser escutado a três quilômetros de distância. Estas curiosidades e tantas outras conhecemos ao ver o mundo pela perspectiva da encantadora Woo Young Woo, a protagonista de Uma Advogada Extraordinária.

    A primeira temporada da série conta com 16 episódios, sendo produzida pela SkyTV e sendo distribuída mundialmente pela Netflix. A série foi exibida simultaneamente tanto na TV quanto no streaming, sendo disponibilizado um capitulo por semana.

    O elenco é formado por Park Eun-bin (O Rei de Porcelana) como a protagonista, Kang Tae-oh (My First First Love), Kang Ki-young (Weightlifting Fairy Kim Bok Joo), Baek Ji-Won (Loucos Um Pelo Outro) e Jin Kyeong (Homemade Love Story).

    SINOPSE

    Woo Young Woo é uma advogada de 27 anos no espectro autista. Criada pela seu pai solteiro, ela tinha apenas uma amiga na escola que a protegia dos colegas que praticavam bullying. Na vida adulta, Young Woo se tornou uma profissional excelente. Tendo um QI altíssimo, de 164, ela se formou como a melhor estudante da turma na prestigiada Universidade Nacional de Seoul.

    Devido à sua inteligência e memória fotográfica, ela conseguiu um trabalho em um grande escritório de advocacia se envolvendo com casos criminais incomuns e complexos. Por outro lado, emocionalmente, Young Woo não se dá muito bem com interações sociais. Como resultado, muitos a enxergam como uma esquisita ou solitária.

    ANÁLISE

    Abordar temas importantes e questões sociais delicadas vem sendo o rumo que os doramas coreanos tomaram para se manterem em relevância e expandir a visibilidade do seu conteúdo. Uma Advogada Extraordinária é uma história emocionante capaz de trazer reflexões para um tema social que abrange o mundo como um todo, a inclusão das pessoas com deficiência e os obstáculos em torno da melhora de sua qualidade de vida.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Mais Que Especiais (2019, Olivier Nakache e Éric Toledano)

    O roteiro trata com responsabilidade o tema sem relativizar a questão, pelo contrário, é consciente em relação ao que deseja abordar a respeito do tema e utiliza a perspectiva da protagonista para realizar esta tarefa. Woo Young Woo é uma personagem encantadora e a série aborda sua jornada em ser uma boa advogada, encarando as barreiras em torno do preconceito e a sua própria limitação além da sua condição de vida como um todo.

    As características do autismo como a dificuldade de compreender contextos sociais, as rotinas estabelecidas, as restrições de interesses, comportamentos repetitivos são bem exemplificados no dorama. Woo não é vista apenas como uma personagem com a tarefa de enviar uma mensagem enfática contra o preconceito, os diferentes aspectos de sua personalidades são bem aproveitados proporcionando momentos engraçados, românticos e encantadores.

    A interpretação de Park Eun-bin é perfeita para o que a narrativa exige, dando carisma para a personagem, incentivando o espectador a abraçar a sua jornada e torcer pelo seu sucesso. Além da jornada individual da protagonista e a sua condição em um mundo tão competitivo como do exercício do Direito, a trama também aborda outras questões como a ausência da figura materna de Woo e o mistério do seu afastamento.

    A série ao longo de seus episódios aborda diversos casos em diferentes áreas do Direito, tornando a série interessante para fãs do gênero de histórias que envolvam tribunais. E como em todo dorama a dramaticidade, tanto para os momentos tristes quanto aos românticos, não é deixado de lado sendo capaz de emocionar até os mais duros corações.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – For Life (1ª temporada, 2020, ABC)

    A série encerra com algumas questões em aberto que serão respondidas em uma segunda temporada, mas o tema central da narrativa é concluído com um desfecho muito emocionante além do amadurecimento de Woo Young Woo como advogada e uma jovem descobrindo como expressar o que sente pelas pessoas que ama.

    VEREDITO

    Uma Advogada Extraordinária é uma série coreana capaz de trabalhar com temas sérios com a sensibilidade necessária para trazer reflexões para o dia a dia, com carga emocional característica de um bom romance e a jornada encantadora de uma protagonista resiliente e muito carismática.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    Uma Advogada Extraordinária está disponível na Netflix.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Magnatas do Crime: Conheça os personagens da série

    Bem-vindo a Magnatas do Crime, uma série que expõe o nefasto submundo que se esconde sob a refinada sociedade da aristocracia britânica.

    CRÍTICA: ‘Uma Loja Para Assassinos’ combina gêneros de forma muito competente

    Uma Loja Para Assassinos é um seriado, escrito e dirigido por Lee Kwon inspirado na novel The Killer's Shopping Mall. Veja o que achamos!